Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Sprites do Sonic feitos por mim
por Klabbery Seg 12 Jun - 14:41:29

» Sonic Mania na PRÉ-VENDA com DESCONTO!
por Klabbery Ter 30 Maio - 13:36:08

» Grupo da Discord do Fórum!
por Klabbery Qui 25 Maio - 20:07:26

» Rain Of Fire completo
por Divin Sphere Hiroshai Ter 18 Abr - 19:26:25

» [votação#012] Quantos anos a Sonic Game Maker vai durar?
por Klabbery Ter 18 Abr - 15:36:06

» [RUMOR]SONIC MANIA TERÁ CUTSCENES ANIMADAS
por Klabbery Ter 18 Abr - 15:04:44

» Colorful Crystal Ball
por Klabbery Ter 18 Abr - 14:06:36

» Corrente Do Infinito ( ou quase )
por Divin Sphere Hiroshai Seg 17 Abr - 14:23:03

» [DÚVIDA] Duas perguntas sobre o GM Studio
por Divin Sphere Hiroshai Seg 17 Abr - 13:41:38

» Ajudem os nossos representantes na JAM!
por Klabbery Seg 17 Abr - 13:04:47

» [RESOLVIDO!] Meu Game Maker não executa os jogos
por Klabbery Seg 27 Mar - 10:17:22

» fan art do sonic
por sonic exe Seg 20 Fev - 18:56:03

» Recolhendo numero de parças
por Vortex de sempre Qua 11 Jan - 12:04:24

» Feliz Natal a Todos!!
por dangamer Sex 30 Dez - 7:28:20

» Run Guy! (jogo de Jam)
por Divin Sphere Hiroshai Sex 2 Dez - 16:05:53

» HQ: The Parallax
por Ace A.R.D. Sex 2 Dez - 8:16:00

» Meu site basico
por dangamer Ter 29 Nov - 16:14:03

» Prof-Hero - O novo jogo da Professora!
por Efraim Leonardo Dom 27 Nov - 13:01:17

» Super Smash Bros. Crusade!
por BlueFox Seg 21 Nov - 10:44:26

» Sonic & Metal Sonic One-Shots
por Ace A.R.D. Sex 18 Nov - 17:52:37


A estratégia do jogo Retro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A estratégia do jogo Retro

Mensagem por maxsonic the hedgehog em Qui 15 Dez - 11:08:25

Este texto irá tratar a respeito de um assunto relativamente velho, que surgiu a partir do momento da estratégia da CAPCOM de fazer um jogo Retro chamado Mega Man 9. Também ícone da era clássica, Sonic the Hedgehog também foi um título mundialmente cultuado. Não demorou muito para que os fãs comentassem sobre a possibilidade da SEGA aderir a estratégia.

Houve na época uma declaração de um funcionário importante da SEGA que declarou sobre a impossibilidade de lançarem um título do gênero, mas tal comentário pegou de maneira tão negativa que logo em seguida ele recuou da declaração e disse que não seria impossível, que embora não tivessem planos atuais, quem sabe num futuro..

Atualmente é claro e notório que a SEGA descobriu nas plataformas digitais potencial em relançar seus produtos clássicos. O que anteriormente era feito em coletâneas para consoles, agora está disponíveis nas redes para que as pessoas possam comprar virtualmente seus jogos clássicos.

Contudo, ano passado Sonic the Hedgehog saiu dos relançamentos para dar as caras para um jogo visando esse mercado digital de distribuição. Falo de Sonic 4: Episódio 1. Demonstrou-se, então, que a SEGA enxergou no mercado das plataformas digitais um mercado consumidor interessante e uma maneira de conseguir o que toda empresa quer: lucros.

Com um título sugestivo para chamar as vendas, a SEGA fez um jogo com objetivo de resgatar um jogo 2D side-scrolling com gráficos e com novidades na jogabilidade a fim de agradar aos fãs antigos por conta da jogabilidade inspirada nos clássicos e nostalgia e introduzir este 2D, digamos, 'menos correria', aos fãs mais novos através de uma arte gráfica mais moderna.

Resultado: Uma margem grande de opiniões. Desde os odiadores até os adorares. Na realidade, o que se pode dizer, imparciavelmente, é que não há uma opinião absoluta sobre Sonic 4: Episódio 1, uma vez que de fato foi um produto polêmico.

Quero lançar agora, entretanto, uma teoria. Antes de raciocionar sobre a teoria, quero definir o que vem a ser teoria. Existem termos em debates do Sonic, como por exemplo a essência, cuja sua aplicação está deturpada. Não quero que o mesmo ocorra com o termo teoria.

A Wikipédia explica bem o significado, segue abaixo:


Teoria, do grego θεωρία , é o conhecimento descritivo que permite especulações, contudo puramente racional. O substantivo theoría significa ação de contemplar, olhar, examinar, especular[1]. Também pode ser entendido como forma de pensar e entender algum fenômeno a partir da observação.

Portanto, o que eu vou falar agora é uma especulação baseado no empirismo. É o resultado das observações que eu noto sobre a discussão de Sonic 4: Episódio 1.

Geralmente os odiadores de Sonic 4: Episódio 1 são justamente os fãs mais antigos do Sonic. Sentiram-se traídos pelo fato do jogo não ter sido idêntico na sua fórmula clássica original, mas sim inspirado nela. Ignoram um foco também nos fãs mais novos e, na superioridade intrísica que geralmente o fã mais classista demonstram ter sobre os outros tipos de fãs, ridicularizam ou acham absurdo opiniões positivas em relação ao jogo. Não conseguem enxergar, por exemplo, que o range entre aceitação e rejeição referente ao jogo foi grande. Não só entre fãs, como na crítica especializada.

O que se enxerga na maioria das vezes é birra em relação ao título e ridicularização a quem procura defender o jogo. Se há um título onde problemas podem ser apontados, Sonic 4: Episódio 1 certamente é um deles. Contudo, a gravidade dos problemas, muitas vezes, é multiplicada por conta desse fator birra.

Por que motivo a birra interfere tanto? Por que Sonic 4: Episódio 1 despertou nos fãs mais classistas seus instintos mais selvagens? Seu despertar crítico (não necessariamente construtivo) mais obscuros?

A impressão que tenho é que isso ocorre do fato da SEGA ter optado por guiar o Sonic 4 num novo conceito não necessariamente igual aos dos clássicos. Por conta disso, o sonho 'Mega Man 9' aplicado ao Sonic ficou distante e acreditam que, ao ridicularizar Sonic 4, ignorar as críticas positivas que são feitas ao jogo e não ajudar nos melhoramentos necessários para episódio 2, a SEGA cairá do cavalo e finalmente fará um jogo retro.

Mas será que Sonic 4: Episódio 1 é um bloqueio definitivo para que um Sonic retro, inédito e com toda pinta de clássico, seja produzido?

Embora eu seja simpático a Sonic 4: Episódio 1, não ignoro seus erros e ao sair informações do episódio 2, vou prestar muita atenção para criticar duramente tudo aquilo que tem que criticar, evitando a birra a todo custo. Mas por enquanto, FODA-SE Sonic 4. Isso tudo que teorizei é para chegar num outro assunto, que também aborda a plataforma digital de games.

Quero falar agora do relançamento de Sonic CD! Diferentemente de todos os outros títulos relançados, este relançamento não será simplesmente uma emulação. Pelo contrário! A Engine do jogo foi remodelada pela Retro Engine, desenvolvida pelo Taxman (membro da Sonic Retro). Permitirá que este relançamento corrija os pequenos erros técnicos das músicas, suporte widescreen e até que se possa escolher entre dois estilos de Spin Dash. Em outra palavras, o relançamento de Sonic CD na realidade é um Sonic CD refeito.

Com o uso da Retro Engine, além das correções técnicas, do ponto de vista da jogabilidade podem ocorrer 3 coisas:

1) A jogabilidade ficar pior que a original
2) A jogabilidade ficar melhor que a original
3) A jogabilidade ficar diferente, mas com qualidade compatível, ou seja, bastante similar ao original.

Continuando ao teoria, se Sonic CD for sucesso de vendas, poderá ocorrer da SEGA colocar essa equipe do Sonic CD para fazer um jogo retro NOVO do Sonic. Por que não? A Engine está pronta, se ela se mostrar funcional e agradável, poderá ser usada para produzir excelentes jogos para classista nenhum colocar defeito.

Além disso, relembrando um post bem antigo que eu fiz uma vez no Sonic Zone Fórum, a opção por uma estratégia de um novo jogo Retro dificilmente dará prejuizo. Vamos aos pontos positivos ao se aplicar a estratégia 'Mega Man 9' ao Sonic que serão apresentados de forma mais atualizada, devido ao contexto atual:

1) Menor custo de produção:

Um jogo retro não demanda tanta mão de obra quanto os jogos mais modernos.

Os jogos clássicos do Sonic eram lançados num período de 1 ano entre um e outro e com exceção de Sonic 3, a equipe de Sonic 1 e Sonic 2 não eram tão grandes.

2) Pouco gasto com logística:

Sem a necessidade atual de gravar CDs e distribuir mundialmente, os gastos que se tinham no passado certamente estão menores atualmente.

3) Público Fiel:

Não se pode afirmar com certeza se será tão bem vendido quanto 'Mega Man 9', mas se acredita que o público clássico do Sonic seja fiel. Vejamos, os jogos clássicos do Sonic podem ser obtidos na Steam pelo preço de 5 dolares... Um jogo inédito, se colocar um preço de 10 dolares com promoções esporáditas, pode sim vender o suficiente para que se tenha lucro.

Com custo de produção baixo, um público gamers clássico fiel, dificilmente dará prejuizo. Pode não ser um sucesso de venda. Contudo, pode ocorrer de ser um sucesso explosivo. De todo modo, prejuizo, dificilmente eu acho que dará.

4) Link com Sonic Generations:

A não ser que algo dê muito errado, mas pelos previews, dificilmente a jogabilidade clássica de Sonic Generations será criticada. Isso pode ser uma excelente chamada para o início de uma série retro.

Bom, e o Sonic 4? E o Sonic 5?

Eu acredito que há espaço para essas duas estratégias nas plataformas digitais. Tornando as duas bem sucessidas, Sonic the Hedgehg poderá se tornar uma franquia poderosa no comércio digital e, ao mesmo tempo, isso será benéfico ao jogos de mídia física. Afinal, uma coisa pode ir a levar a outra.

Portanto, acho que vale a pena o esforço para que todos adquirirem Sonic CD. Será lançado para basicamente todas as plataformas digitais e o jogo é excelente, um dos melhores do ouriço, sem dúvidas. Quem sabe essa minha teoria não se concretize e do Sonic CD surjam novos jogos do Sonic ao melhor estilo retro? Zone Clear 2
o credito vai para powersonic


Última edição por maxsonic em Qui 15 Dez - 11:50:24, editado 1 vez(es)

______________________________________________________________________________________________
eu sou vida mas perfeita esmeralda_azul escur esmeralda_roxa esmeralda_cinza esmeralda_azul esmeralda_verde esmeralda_vermelha esmeralda_amarela esmeralda_mestre : Knonick socando Wood
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Spoiler:
mg][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

nao recomendado para menores de 18
Spoiler:
curiosidade matou o gato
[i
avatar
maxsonic the hedgehog

Mensagens : 37
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/12/2011
Idade : 16
Masculino
Localização : salvador

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A estratégia do jogo Retro

Mensagem por Sonic Luan em Qui 15 Dez - 11:09:45

já vi esse texto em algum lugar,
na Power Sonic né?
avatar
Sonic Luan

Mensagens : 2678
Reputação : 18
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 18
Masculino
Localização : Casa

Ver perfil do usuário http://sonicmaker.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A estratégia do jogo Retro

Mensagem por Yuri The Hedgehog em Qui 15 Dez - 11:52:43

Eu tambem ja li em algum lugar.
Eu acho que é na Power Sonic.
EDIT-----------------------------------
Aqui:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
E aqui:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Os dois foi o Dark Sonic que postou.
----------------------------------------

______________________________________________________________________________________________

"Spartans never die, They're just missing in action"- Remember Reach.



I Am Yuri, Yuri The Hedgehog.
avatar
Yuri The Hedgehog

Mensagens : 581
Reputação : 1
Data de inscrição : 21/09/2011
Idade : 18
Masculino
Localização : ONI, Base Sowrd, Babd Catha Ice Shelf, Eposz, Reach

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A estratégia do jogo Retro

Mensagem por maxsonic the hedgehog em Qui 15 Dez - 12:05:09

o credito vai para pawer osnic knukles_attack

______________________________________________________________________________________________
eu sou vida mas perfeita esmeralda_azul escur esmeralda_roxa esmeralda_cinza esmeralda_azul esmeralda_verde esmeralda_vermelha esmeralda_amarela esmeralda_mestre : Knonick socando Wood
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Spoiler:
mg][Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

nao recomendado para menores de 18
Spoiler:
curiosidade matou o gato
[i
avatar
maxsonic the hedgehog

Mensagens : 37
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/12/2011
Idade : 16
Masculino
Localização : salvador

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A estratégia do jogo Retro

Mensagem por BlueFox em Qui 15 Dez - 15:39:32

vc escreveu um texto eu coloquei ele como meu trabalho de escola e tirei 10 kkkkkkkkkkkkkk foi fod*!

Alertado por Palavrão leia o manual ou sera banido sem piedade
avatar
BlueFox

Mensagens : 1160
Reputação : -3
Data de inscrição : 30/09/2011
Idade : 17
Masculino

Ver perfil do usuário http://sonicuniversegamemak.forumeiros.com/forum

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A estratégia do jogo Retro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum