Sonic Game Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar
Últimos assuntos
SONIC ADVENTURE 3Sáb 13 Jan - 13:50:03KellyaneFELIZ NATAL 2023Seg 25 Dez - 12:48:36Divin Sphere HiroshaiErro ao Abrir ProjetoTer 25 Jul - 8:44:49Ian LagesJá fazem 10 anos...Qua 3 maio - 12:21:59Divin Sphere HiroshaiFeliz Natal 2022Qua 11 Jan - 21:41:47Ian LagesTOUCH - AndroidSex 21 Out - 21:40:23Divin Sphere HiroshaiA volta de nat-frutoSex 12 Ago - 11:24:58Divin Sphere HiroshaiDiscord Game MakerDom 9 Jan - 23:16:01Nest_DJ.EXtremeHAPPY NEW YEAR 2022Sáb 1 Jan - 20:27:23Divin Sphere HiroshaiDoIt - Jogo AndroidSáb 1 Jan - 20:22:31Divin Sphere HiroshaiFELIZ NATAL 2021Sáb 25 Dez - 23:43:15Divin Sphere Hiroshaiefraim leonardo quadrinhos do sonicSeg 22 Nov - 8:48:52FizContaSóPraIsso[11/2021] Atualizações Importantes de SegurançaDom 7 Nov - 23:41:23Lago Roxoum post interessanteTer 27 Jul - 17:10:45Divin Sphere HiroshaiBring The Block - AndroidSáb 17 Abr - 15:31:53Divin Sphere Hiroshai

Ir para baixo
Mecha Sonic LZ 3.5
Mecha Sonic LZ 3.5
Mensagens : 209
Reputação : -1
Data de inscrição : 14/07/2011
Idade : 27
Masculino
Localização : SGM Island
http://gmfuture.forumeiros.com

GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis" Empty GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"

Sex 20 Jan - 9:23:47
Objetos "descartáveis"
Sim, no Game Maker é possível criar objetos durante o jogo. E o melhor disso é que não pesa no source(engine). Separei uma lista de algumas funções básicas para poder usar esse recurso tão útil:
object_add() //Cria um objeto, você define uma id e depois aciona essa função. EX: objeto=object_add()
object_delete(id) //Deleta um objeto
object_event_add(id,ev_create,0,"código") //Adiciona um evento ao objeto
Na ultima função mostrada você adicionar um tipo de evento no argumento "Ev Type", algum destes:
Código:
ev_alarm
ev_animation_end
ev_boundary
ev_close_button
ev_collision
ev_create
ev_destroy
ev_draw
ev_end_of_path
ev_game_end
ev_game_start
ev_global_left_button
ev_global_left_press
ev_global_left_release
ev_global_middle_button
ev_global_middle_press
ev_global_middle_release
ev_global_press
ev_global_release
ev_global_right_button
ev_global_right_press
ev_global_right_release
ev_joystick1_button1
ev_joystick1_button2
ev_joystick1_button3
ev_joystick1_button4
ev_joystick1_button5
ev_joystick1_button6
ev_joystick1_button7
ev_joystick1_button8
ev_joystick1_down
ev_joystick1_left
ev_joystick1_right
ev_joystick1_up
ev_joystick2_button1
ev_joystick2_button2
ev_joystick2_button3
ev_joystick2_button4
ev_joystick2_button5
ev_joystick2_button6
ev_joystick2_button7
ev_joystick2_button8
ev_joystick2_down
ev_joystick2_left
ev_joystick2_right
ev_joystick2_up
ev_keyboard
ev_keypress
ev_keyrelease
ev_left_button
ev_left_press
ev_left_release
ev_middle_button
ev_middle_press
ev_middle_release
ev_mouse
ev_mouse_enter
ev_mouse_leave
ev_mouse_wheel_down
ev_mouse_wheel_up
ev_no_button
ev_no_more_health
ev_no_more_lives
ev_other
ev_outside
ev_right_button
ev_right_press
ev_right_release
ev_room_end
ev_room_start
ev_step
ev_step_begin
ev_step_end
ev_step_normal
ev_trigger
ev_user0
ev_user1
ev_user10
ev_user11
ev_user12
ev_user13
ev_user14
ev_user15
ev_user2
ev_user3
ev_user4
ev_user5
ev_user6
ev_user7
ev_user8
ev_user9
Ja no argumento "Ev Number" se usa um numero. Se você adicionou um alarme ou trigger coloque o número do alarme, senão deixe em zero.
object_event_clear(id,ev_create,0) //Apagar um evento
object_exists(id) //Checa se certo objeto existe
object_set_depth(id,depth) //Define a profundidade de um objeto
object_set_mask(id,mask) //Define a mascara
object_set_parent(id,parent) //Define um parent
object_set_persistent(id,true) //Define se é persistente ou não
object_set_solid(id,false) //Define se é sólido
object_set_sprite(id,true) //Define a sprite inicial
object_set_visible(id,false) //Define se é visivel
Veja esse exemplo que fiz:
Código:
circulo=object_add()
object_event_add(circulo,ev_create,0,"scale=0; circle=0;maxscl=random_range(1,32);")
object_event_add(circulo,ev_draw,0,"if scale>maxscl/2 circle=1 if scale<maxscl then scale+=2 else instance_destroy()
draw_set_color(c_white)
draw_circle(x,y,scale,circle)")
instance_create(x,y,circulo)
Nesse exemplo criei uma explosão básica para um jogo preto e branco que estou fazendo, desenha um circulo que simula uma explosão. Bem simples não é? É muito importante saber disso para criar efeitos, daí não enchemos nosso jogo de objetos.
BlueFox
BlueFox
Mensagens : 1158
Reputação : -3
Data de inscrição : 30/09/2011
Idade : 24
Masculino
http://sonicuniversegamemak.forumeiros.com/forum

GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis" Empty Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"

Sex 20 Jan - 9:36:18
nossa isso é muito bom meus parabens!

OFF:prefiro faser a base do D&D.
MaciotaTheLegend
MaciotaTheLegend
Mensagens : 1063
Reputação : 16
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 28
Masculino

GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis" Empty Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"

Sex 20 Jan - 9:41:14
cara muito legal esse efeito

so não entendo o pq dizer

object_event_add

sendo que não se adiciona um objeto e sim desenha um efeito

é um tanto quanto estranho mas é eficaz

seria bem lega se vc postasse outros exemplos de efeitos com este codigos

ae e antes que me esqueça

+10 rings pelo tuto
Mecha Sonic LZ 3.5
Mecha Sonic LZ 3.5
Mensagens : 209
Reputação : -1
Data de inscrição : 14/07/2011
Idade : 27
Masculino
Localização : SGM Island
http://gmfuture.forumeiros.com

GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis" Empty Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"

Sex 20 Jan - 9:49:04
Esse object_event_add não cria um efeito não, eu só usei para criar um efeito.
Ele adiciona um Evento (Create, Step, Alarm ...) ao objeto descartável que você está criando.
Essa função se usa assim:
Código:
object_event_add(variavel que nomeia o objeto descartável, tipo de evento, numero do evento(no caso de alarmes),código en forma de string(ou em aspas))
No tipo de evento se coloca algumas das constantes:
Código:
ev_alarm
ev_animation_end
ev_boundary
ev_close_button
ev_collision
ev_create
ev_destroy
ev_draw
ev_end_of_path
ev_game_end
ev_game_start
É como se você criasse um objeto e adicionasse oque ele irá fazer tudo por código!

Faça como o Jeff, não anseie em perguntar!
MaciotaTheLegend
MaciotaTheLegend
Mensagens : 1063
Reputação : 16
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 28
Masculino

GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis" Empty Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"

Sex 20 Jan - 10:06:31
opa pera ae que eu acho que eu to entendendo Razz

Código:
circulo=object_add()
object_event_add(circulo,ev_create,0,"scale=0; circle=0;maxscl=random_range(1,32);")
object_event_add(circulo,ev_draw,0,"if scale>maxscl/2 circle=1 if scale<maxscl then scale+=2 else instance_destroy()
draw_set_color(c_white)
draw_circle(x,y,scale,circle)")
instance_create(x,y,circulo)

circulo é a mesma coisa que object_add()
object_event_add[adiciona um evento ao novo objeto certo](object_add,evento_create,0,"escala=0;circulo=0;escalaMAXIMA=random_range(1,32))
então assim ficaria o evento create do novo objeto temporário certo

ae depois é quase a mesma coisa so que vc estará adicionando um evento DRAW ae se o temanha no desenho exceder a 1 certo numero o objeto é destruido

dps so esta escolhendo a core (que no caso é branco)
dps desenha um circulo e por fim cria o objeto circulo (que so pra lembra circulo=object_add ou seja estara criando o nosso objeto temporário)


bem eu entendi isso Razz
Mecha Sonic LZ 3.5
Mecha Sonic LZ 3.5
Mensagens : 209
Reputação : -1
Data de inscrição : 14/07/2011
Idade : 27
Masculino
Localização : SGM Island
http://gmfuture.forumeiros.com

GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis" Empty Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"

Sex 20 Jan - 10:09:27
Muito bem, entendeu certinho.
:3!
BlueFox
BlueFox
Mensagens : 1158
Reputação : -3
Data de inscrição : 30/09/2011
Idade : 24
Masculino
http://sonicuniversegamemak.forumeiros.com/forum

GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis" Empty Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"

Sex 20 Jan - 10:13:38
muito bom vcs são bom em mexer nisso! eu acho boa a ideia assim os principiantes vão aprender inves de abandonar o forum e o game maker
eu tmb estou aprendendo bastante com isso!(mentiroso!)

OFF:jeff eu não entendi nada buuuaaaa eu sou pessimos nisso li tudo mais não entendi nada! buaaa!!
Sonic Luan
Sonic Luan
Mensagens : 2678
Reputação : 19
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 24
Masculino
Localização : Casa
https://sonicmaker.forumeiros.com

GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis" Empty Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"

Sex 20 Jan - 11:23:57
Very Happy ganha mais 5 rings
Wonders Chaser Neo
Wonders Chaser Neo
Mensagens : 234
Reputação : 2
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 28
Masculino
Localização : Em qualquer lugar que você procurar com atenção...

GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis" Empty Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"

Sex 20 Jan - 12:45:05
Eu entendi umas coisas, mas ainda não perfeitamente. Estou me esforçando pra entender melhor os conceitos do game maker, mas ele é um pouco complicado a principio.
Knonick
Knonick
Mensagens : 884
Reputação : 9
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 25
Masculino
Localização : São Paulo, Brasil

GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis" Empty Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"

Seg 30 Jan - 13:15:35
Nossa, que bom que li este tutorial. Além de agora saber pra que serve os ev_algumacoisa que eu nunca entendi, pode ser que me ajude no meu jogo rítmico que estou fazendo. Muito obrigado mesmo. Very Happy
Conteúdo patrocinado

GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis" Empty Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos