GMAulas - Exemplo da apostila - Code Snippets
Ter 3 Jan - 21:08:40
Code Snippets - Fragmentos de códigos
O GM disponibiliza muitos Snippets para facilitar a nossa vida, vou explicar a função de cada um:
Block - Bloco
Simplesmente são duas chaves para separar os códigos. São elas "Start a block"={ e "End a block"=}
If,else - Se, senão
Com o if você declara uma condição, e com else você verifica se ela é falsa. A declaração no if só é executada se a condição é verdadeira, ja no else só se o contrário do if.
Loops
Vamos aprender a usar loops em nossos códigos, em vez de repetir um mesmo código podemos fazer em até uma linha! Usaremos os snippets for,while,do/until e repeat:
For - Para/Durante/Devido á
O for executa a declaração enquanto a condição ainda é ativa:
Você pode criar instancias usando o for:
While - Enquanto
Simplesmente(ou não) executa uma declaração até que a condição é verdadeira:
Do e Until - Fazer e Até que
Explicação retirada do tutorial do Allison do fórum Game Maker Brasil:
"As instruções do e until funcionam como um while invertido, se traduzirmos do inglês, a palavra do = fazer e until = até que, sua estrutura basicamente é:"
Repeat - Repetir
É o loop mais rapido de usar, mas também o menos prático pois não usa uma condição, usa uma expresão.
Agora saindo dos loops vamos ver uma snippet mais util que o if/else.
Switch - Interruptor
De certo modo esse snippet funciona como um interruptor mesmo. Ele analiza todos os casos de uma variavel e suas declarações.
Em case você põe o caso (ou o estado da variavel, se ela é igual a 0,1,2,3... oque quiser), e em declaração o código que será executado se sua variavel for igual ao caso definido. Você pode usar quantos casos quiser, mas evite usar iguais. E depois de todos os casos feche com o ;break; para encerrar a declaração ali, se não usar executará os outros códigos dos outros casos.
E no default se põe o que acontecerá se a variável tiver um valor que não está nos casos.
With - Com
Simplesmente aplica o código á certo objeto.
O GM disponibiliza muitos Snippets para facilitar a nossa vida, vou explicar a função de cada um:
Block - Bloco
Simplesmente são duas chaves para separar os códigos. São elas "Start a block"={ e "End a block"=}
If,else - Se, senão
Com o if você declara uma condição, e com else você verifica se ela é falsa. A declaração no if só é executada se a condição é verdadeira, ja no else só se o contrário do if.
- Código:
if (CONDIÇÃO)
{
<DECLARAÇÃO>;
}
else
{
<DECLARAÇÃO>;
};
- Código:
if (place_free(x,y + 1))
{
gravity=1
}
else
{
gravity=0
};
Loops
Vamos aprender a usar loops em nossos códigos, em vez de repetir um mesmo código podemos fazer em até uma linha! Usaremos os snippets for,while,do/until e repeat:
For - Para/Durante/Devido á
O for executa a declaração enquanto a condição ainda é ativa:
- Código:
for (INICIALIZAÇÃO;CONDIÇÃO; INCREMENTAÇÃO)
{
<DECLARAÇÃO>;
};
Você pode criar instancias usando o for:
- Código:
for (objetos=0; objetos<10; objetos+=1)
{
instance_create(x,y,objeto)
};
While - Enquanto
Simplesmente(ou não) executa uma declaração até que a condição é verdadeira:
- Código:
while (CONDIÇÃO)
{
<DECLARAÇÃO>;
};
- Código:
while (place_meeting(x,y,rampa))
{
y-=1;
};
Do e Until - Fazer e Até que
Explicação retirada do tutorial do Allison do fórum Game Maker Brasil:
"As instruções do e until funcionam como um while invertido, se traduzirmos do inglês, a palavra do = fazer e until = até que, sua estrutura basicamente é:"
- Código:
do {
<EXPRESÃO> }
until
(CONDIÇÃO)
- Código:
fazer {
<EXPRESÃO> }
até que
(CONDIÇÃO)
Repeat - Repetir
É o loop mais rapido de usar, mas também o menos prático pois não usa uma condição, usa uma expresão.
- Código:
repeat (EXPRESÃO)
{
<DECLARAÃO>;
};
Agora saindo dos loops vamos ver uma snippet mais util que o if/else.
Switch - Interruptor
De certo modo esse snippet funciona como um interruptor mesmo. Ele analiza todos os casos de uma variavel e suas declarações.
- Código:
switch (EXPRESÃO)
{
case EXPRESÃO: DECLARAÇÃO; break;
default: DECLARAÇÃO;
}
Em case você põe o caso (ou o estado da variavel, se ela é igual a 0,1,2,3... oque quiser), e em declaração o código que será executado se sua variavel for igual ao caso definido. Você pode usar quantos casos quiser, mas evite usar iguais. E depois de todos os casos feche com o ;break; para encerrar a declaração ali, se não usar executará os outros códigos dos outros casos.
E no default se põe o que acontecerá se a variável tiver um valor que não está nos casos.
With - Com
Simplesmente aplica o código á certo objeto.
- Código:
with (EXPRESÃO)
{
<DECLARAÇÃO>;
};
Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Code Snippets
Ter 3 Jan - 21:34:10
otimo tutorial bom para iniciantes como o julio que não entende muito de codigos
ganha 10 rings
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- Sanic The Hedgehog
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Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Code Snippets
Ter 3 Jan - 23:49:13
Olá Mecha Sonic LZ,
Acredito que este seu tutorial está tem alta qualidade explicativa e alta organização, com certeza mereceu os devidos Rings, apesar que o caro Administrador Luan fez um Flood, mas não levarei a briga.
Só por favor, tente colocar alguma explicação de funcionamento, tipo, dizer qual o nível de dificuldade do tutorial, em que versões do GameMaker funciona etc.
Acredito que este seu tutorial está tem alta qualidade explicativa e alta organização, com certeza mereceu os devidos Rings, apesar que o caro Administrador Luan fez um Flood, mas não levarei a briga.
Só por favor, tente colocar alguma explicação de funcionamento, tipo, dizer qual o nível de dificuldade do tutorial, em que versões do GameMaker funciona etc.
Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Code Snippets
Qui 5 Jan - 8:45:28
O tutorial não tem dificuldade alguma, é uma coisa que todos que quiserem criar um jogo devem fazer. Quanto a explicação, só os loops mais simples não expliquei. Alias não é bem um tutorial, é uma matéria da apostila que estou fazendo.
Até+
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Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Code Snippets
Sex 13 Jan - 8:30:47
Eu curti muito esse tuto. Estou praticando o GML e isso me ajudou muito. Espero mais aulas.
OFF: Ele merecia mais uns 5 rings por isso, né?
OFF: Ele merecia mais uns 5 rings por isso, né?
Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Code Snippets
Sex 13 Jan - 11:57:53
não eu já dei 10W.C.Neo escreveu:Eu curti muito esse tuto. Estou praticando o GML e isso me ajudou muito. Espero mais aulas.
OFF: Ele merecia mais uns 5 rings por isso, né?
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