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GMAulas - Exemplo da apostila - Visão geral sobre variáveis

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GMAulas - Exemplo da apostila - Visão geral sobre variáveis

Mensagem por Mecha Sonic LZ 3.5 em Qui 29 Dez - 16:43:02

Como ja sabem, eu estou fazendo uma apostila de GM. Não vou postar ela antes de feita, mas vou postar algumas aulas para verem como irá ficar. Essa que estou postando é a segunda aula e fala sobre variáveis. Espero que gostem.
luiz_100juizo na Apostila GMAulas escreveu:Variáveis são as principais ferramentas do Game Maker, simplesmente funciona assim: variavel = valor. Existem 2 tipos de valores que uma variável pode ler, strings e reais:
Strings são valores de texto, e quando se colocar em uma variável deve ser usado entre aspas (""). E reais são valores em números, é claro que podemos usar valores infinitos.
Ainda nos valores reais podemos fazer cálculos por exemplo, usando variáveis ou valores reais:
Código:
var1=var2+56-var4/3*var6
Você ainda pode usar constantes para definir variáveis:

  • true - Significa verdadeiro e seu valor é 1
  • false - Significa falso e seu valor é 0
  • noone - Significa nenhum e seu valor é -1

Existem Variaveis locais, temporárias, globais, globais temporárias e arrays.
Para criar uma variável local, que pode ser acessada pelo objeto em que foi criada:
Código:
var1=1
Para criar uma variável temporária, chame o var e em seguida o nome das variáveis separadas com virgula e quando acabar feche com ponto virgula:
Código:
var var1,var2;
var1=1
var2=2
Para criar uma variável global, que pode ser acessada por todos objetos:
Código:
global.var1=1
Para criar uma variável global e temporária, chame o globalvar e em seguida o nome das variáveis separadas com virgula e quando acabar feche com ponto virgula:
Código:
globalvar var1,var2;
var1=1
var2=2
O Game Maker ja tem algumas variáveis definidas, se você ja baixou um exemplo para estudo ja viu variáveis de cor vermelha tais como: hspeed, vspeed, x, y, ect... E também existem variáveis globais prédefinidas, tais como: lives, score,etc.
Arrays já são diferentes, existem arrays 1D e 2D. Isso não tem nada a ver com gráficos e sim com a capacidade de armazenamento.
Arrays 1D podem armazenar vários valores em uma unica variável!
Por exemplo, em vez de usar:
Código:
var1=1
var2=2
Com arrays se usa assim
Código:
var[0]=1
var[1]=2
Poderemos dizer que uma arrat possue slots de memória:
Código:
local_de_armazenamento[slot]=memoria_a_ser_salva
Podemos usar arrays globais também, vejamos um exemplo:
Código:
global.poder["starman"]=false
Arrays em 2D funcionam da mesma forma, mais com um slot a mais:
Código:
local_de_armazenamento[slot1,slot2]=memoria_a_ser_salva
Arrays são muito úteis na criação de um jogo, essa é apenas a base para usar variáveis, existe muito além disso.

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Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Visão geral sobre variáveis

Mensagem por Sonic Luan em Qui 29 Dez - 17:03:57

ganha mas 10 rings :gusta:
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