Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Run Guy! (jogo de Jam)
por Divin Sphere Hiroshai Hoje à(s) 16:05:53

» Ainda há esperança? [POR FAVOR LEIA!]
por Divin Sphere Hiroshai Hoje à(s) 16:01:18

» Dando uma nova chance ao forum
por IanLages Hoje à(s) 15:18:16

» HQ: The Parallax
por Ace, The Walking Spoiler Hoje à(s) 8:16:00

» Meu site basico
por dangamer Ter 29 Nov - 16:14:03

» Baixe PROF-HERO!
por Efraim Leonardo Dom 27 Nov - 13:01:17

» Recolhendo numero de parças
por Divin Sphere Hiroshai Ter 22 Nov - 19:24:19

» Super Smash Bros. Crusade!
por BlueFox Seg 21 Nov - 10:44:26

» Curso de Game Maker!
por IsraelGames Sab 19 Nov - 8:46:13

» Novo Membro - Israel Games
por IsraelGames Sab 19 Nov - 8:40:02

» Sonic & Metal Sonic One-Shots
por Ace, The Walking Spoiler Sex 18 Nov - 17:52:37

» O fim se aproxima
por Ace, The Walking Spoiler Sex 18 Nov - 17:01:19

» forum morreu???? nooooo!!!
por Divin Sphere Hiroshai Sex 18 Nov - 14:46:16

» Stardust the history
por Divin Sphere Hiroshai Sex 18 Nov - 14:42:41

» Novo no Forum - Me chamem de Fubuki
por fujoshiman1234 Qui 10 Nov - 16:38:59

» Nova série animada e vaga para dublagem
por Divin Sphere Hiroshai Sab 5 Nov - 19:14:07

» Adeus SGM parte 1
por Divin Sphere Hiroshai Ter 1 Nov - 19:21:37

» A Jornada Completo
por Divin Sphere Hiroshai Qua 12 Out - 16:06:38

» SGM Amino foi feito!
por Nest_DJ.EXtreme Seg 10 Out - 16:00:48

» Um Menu Diferenciado e ... votação ? o.Õ
por Nest_DJ.EXtreme Dom 9 Out - 18:00:23


[Tutorial]Manha no instance_place

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Tutorial]Manha no instance_place

Mensagem por Mecha Sonic LZ 3.5 em Qui 1 Dez - 13:18:36

Muitos aqui usam vários objetos que tem a mesma utilidade só para usa-los com sprites diferentes, eu recomendo as tiles. Mas vou ensinar um jeito sem tiles, usando o instance_place.
Mas como funciona o instance_place?:
Instance= Instância
Place= Lugar
Então podemos concluir que essa função serve para verificar se há certa instância em certo lugar.
É bem parecido com place_free que procura por objetos sólidos, mas aqui nós definimos o objeto á ser procurado.
Os argumentos são instance_place(Posição X,Posição Y,Instância)
Simples não é?
Agora se você entendeu copie o código.
Le code:
Atenção, use sempre em Alarmes!
Código:
if !instance_place(x-16,y,O_objeto) //Se não há tal objeto a esquerda desse objeto
{
sprite_index=S_left //Nossa sprite é esquerda
}
if !instance_place(x+16,y,O_objeto) //Se não há tal objeto a direita desse objeto
{
sprite_index=S_right //Nossa sprite é direita
}
if instance_place(x-16,y,O_objeto) //Se há tal objeto a esquerda
&& instance_place(x+16,y,O_objeto) //E também a direita
{
sprite_index=S_center //Nossa sprite é a do centro
}
Teste e veja como é legal, esse é só um exemplo para plataformas na horizontal. Mas também dá pra fazer na vertical e diagonal.

ATÉ+
Essa é uma dica para o CE#01 


Última edição por Mecha Sonic 2.0 em Sab 3 Dez - 10:55:27, editado 1 vez(es)

______________________________________________________________________________________________
"Convidado, entra no meu blog, é mó briza!"


IM MECHA SONIC LUIZ, THE ULTIMATE INVINCIBLE LORD

Sign by Yuri 6 x 6 + 6

Mecha Sonic LZ 3.5

Mensagens : 266
Reputação : -1
Data de inscrição : 14/07/2011
Idade : 19
Masculino
Localização : SGM Island

Ver perfil do usuário http://gmfuture.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial]Manha no instance_place

Mensagem por Sonic Luan em Qui 1 Dez - 15:53:25

legal ganha + 5 Rings!
nem conhecia essa função do GM

Sonic Luan

Mensagens : 3335
Reputação : 18
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 17
Masculino
Localização : Casa

Ver perfil do usuário http://sonicmaker.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial]Manha no instance_place

Mensagem por Knonick em Qui 1 Dez - 16:47:25

Lendo o tutorial, me bateu uma dúvida: Qual a diferença entre instance_place e place_meeting? Seria porque o instance_place vai dar o mesmo resultado não importando a máscara do objeto?

______________________________________________________________________________________________

Knonick

Mensagens : 1090
Reputação : 9
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 18
Masculino
Localização : São Paulo, Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial]Manha no instance_place

Mensagem por Mecha Sonic LZ 3.5 em Sex 2 Dez - 12:21:09

Knonick escreveu:Lendo o tutorial, me bateu uma dúvida: Qual a diferença entre instance_place e place_meeting? Seria porque o instance_place vai dar o mesmo resultado não importando a máscara do objeto?
O instance_place_ é extremamente diferente do place_meeting, sendo que o place_meeting serve para verificar uma colisão silent Agora se você quis dizer place_free é uma coisa que já expliquei.
Edit-
Cadê meus rings??????

______________________________________________________________________________________________
"Convidado, entra no meu blog, é mó briza!"


IM MECHA SONIC LUIZ, THE ULTIMATE INVINCIBLE LORD

Sign by Yuri 6 x 6 + 6

Mecha Sonic LZ 3.5

Mensagens : 266
Reputação : -1
Data de inscrição : 14/07/2011
Idade : 19
Masculino
Localização : SGM Island

Ver perfil do usuário http://gmfuture.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial]Manha no instance_place

Mensagem por Sonic Luan em Sex 2 Dez - 13:23:24

já dei.
vc me faz esquecer as coisas primeiro esqueci de deixar fixo o tópico dos avaliadores.
agora esqueço de dar rings a você Shocked

Sonic Luan

Mensagens : 3335
Reputação : 18
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 17
Masculino
Localização : Casa

Ver perfil do usuário http://sonicmaker.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial]Manha no instance_place

Mensagem por Knonick em Sex 2 Dez - 16:09:07

Então, mas se o objeto estiver em tal lugar, vai ocorrer colisão em tal lugar. A menos que a máscara seja diferente do sprite. Foi isso que eu quis dizer. Mas tudo bem, a minha dúvida foi respondida.

______________________________________________________________________________________________

Knonick

Mensagens : 1090
Reputação : 9
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 18
Masculino
Localização : São Paulo, Brasil

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial]Manha no instance_place

Mensagem por Mecha Sonic LZ 3.5 em Sex 2 Dez - 16:14:23

Entendi oque quis dizer.
Dá pra fazer assim:
Em vez de...
if place_free(x+1,y) {x=x+1}
...usar...
if !instance_place(x+1,y,objeto) {x=x+1}

______________________________________________________________________________________________
"Convidado, entra no meu blog, é mó briza!"


IM MECHA SONIC LUIZ, THE ULTIMATE INVINCIBLE LORD

Sign by Yuri 6 x 6 + 6

Mecha Sonic LZ 3.5

Mensagens : 266
Reputação : -1
Data de inscrição : 14/07/2011
Idade : 19
Masculino
Localização : SGM Island

Ver perfil do usuário http://gmfuture.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial]Manha no instance_place

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 17:15:24


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum