GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"
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BlueFox
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GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"
Sex 20 Jan - 9:23:47
Objetos "descartáveis"
Sim, no Game Maker é possível criar objetos durante o jogo. E o melhor disso é que não pesa no source(engine). Separei uma lista de algumas funções básicas para poder usar esse recurso tão útil:
Sim, no Game Maker é possível criar objetos durante o jogo. E o melhor disso é que não pesa no source(engine). Separei uma lista de algumas funções básicas para poder usar esse recurso tão útil:
Veja esse exemplo que fiz:object_add() //Cria um objeto, você define uma id e depois aciona essa função. EX: objeto=object_add()
object_delete(id) //Deleta um objeto
object_event_add(id,ev_create,0,"código") //Adiciona um evento ao objeto
Na ultima função mostrada você adicionar um tipo de evento no argumento "Ev Type", algum destes:
Ja no argumento "Ev Number" se usa um numero. Se você adicionou um alarme ou trigger coloque o número do alarme, senão deixe em zero.
- Código:
ev_alarm
ev_animation_end
ev_boundary
ev_close_button
ev_collision
ev_create
ev_destroy
ev_draw
ev_end_of_path
ev_game_end
ev_game_start
ev_global_left_button
ev_global_left_press
ev_global_left_release
ev_global_middle_button
ev_global_middle_press
ev_global_middle_release
ev_global_press
ev_global_release
ev_global_right_button
ev_global_right_press
ev_global_right_release
ev_joystick1_button1
ev_joystick1_button2
ev_joystick1_button3
ev_joystick1_button4
ev_joystick1_button5
ev_joystick1_button6
ev_joystick1_button7
ev_joystick1_button8
ev_joystick1_down
ev_joystick1_left
ev_joystick1_right
ev_joystick1_up
ev_joystick2_button1
ev_joystick2_button2
ev_joystick2_button3
ev_joystick2_button4
ev_joystick2_button5
ev_joystick2_button6
ev_joystick2_button7
ev_joystick2_button8
ev_joystick2_down
ev_joystick2_left
ev_joystick2_right
ev_joystick2_up
ev_keyboard
ev_keypress
ev_keyrelease
ev_left_button
ev_left_press
ev_left_release
ev_middle_button
ev_middle_press
ev_middle_release
ev_mouse
ev_mouse_enter
ev_mouse_leave
ev_mouse_wheel_down
ev_mouse_wheel_up
ev_no_button
ev_no_more_health
ev_no_more_lives
ev_other
ev_outside
ev_right_button
ev_right_press
ev_right_release
ev_room_end
ev_room_start
ev_step
ev_step_begin
ev_step_end
ev_step_normal
ev_trigger
ev_user0
ev_user1
ev_user10
ev_user11
ev_user12
ev_user13
ev_user14
ev_user15
ev_user2
ev_user3
ev_user4
ev_user5
ev_user6
ev_user7
ev_user8
ev_user9
object_event_clear(id,ev_create,0) //Apagar um evento
object_exists(id) //Checa se certo objeto existe
object_set_depth(id,depth) //Define a profundidade de um objeto
object_set_mask(id,mask) //Define a mascara
object_set_parent(id,parent) //Define um parent
object_set_persistent(id,true) //Define se é persistente ou não
object_set_solid(id,false) //Define se é sólido
object_set_sprite(id,true) //Define a sprite inicial
object_set_visible(id,false) //Define se é visivel
- Código:
circulo=object_add()
object_event_add(circulo,ev_create,0,"scale=0; circle=0;maxscl=random_range(1,32);")
object_event_add(circulo,ev_draw,0,"if scale>maxscl/2 circle=1 if scale<maxscl then scale+=2 else instance_destroy()
draw_set_color(c_white)
draw_circle(x,y,scale,circle)")
instance_create(x,y,circulo)
Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"
Sex 20 Jan - 9:36:18
nossa isso é muito bom meus parabens!
OFF:prefiro faser a base do D&D.
OFF:prefiro faser a base do D&D.
- MaciotaTheLegend
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Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"
Sex 20 Jan - 9:41:14
cara muito legal esse efeito
so não entendo o pq dizer
object_event_add
sendo que não se adiciona um objeto e sim desenha um efeito
é um tanto quanto estranho mas é eficaz
seria bem lega se vc postasse outros exemplos de efeitos com este codigos
ae e antes que me esqueça
+10 rings pelo tuto
so não entendo o pq dizer
object_event_add
sendo que não se adiciona um objeto e sim desenha um efeito
é um tanto quanto estranho mas é eficaz
seria bem lega se vc postasse outros exemplos de efeitos com este codigos
ae e antes que me esqueça
+10 rings pelo tuto
Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"
Sex 20 Jan - 9:49:04
Esse object_event_add não cria um efeito não, eu só usei para criar um efeito.
Ele adiciona um Evento (Create, Step, Alarm ...) ao objeto descartável que você está criando.
Essa função se usa assim:
Faça como o Jeff, não anseie em perguntar!
Ele adiciona um Evento (Create, Step, Alarm ...) ao objeto descartável que você está criando.
Essa função se usa assim:
- Código:
object_event_add(variavel que nomeia o objeto descartável, tipo de evento, numero do evento(no caso de alarmes),código en forma de string(ou em aspas))
- Código:
ev_alarm
ev_animation_end
ev_boundary
ev_close_button
ev_collision
ev_create
ev_destroy
ev_draw
ev_end_of_path
ev_game_end
ev_game_start
Faça como o Jeff, não anseie em perguntar!
- MaciotaTheLegend
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Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"
Sex 20 Jan - 10:06:31
opa pera ae que eu acho que eu to entendendo
circulo é a mesma coisa que object_add()
object_event_add[adiciona um evento ao novo objeto certo](object_add,evento_create,0,"escala=0;circulo=0;escalaMAXIMA=random_range(1,32)) então assim ficaria o evento create do novo objeto temporário certo
ae depois é quase a mesma coisa so que vc estará adicionando um evento DRAW ae se o temanha no desenho exceder a 1 certo numero o objeto é destruido
dps so esta escolhendo a core (que no caso é branco)
dps desenha um circulo e por fim cria o objeto circulo (que so pra lembra circulo=object_add ou seja estara criando o nosso objeto temporário)
bem eu entendi isso
- Código:
circulo=object_add()
object_event_add(circulo,ev_create,0,"scale=0; circle=0;maxscl=random_range(1,32);")
object_event_add(circulo,ev_draw,0,"if scale>maxscl/2 circle=1 if scale<maxscl then scale+=2 else instance_destroy()
draw_set_color(c_white)
draw_circle(x,y,scale,circle)")
instance_create(x,y,circulo)
circulo é a mesma coisa que object_add()
object_event_add[adiciona um evento ao novo objeto certo](object_add,evento_create,0,"escala=0;circulo=0;escalaMAXIMA=random_range(1,32)) então assim ficaria o evento create do novo objeto temporário certo
ae depois é quase a mesma coisa so que vc estará adicionando um evento DRAW ae se o temanha no desenho exceder a 1 certo numero o objeto é destruido
dps so esta escolhendo a core (que no caso é branco)
dps desenha um circulo e por fim cria o objeto circulo (que so pra lembra circulo=object_add ou seja estara criando o nosso objeto temporário)
bem eu entendi isso
Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"
Sex 20 Jan - 10:09:27
Muito bem, entendeu certinho.
:3!
:3!
Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"
Sex 20 Jan - 10:13:38
muito bom vcs são bom em mexer nisso! eu acho boa a ideia assim os principiantes vão aprender inves de abandonar o forum e o game maker
eu tmb estou aprendendo bastante com isso!(mentiroso!)
OFF:jeff eu não entendi nada buuuaaaa eu sou pessimos nisso li tudo mais não entendi nada! buaaa!!
eu tmb estou aprendendo bastante com isso!(mentiroso!)
OFF:jeff eu não entendi nada buuuaaaa eu sou pessimos nisso li tudo mais não entendi nada! buaaa!!
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Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"
Sex 20 Jan - 12:45:05
Eu entendi umas coisas, mas ainda não perfeitamente. Estou me esforçando pra entender melhor os conceitos do game maker, mas ele é um pouco complicado a principio.
- Knonick
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Re: GMAulas - Exemplo da apostila - Objetos "Descartáveis"
Seg 30 Jan - 13:15:35
Nossa, que bom que li este tutorial. Além de agora saber pra que serve os ev_algumacoisa que eu nunca entendi, pode ser que me ajude no meu jogo rítmico que estou fazendo. Muito obrigado mesmo.
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