(K.T.H.) Aula 01 - O básico no GM
em Qua 4 Jan - 15:14:06
Olá Pessoal, aqui estou eu com meu 1° Tuto (rápido não?) ele explica códigos simples e ajuda aqueles que querem aprender a fazer jogos no GM, ele ensina como fazer códigos simples para um jogo
1 - O Que é GML?
GML é a linguagem do Game Maker, GML quer dizer Game Maker Language
2 - Como se faz as coisas no GM?
Bem tem que se criar primeiramente os Sprites, depois os Objetos, são eles que fazer o jogo acontecer, tem as Rooms, que são onde ira acontecer as fases do jogo
Os Backgrounds e os Sounds, são outros elementos que são importantes para se fazer um jogo, eles são a ''alma'' do jogo, e por ultimo Time Lines, Scripts, Paths e Fonts, são os detalhes do jogo, não são obrigatórios mas ajudam em certos tipos de jogos
O GM tem dois modos de se fazer um jogo tem o básico que é sem usar códigos, porém é difícil de se fazer um jogo bom dessa forma
E o GML, com códigos, que é o que irei explicar aqui nesse tuto (ou seja irei ensinar o básico da GML)
vspeed - Quer dizer velocidade vertical, Pode ser - (Negativo) ou + (Positivo) Mas isso é assunto para outro tutorial
hspeed - Quer dizer velocidade horizontal, igual ao vspeed, pode ser - (Negativo) ou + (Positivo)
if - É o mais importante, quer dizer ''se'', utilizado para casos de apertar um botão algo acontecer
keyboard_check - Geralmente vem após o if, é para checar se um botão foi apertado
(vk_left) e (vk_right) Sempre colocado após o keyboard_check, é a continuação do código, (vk_left) quer dizer esquerda e (vk_right) quer dizer direita
Juntando tudo isso se faz um código simples:
Foi isso pessoal, logo volto com mais um tuto
Duvidas básicas
1 - O Que é GML?
GML é a linguagem do Game Maker, GML quer dizer Game Maker Language
2 - Como se faz as coisas no GM?
Bem tem que se criar primeiramente os Sprites, depois os Objetos, são eles que fazer o jogo acontecer, tem as Rooms, que são onde ira acontecer as fases do jogo
Os Backgrounds e os Sounds, são outros elementos que são importantes para se fazer um jogo, eles são a ''alma'' do jogo, e por ultimo Time Lines, Scripts, Paths e Fonts, são os detalhes do jogo, não são obrigatórios mas ajudam em certos tipos de jogos
Hora de começar
O GM tem dois modos de se fazer um jogo tem o básico que é sem usar códigos, porém é difícil de se fazer um jogo bom dessa forma
E o GML, com códigos, que é o que irei explicar aqui nesse tuto (ou seja irei ensinar o básico da GML)
Códigos
vspeed - Quer dizer velocidade vertical, Pode ser - (Negativo) ou + (Positivo) Mas isso é assunto para outro tutorial
hspeed - Quer dizer velocidade horizontal, igual ao vspeed, pode ser - (Negativo) ou + (Positivo)
if - É o mais importante, quer dizer ''se'', utilizado para casos de apertar um botão algo acontecer
keyboard_check - Geralmente vem após o if, é para checar se um botão foi apertado
(vk_left) e (vk_right) Sempre colocado após o keyboard_check, é a continuação do código, (vk_left) quer dizer esquerda e (vk_right) quer dizer direita
Juntando tudo isso se faz um código simples:
- Código:
if keyboard_check (vk_right)
hspeed=5
- Spoiler:
- Se a tecla para a direita foi apertada o player ira andar para o lado direito
Foi isso pessoal, logo volto com mais um tuto
Re: (K.T.H.) Aula 01 - O básico no GM
em Qua 4 Jan - 15:26:32
Obrigado Luan ^^
Pergunta: Como se sobe de cargo? Eu não entendi no Manual
Pergunta: Como se sobe de cargo? Eu não entendi no Manual
______________________________________________________________________________________________
''Here we are, don't turn away now
We are the warriors that built this town
Here we are, don't turn away now
We are the warriors that built this town from dust''
(Imagine Dragons, 2014)Permissão deste fórum: