Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» Ainda há esperança? [POR FAVOR LEIA!]
por Yakongu Ontem à(s) 20:03:15

» [NOVO!] E-mail, canal e facebook!
por IanLages Ontem à(s) 8:21:40

» Run Guy! (jogo de Jam)
por Divin Sphere Hiroshai Sex 2 Dez - 16:05:53

» Dando uma nova chance ao forum
por IanLages Sex 2 Dez - 15:18:16

» HQ: The Parallax
por Ace, The Walking Spoiler Sex 2 Dez - 8:16:00

» Meu site basico
por dangamer Ter 29 Nov - 16:14:03

» Baixe PROF-HERO!
por Efraim Leonardo Dom 27 Nov - 13:01:17

» Recolhendo numero de parças
por Divin Sphere Hiroshai Ter 22 Nov - 19:24:19

» Super Smash Bros. Crusade!
por BlueFox Seg 21 Nov - 10:44:26

» Novo Membro - Israel Games
por IsraelGames Sab 19 Nov - 8:40:02

» Sonic & Metal Sonic One-Shots
por Ace, The Walking Spoiler Sex 18 Nov - 17:52:37

» O fim se aproxima
por Ace, The Walking Spoiler Sex 18 Nov - 17:01:19

» forum morreu???? nooooo!!!
por Divin Sphere Hiroshai Sex 18 Nov - 14:46:16

» Stardust the history
por Divin Sphere Hiroshai Sex 18 Nov - 14:42:41

» Novo no Forum - Me chamem de Fubuki
por fujoshiman1234 Qui 10 Nov - 16:38:59

» Nova série animada e vaga para dublagem
por Divin Sphere Hiroshai Sab 5 Nov - 19:14:07

» Adeus SGM parte 1
por Divin Sphere Hiroshai Ter 1 Nov - 19:21:37

» A Jornada Completo
por Divin Sphere Hiroshai Qua 12 Out - 16:06:38

» Um Menu Diferenciado e ... votação ? o.Õ
por Nest_DJ.EXtreme Dom 9 Out - 18:00:23

» Gibi do Sonic com um titulo grande demais
por dangamer Dom 18 Set - 20:01:36


GMAulas - Exemplo da apostila - Visão geral sobre variáveis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

GMAulas - Exemplo da apostila - Visão geral sobre variáveis

Mensagem por Mecha Sonic LZ 3.5 em Qui 29 Dez - 16:43:02

Como ja sabem, eu estou fazendo uma apostila de GM. Não vou postar ela antes de feita, mas vou postar algumas aulas para verem como irá ficar. Essa que estou postando é a segunda aula e fala sobre variáveis. Espero que gostem.
luiz_100juizo na Apostila GMAulas escreveu:Variáveis são as principais ferramentas do Game Maker, simplesmente funciona assim: variavel = valor. Existem 2 tipos de valores que uma variável pode ler, strings e reais:
Strings são valores de texto, e quando se colocar em uma variável deve ser usado entre aspas (""). E reais são valores em números, é claro que podemos usar valores infinitos.
Ainda nos valores reais podemos fazer cálculos por exemplo, usando variáveis ou valores reais:
Código:
var1=var2+56-var4/3*var6
Você ainda pode usar constantes para definir variáveis:

  • true - Significa verdadeiro e seu valor é 1
  • false - Significa falso e seu valor é 0
  • noone - Significa nenhum e seu valor é -1

Existem Variaveis locais, temporárias, globais, globais temporárias e arrays.
Para criar uma variável local, que pode ser acessada pelo objeto em que foi criada:
Código:
var1=1
Para criar uma variável temporária, chame o var e em seguida o nome das variáveis separadas com virgula e quando acabar feche com ponto virgula:
Código:
var var1,var2;
var1=1
var2=2
Para criar uma variável global, que pode ser acessada por todos objetos:
Código:
global.var1=1
Para criar uma variável global e temporária, chame o globalvar e em seguida o nome das variáveis separadas com virgula e quando acabar feche com ponto virgula:
Código:
globalvar var1,var2;
var1=1
var2=2
O Game Maker ja tem algumas variáveis definidas, se você ja baixou um exemplo para estudo ja viu variáveis de cor vermelha tais como: hspeed, vspeed, x, y, ect... E também existem variáveis globais prédefinidas, tais como: lives, score,etc.
Arrays já são diferentes, existem arrays 1D e 2D. Isso não tem nada a ver com gráficos e sim com a capacidade de armazenamento.
Arrays 1D podem armazenar vários valores em uma unica variável!
Por exemplo, em vez de usar:
Código:
var1=1
var2=2
Com arrays se usa assim
Código:
var[0]=1
var[1]=2
Poderemos dizer que uma arrat possue slots de memória:
Código:
local_de_armazenamento[slot]=memoria_a_ser_salva
Podemos usar arrays globais também, vejamos um exemplo:
Código:
global.poder["starman"]=false
Arrays em 2D funcionam da mesma forma, mais com um slot a mais:
Código:
local_de_armazenamento[slot1,slot2]=memoria_a_ser_salva
Arrays são muito úteis na criação de um jogo, essa é apenas a base para usar variáveis, existe muito além disso.

______________________________________________________________________________________________
"Convidado, entra no meu blog, é mó briza!"


IM MECHA SONIC LUIZ, THE ULTIMATE INVINCIBLE LORD

Sign by Yuri 6 x 6 + 6

Mecha Sonic LZ 3.5

Mensagens : 266
Reputação : -1
Data de inscrição : 14/07/2011
Idade : 19
Masculino
Localização : SGM Island

Ver perfil do usuário http://gmfuture.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Visão geral sobre variáveis

Mensagem por Sonic Luan em Qui 29 Dez - 17:03:57

ganha mas 10 rings :gusta:

Sonic Luan

Mensagens : 3335
Reputação : 18
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 17
Masculino
Localização : Casa

Ver perfil do usuário http://sonicmaker.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum