Sonic Game Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar
Últimos assuntos
SONIC ADVENTURE 3Sáb 13 Jan - 13:50:03KellyaneFELIZ NATAL 2023Seg 25 Dez - 12:48:36Divin Sphere HiroshaiErro ao Abrir ProjetoTer 25 Jul - 8:44:49Ian LagesJá fazem 10 anos...Qua 3 maio - 12:21:59Divin Sphere HiroshaiFeliz Natal 2022Qua 11 Jan - 21:41:47Ian LagesTOUCH - AndroidSex 21 Out - 21:40:23Divin Sphere HiroshaiA volta de nat-frutoSex 12 Ago - 11:24:58Divin Sphere HiroshaiDiscord Game MakerDom 9 Jan - 23:16:01Nest_DJ.EXtremeHAPPY NEW YEAR 2022Sáb 1 Jan - 20:27:23Divin Sphere HiroshaiDoIt - Jogo AndroidSáb 1 Jan - 20:22:31Divin Sphere HiroshaiFELIZ NATAL 2021Sáb 25 Dez - 23:43:15Divin Sphere Hiroshaiefraim leonardo quadrinhos do sonicSeg 22 Nov - 8:48:52FizContaSóPraIsso[11/2021] Atualizações Importantes de SegurançaDom 7 Nov - 23:41:23Lago Roxoum post interessanteTer 27 Jul - 17:10:45Divin Sphere HiroshaiBring The Block - AndroidSáb 17 Abr - 15:31:53Divin Sphere Hiroshai

Ir para baixo
avatar
...
Mensagens : 106
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/01/2012
Masculino
Localização : Guaratinguetá - SP

Criar Libs Game Maker Empty Criar Libs Game Maker

Dom 29 Jan - 21:46:23
Criando Libs


Requerimentos: Library Maker, Game Maker 8.0 Pro / Lite

Experiência:Avançado

Descrição:O básico de criações de libs

1° Passo-Primeiramente baixe o Library Maker:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O que são libs?:


Libs- São todas aquelas abas que tem nas propriedades do objeto (move, main1, control...)

Criar Libs Game Maker Libs

Aquilo são libs. Livrarias para facilitar a vida de quem não sabe nada de códigos.

2° Passo-Criando uma nova Lib


Primeiro abra o LB(Library Maker)
e não se assuste com sua interface assustadora:


Criar Libs Game Maker Imagemfvz

Crie uma nova lib (Clique em File>New)
Em Tab Caption digite o nome da Lib. Eu vou nomear de main3

3° Passo-Criando uma ação


O que são ações?
Ações são aquelas funções Drag'n Drop dentro da lib(imagem)


Criar Libs Game Maker Acoes

Clique em Add para adicionar uma ação e vai aparecer as propiedades da ação

4° Passo - Conhecendo as Propiedades General:


Name: Coloque Aqui o nome da Ação (No meu caso: Destruir objeto)
Action ID: É o número de ID da ação (deixe como está)
Image: A imagem que você selecionar será o ícone da ação (o ícone deve ser de tamanho 24X24)
Description: É a descrição da ação
Hint Text : É o texto que vai aparecer quando você passar o mouse em cima dela.
List Text : É o texto que vai aparecer quando a Função estiver na aba de Actions nas propiedades do objeto (imagem).


Criar Libs Game Maker Imagemtd

Kind: Será o tipo de ação que a lib executará , deixe como Normal
Hidden : É para que ninguém consiga abrir a sua lib depois de publicada.
Advanced: Vocês já sabem para que que serve
Pro Edition Only: Serve para que a lib só funcione no Game Maker Pro.

5° Passo - Conhecendo as Propiedades Interface


Kind: Será o tipo de interface que terá a lib, deixe como Normal
Argument Count: Vou explicar logo

6° Passo – Definindo a função que a lib executará


Agora é saber um pouco de GML que vai ser bastante fácil

Em baixo tem uma propriedade chamada Execution
Nela tem as opções Nothing, Function, Code que vou explicar para que serve.
Nothing- Não faz Nada
Function- Faz a lib executar uma função em gml
Code- Abre um editor de códigos, no nosso caso coloque:


Código:
with(obj_player)
{
instance_destroy()
}

7° Passo – Usando arguments


Você deve estar se perguntando com que faz aquelas opções Speed, Direction...(imagem)


Criar Libs Game Maker Imagem2oo

Uma palavra arguments
Lembra do 5° Passo? Em que eu falei que ia explicar depois o que significava Argument Count.
Vou explicar agora. Em Argument Count deixe o numero um, aparecerá uma opção.

Em argument0 deixe o nome Objeto, ao lado selecione a opção Object, pronto.
Volte ao 6° passo e substitua aquele código por esse:


Código:
with(argument[0])
{
instance_destroy()
}

Salve a lib na pasta: “ C:\Arquivos de programas\Game Maker\lib”
Reinicie o Game Maker, crie um novo projeto após crie um objeto, no Create dele coloque a lib que você criou. Selecione o objecto que você quer que destrua e teste o jogo.

Isso é só, desculpe se não entenderam porque eu também não XD.
Lembrando que isso é só o básico.
FLWS


Fonte: G.M.B.R (Tutorial By Lucas 5293 que não é eu)
Sonic Luan
Sonic Luan
Mensagens : 2678
Reputação : 19
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 24
Masculino
Localização : Casa
https://sonicmaker.forumeiros.com

Criar Libs Game Maker Empty Re: Criar Libs Game Maker

Dom 29 Jan - 21:48:21

Muito bom o Tutorial ganha mais 5 rings!


OFF: Eu odeio esse Lucas 5293 Evil or Very Mad
avatar
...
Mensagens : 106
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/01/2012
Masculino
Localização : Guaratinguetá - SP

Criar Libs Game Maker Empty Re: Criar Libs Game Maker

Dom 29 Jan - 21:51:01
Sonic Luan escreveu:
Muito bom o Tutorial ganha mais 5 rings!


OFF: Eu odeio esse Lucas 5293 Evil or Very Mad
Obrigado pelos rings,em breve posto mais tutoriais de GM.
OFF: por que odeia esse cara,ele é gente boa (pelo menos comigo)
BlueFox
BlueFox
Mensagens : 1158
Reputação : -3
Data de inscrição : 30/09/2011
Idade : 24
Masculino
http://sonicuniversegamemak.forumeiros.com/forum

Criar Libs Game Maker Empty Re: Criar Libs Game Maker

Seg 30 Jan - 7:56:25
aaaaaaaaaaaaaahhhhh mano eu nem sabia que dava pra faser isso! muito legal gostei do tuto!
Conteúdo patrocinado

Criar Libs Game Maker Empty Re: Criar Libs Game Maker

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos