Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Mensagens : 209
Reputação : -1
Data de inscrição : 14/07/2011
Idade : 20
Masculino
Localização : SGM Island
Ver perfil do usuáriohttp://gmfuture.forumeiros.com

[Tutorial]Manha no instance_place

em Qui 1 Dez - 16:18:36
Muitos aqui usam vários objetos que tem a mesma utilidade só para usa-los com sprites diferentes, eu recomendo as tiles. Mas vou ensinar um jeito sem tiles, usando o instance_place.
Mas como funciona o instance_place?:
Instance= Instância
Place= Lugar
Então podemos concluir que essa função serve para verificar se há certa instância em certo lugar.
É bem parecido com place_free que procura por objetos sólidos, mas aqui nós definimos o objeto á ser procurado.
Os argumentos são instance_place(Posição X,Posição Y,Instância)
Simples não é?
Agora se você entendeu copie o código.
Le code:
Atenção, use sempre em Alarmes!
Código:
if !instance_place(x-16,y,O_objeto) //Se não há tal objeto a esquerda desse objeto
{
sprite_index=S_left //Nossa sprite é esquerda
}
if !instance_place(x+16,y,O_objeto) //Se não há tal objeto a direita desse objeto
{
sprite_index=S_right //Nossa sprite é direita
}
if instance_place(x-16,y,O_objeto) //Se há tal objeto a esquerda
&& instance_place(x+16,y,O_objeto) //E também a direita
{
sprite_index=S_center //Nossa sprite é a do centro
}
Teste e veja como é legal, esse é só um exemplo para plataformas na horizontal. Mas também dá pra fazer na vertical e diagonal.

ATÉ+
Essa é uma dica para o CE#01 


Última edição por Mecha Sonic 2.0 em Sab 3 Dez - 13:55:27, editado 1 vez(es)

______________________________________________________________________________________________
"Convidado, entra no meu blog, é mó briza!"
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

IM MECHA SONIC LUIZ, THE ULTIMATE INVINCIBLE LORD

Sign by Yuri 6 x 6 + 6
avatar
Mensagens : 2678
Reputação : 18
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 18
Masculino
Localização : Casa
Ver perfil do usuáriohttp://sonicmaker.forumeiros.com

Re: [Tutorial]Manha no instance_place

em Qui 1 Dez - 18:53:25
legal ganha + 5 Rings!
nem conhecia essa função do GM
avatar
Mensagens : 884
Reputação : 9
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 19
Masculino
Localização : São Paulo, Brasil
Ver perfil do usuário

Re: [Tutorial]Manha no instance_place

em Qui 1 Dez - 19:47:25
Lendo o tutorial, me bateu uma dúvida: Qual a diferença entre instance_place e place_meeting? Seria porque o instance_place vai dar o mesmo resultado não importando a máscara do objeto?

______________________________________________________________________________________________
avatar
Mensagens : 209
Reputação : -1
Data de inscrição : 14/07/2011
Idade : 20
Masculino
Localização : SGM Island
Ver perfil do usuáriohttp://gmfuture.forumeiros.com

Re: [Tutorial]Manha no instance_place

em Sex 2 Dez - 15:21:09
Knonick escreveu:Lendo o tutorial, me bateu uma dúvida: Qual a diferença entre instance_place e place_meeting? Seria porque o instance_place vai dar o mesmo resultado não importando a máscara do objeto?
O instance_place_ é extremamente diferente do place_meeting, sendo que o place_meeting serve para verificar uma colisão silent Agora se você quis dizer place_free é uma coisa que já expliquei.
Edit-
Cadê meus rings??????

______________________________________________________________________________________________
"Convidado, entra no meu blog, é mó briza!"
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

IM MECHA SONIC LUIZ, THE ULTIMATE INVINCIBLE LORD

Sign by Yuri 6 x 6 + 6
avatar
Mensagens : 2678
Reputação : 18
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 18
Masculino
Localização : Casa
Ver perfil do usuáriohttp://sonicmaker.forumeiros.com

Re: [Tutorial]Manha no instance_place

em Sex 2 Dez - 16:23:24
já dei.
vc me faz esquecer as coisas primeiro esqueci de deixar fixo o tópico dos avaliadores.
agora esqueço de dar rings a você Shocked
avatar
Mensagens : 884
Reputação : 9
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 19
Masculino
Localização : São Paulo, Brasil
Ver perfil do usuário

Re: [Tutorial]Manha no instance_place

em Sex 2 Dez - 19:09:07
Então, mas se o objeto estiver em tal lugar, vai ocorrer colisão em tal lugar. A menos que a máscara seja diferente do sprite. Foi isso que eu quis dizer. Mas tudo bem, a minha dúvida foi respondida.

______________________________________________________________________________________________
avatar
Mensagens : 209
Reputação : -1
Data de inscrição : 14/07/2011
Idade : 20
Masculino
Localização : SGM Island
Ver perfil do usuáriohttp://gmfuture.forumeiros.com

Re: [Tutorial]Manha no instance_place

em Sex 2 Dez - 19:14:23
Entendi oque quis dizer.
Dá pra fazer assim:
Em vez de...
if place_free(x+1,y) {x=x+1}
...usar...
if !instance_place(x+1,y,objeto) {x=x+1}

______________________________________________________________________________________________
"Convidado, entra no meu blog, é mó briza!"
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

IM MECHA SONIC LUIZ, THE ULTIMATE INVINCIBLE LORD

Sign by Yuri 6 x 6 + 6
Conteúdo patrocinado

Re: [Tutorial]Manha no instance_place

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum