- MaciotaTheLegend
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criando um badnik na revival engine
Seg 27 Jun - 21:54:01
bem gente estou aqui para mais um tutorial,neste tutorial irei ensinar los a faser um badnik simples na revival engine
estou fazendo este tutorial a pedido do comple_sonic
primeiramente baixe a engine revival: link logo abaixo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
apos ter baixado a engine e aberto ela va em objects depois vá em parents lá vc encontrará o objParentEnemy tudo certo então é esse o objeto que irá mostrar ao player se é ou não é um inimigo
bem depois de saber o que é o objParentEnemy va em create object nos o chamaremos de motobug(se quiser pode trocar o nome)
no obj_motobug adicione o evento create no evento create adicione a ação call event depois crie uma variavel nela deixe anplies to self em variable deixe image_speed e no value deixe 0.1
depois adicione a ação speed horizontal nela deixe anplies to self e depois em hor.speed deixe 2 (se vc quiser vc pode aumentar ou diminuir esse valor lembrando que essa é a velocidade do objeto na room)
seu obj_motobug deve estar + ou - assim
[img] [/img]
agora no obj_motobug crie o evento endStep no evento endStep coloque esse codigo
esse codigo serve para se por caso o obj_motobug esteja em uma direção a sprite dele tbm vai estar naquela direção agora se o obj-motobug virar de esquerda para direita a sprite vai virar tbm certo
agora vamo criar outro objeto nos o chamaremos de barreira badnik
nele vc vai desmarcar a opção visible e irá marcar a opção solid e deixe o depth dele em -1000
tbm coloque uma spite qualquer nele de preferencia um quadrado perfeito
seu obj_barreira_badnik deve estar mais ou menos assim
[img] [/img]
pronto de OK e volte ao obj_motobug
no obj_motobug crie o evento colision com o obj_barreira badnik e crie a ação reverse horizontal
e deixe em self
seu obj_motobug deve estar + ou - assim
[img] [/img]
agora vamos criar as sprites do badnik motobug se vcs obsevarem embaixo do nome do obj_motobug esta escrito SPRITE e la esta NO sprite e embaixo esta escrito NEW
[img] [/img]
agora click em new depois click em edit sprite depois em file e depois em add from strip
[img] [/img]
bem depois de criarmos as sprites nos vamos adicionar um parent ao obj_motobug aquele que eu disse no começo do tutorial o objParentEnemy
bem vcs podem ver que embaixo do obj_motobug esta escrito parent e mask logo embaixo do lado da palavra parent tem meio que uma folha (ou algo pareçido) lá vcs escolhem o objParentEnemy
assim ó
[img] [/img]
pronto apos selecionar o objParentEnemy vc ja pode dar play no seu jogo (logico coloque o obj_motobug na room primeiro)e sejem felizes
um aviso sempre coloquem dois obj_barreira badnik um na frente e um atras do obj_motobug se não vai dar problema ok
deixem assim na room
[img] [/img]
bem isso é para o badnik bater e voltar(vai e volta)
o resultado da nisso
[img] [/img]
espero ter ajudado vc comple_sonic e a todos os menbros com duvidas nesse assunto
comemtem por favor
se não entenderam algo me mande uma mp perguntando o que vc não entendeu ou pergunte aqui no topico mesmo seria ate melhor pois outros membros tbm poderam te ajudar
até o proximo tutorial
ganha + $10 pela contribuição
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apos ter baixado a engine e aberto ela va em objects depois vá em parents lá vc encontrará o objParentEnemy tudo certo então é esse o objeto que irá mostrar ao player se é ou não é um inimigo
bem depois de saber o que é o objParentEnemy va em create object nos o chamaremos de motobug(se quiser pode trocar o nome)
no obj_motobug adicione o evento create no evento create adicione a ação call event depois crie uma variavel nela deixe anplies to self em variable deixe image_speed e no value deixe 0.1
depois adicione a ação speed horizontal nela deixe anplies to self e depois em hor.speed deixe 2 (se vc quiser vc pode aumentar ou diminuir esse valor lembrando que essa é a velocidade do objeto na room)
seu obj_motobug deve estar + ou - assim
[img] [/img]
agora no obj_motobug crie o evento endStep no evento endStep coloque esse codigo
- Código:
if (xprevious > x) {
image_xscale=-1
}
else if (xprevious < x){
image_xscale=1
}
esse codigo serve para se por caso o obj_motobug esteja em uma direção a sprite dele tbm vai estar naquela direção agora se o obj-motobug virar de esquerda para direita a sprite vai virar tbm certo
agora vamo criar outro objeto nos o chamaremos de barreira badnik
nele vc vai desmarcar a opção visible e irá marcar a opção solid e deixe o depth dele em -1000
tbm coloque uma spite qualquer nele de preferencia um quadrado perfeito
seu obj_barreira_badnik deve estar mais ou menos assim
[img] [/img]
pronto de OK e volte ao obj_motobug
no obj_motobug crie o evento colision com o obj_barreira badnik e crie a ação reverse horizontal
e deixe em self
seu obj_motobug deve estar + ou - assim
[img] [/img]
agora vamos criar as sprites do badnik motobug se vcs obsevarem embaixo do nome do obj_motobug esta escrito SPRITE e la esta NO sprite e embaixo esta escrito NEW
[img] [/img]
agora click em new depois click em edit sprite depois em file e depois em add from strip
[img] [/img]
bem depois de criarmos as sprites nos vamos adicionar um parent ao obj_motobug aquele que eu disse no começo do tutorial o objParentEnemy
bem vcs podem ver que embaixo do obj_motobug esta escrito parent e mask logo embaixo do lado da palavra parent tem meio que uma folha (ou algo pareçido) lá vcs escolhem o objParentEnemy
assim ó
[img] [/img]
pronto apos selecionar o objParentEnemy vc ja pode dar play no seu jogo (logico coloque o obj_motobug na room primeiro)e sejem felizes
um aviso sempre coloquem dois obj_barreira badnik um na frente e um atras do obj_motobug se não vai dar problema ok
deixem assim na room
[img] [/img]
bem isso é para o badnik bater e voltar(vai e volta)
o resultado da nisso
[img] [/img]
espero ter ajudado vc comple_sonic e a todos os menbros com duvidas nesse assunto
comemtem por favor
se não entenderam algo me mande uma mp perguntando o que vc não entendeu ou pergunte aqui no topico mesmo seria ate melhor pois outros membros tbm poderam te ajudar
até o proximo tutorial
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Re: criando um badnik na revival engine
Ter 28 Jun - 22:21:41
Bom tutorial, valeu consegui criar alguns badnicks, agradecido pela ajuda
- MaciotaTheLegend
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Re: criando um badnik na revival engine
Qua 29 Jun - 6:54:41
Comple_Sonic escreveu:Bom tutorial, valeu consegui criar alguns badnicks, agradecido pela ajuda
sem problema cara fiz este tutorial com a vontade de ajudar vc e os outros .
- Skay Galaxte
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Re: criando um badnik na revival engine
Seg 7 Nov - 21:54:33
cara, o meu game maker só da erro falando que os códigos estão errados...
será pq ele é game maker 8.0 lite?
será pq ele é game maker 8.0 lite?
- InvitadoConvidado
Re: criando um badnik na revival engine
Seg 7 Nov - 21:57:35
Claro que sim,por isso todos usam o Game Maker PRO.
- Shadic Hyper
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Re: criando um badnik na revival engine
Ter 24 Jan - 0:35:55
Cara você não faz ideia de quanto me ajudou
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