- Complex the Hedgehog
- Mensagens : 14
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/01/2012
(K.T.H.) Aula 01 - O básico no GM
Qua 4 Jan - 15:14:06
Olá Pessoal, aqui estou eu com meu 1° Tuto (rápido não?) ele explica códigos simples e ajuda aqueles que querem aprender a fazer jogos no GM, ele ensina como fazer códigos simples para um jogo
1 - O Que é GML?
GML é a linguagem do Game Maker, GML quer dizer Game Maker Language
2 - Como se faz as coisas no GM?
Bem tem que se criar primeiramente os Sprites, depois os Objetos, são eles que fazer o jogo acontecer, tem as Rooms, que são onde ira acontecer as fases do jogo
Os Backgrounds e os Sounds, são outros elementos que são importantes para se fazer um jogo, eles são a ''alma'' do jogo, e por ultimo Time Lines, Scripts, Paths e Fonts, são os detalhes do jogo, não são obrigatórios mas ajudam em certos tipos de jogos
O GM tem dois modos de se fazer um jogo tem o básico que é sem usar códigos, porém é difícil de se fazer um jogo bom dessa forma
E o GML, com códigos, que é o que irei explicar aqui nesse tuto (ou seja irei ensinar o básico da GML)
vspeed - Quer dizer velocidade vertical, Pode ser - (Negativo) ou + (Positivo) Mas isso é assunto para outro tutorial
hspeed - Quer dizer velocidade horizontal, igual ao vspeed, pode ser - (Negativo) ou + (Positivo)
if - É o mais importante, quer dizer ''se'', utilizado para casos de apertar um botão algo acontecer
keyboard_check - Geralmente vem após o if, é para checar se um botão foi apertado
(vk_left) e (vk_right) Sempre colocado após o keyboard_check, é a continuação do código, (vk_left) quer dizer esquerda e (vk_right) quer dizer direita
Juntando tudo isso se faz um código simples:
Foi isso pessoal, logo volto com mais um tuto
Duvidas básicas
1 - O Que é GML?
GML é a linguagem do Game Maker, GML quer dizer Game Maker Language
2 - Como se faz as coisas no GM?
Bem tem que se criar primeiramente os Sprites, depois os Objetos, são eles que fazer o jogo acontecer, tem as Rooms, que são onde ira acontecer as fases do jogo
Os Backgrounds e os Sounds, são outros elementos que são importantes para se fazer um jogo, eles são a ''alma'' do jogo, e por ultimo Time Lines, Scripts, Paths e Fonts, são os detalhes do jogo, não são obrigatórios mas ajudam em certos tipos de jogos
Hora de começar
O GM tem dois modos de se fazer um jogo tem o básico que é sem usar códigos, porém é difícil de se fazer um jogo bom dessa forma
E o GML, com códigos, que é o que irei explicar aqui nesse tuto (ou seja irei ensinar o básico da GML)
Códigos
vspeed - Quer dizer velocidade vertical, Pode ser - (Negativo) ou + (Positivo) Mas isso é assunto para outro tutorial
hspeed - Quer dizer velocidade horizontal, igual ao vspeed, pode ser - (Negativo) ou + (Positivo)
if - É o mais importante, quer dizer ''se'', utilizado para casos de apertar um botão algo acontecer
keyboard_check - Geralmente vem após o if, é para checar se um botão foi apertado
(vk_left) e (vk_right) Sempre colocado após o keyboard_check, é a continuação do código, (vk_left) quer dizer esquerda e (vk_right) quer dizer direita
Juntando tudo isso se faz um código simples:
- Código:
if keyboard_check (vk_right)
hspeed=5
- Spoiler:
- Se a tecla para a direita foi apertada o player ira andar para o lado direito
Foi isso pessoal, logo volto com mais um tuto
- Complex the Hedgehog
- Mensagens : 14
Reputação : 0
Data de inscrição : 04/01/2012
Re: (K.T.H.) Aula 01 - O básico no GM
Qua 4 Jan - 15:26:32
Obrigado Luan ^^
Pergunta: Como se sobe de cargo? Eu não entendi no Manual
Pergunta: Como se sobe de cargo? Eu não entendi no Manual
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos