Login

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» [NOVO!] E-mail, canal e facebook!
por Ace A.R.D. Seg 5 Dez - 12:13:28

» Ainda há esperança? [POR FAVOR LEIA!]
por Ace A.R.D. Dom 4 Dez - 16:56:50

» Run Guy! (jogo de Jam)
por Divin Sphere Hiroshai Sex 2 Dez - 16:05:53

» Dando uma nova chance ao forum
por IanLages Sex 2 Dez - 15:18:16

» HQ: The Parallax
por Ace A.R.D. Sex 2 Dez - 8:16:00

» Meu site basico
por dangamer Ter 29 Nov - 16:14:03

» Baixe PROF-HERO!
por Efraim Leonardo Dom 27 Nov - 13:01:17

» Recolhendo numero de parças
por Divin Sphere Hiroshai Ter 22 Nov - 19:24:19

» Super Smash Bros. Crusade!
por BlueFox Seg 21 Nov - 10:44:26

» Novo Membro - Israel Games
por IsraelGames Sab 19 Nov - 8:40:02

» Sonic & Metal Sonic One-Shots
por Ace A.R.D. Sex 18 Nov - 17:52:37

» O fim se aproxima
por Ace A.R.D. Sex 18 Nov - 17:01:19

» forum morreu???? nooooo!!!
por Divin Sphere Hiroshai Sex 18 Nov - 14:46:16

» Stardust the history
por Divin Sphere Hiroshai Sex 18 Nov - 14:42:41

» Novo no Forum - Me chamem de Fubuki
por fujoshiman1234 Qui 10 Nov - 16:38:59

» Nova série animada e vaga para dublagem
por Divin Sphere Hiroshai Sab 5 Nov - 19:14:07

» Adeus SGM parte 1
por Divin Sphere Hiroshai Ter 1 Nov - 19:21:37

» A Jornada Completo
por Divin Sphere Hiroshai Qua 12 Out - 16:06:38

» Um Menu Diferenciado e ... votação ? o.Õ
por Nest_DJ.EXtreme Dom 9 Out - 18:00:23

» Gibi do Sonic com um titulo grande demais
por dangamer Dom 18 Set - 20:01:36


Tutorial - Como fazer terremoto no game Maker

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tutorial - Como fazer terremoto no game Maker

Mensagem por ... em Seg 30 Jan - 6:32:00

Falaaee moçada!
Por alguma estranha razão,sempre q algo de bom acontece comigo,eu crio um novo tutorial!!
Entao,hj resolvi ensinar aos pequenos gafanhotos,um efeito mto interessante: o efeito de TERREMOTO! Vamos sacudir o GM!! XD

Nome: Efeito de terremoto
Descrição: Neste tuto iremos aprender a "sacudir" a tela de seu jogo usando a variável view_angle,causando um efeito bem interessante!
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: GM 7/8 PRO,mas creio q funcione no Lite tbm.

Para começarmos a criar nosso efeito de terremoto,iremos precisar declarar algumas variáveis globais.Caso vc nao tenha algum obj_controle,ou algum similar, crie um,e em seu CREATE,digite:


Código:
global.TREMOR=0
global.TREMOR2=0

Que beleza! Já temos nossas variáveis! Agora,vamos explicar a funçao de cada uma no nosso efeito:

TREMOR Este valor deverá ser sempre mantido como 0. Ele controla o efeito propriamente dito,faz a tela balançar pra um lado,e depois pro outro... Irei explicar melhor Happy
TREMOR2 É a força do tremor! Quanto maior este valor,mais forte será o terremoto!
Usando direito essa variável,facilmente vc pode fazer efeitos reais pra qunado uma pedra cair no chao ou quando uma enorme explosão acontecer!

Lembre-se,aí no CREATE esses valores devem ser mantidos como 0!!

Bem,a explicação deste tuto será de trás para frente. Primeiro,veja o resultado do efeito,depois,entenda como ele foi feito. No STEP deste objeto,digite
:


Código:
if keyboard_check_pressed( alguma tecla )=true
global.TREMOR2=4 ( ou algum outro valor maior do que 0

Agora,num código separado,digite:

Código:
[color=darkblue]if global.TREMOR=0
{
view_angle-=global.TREMOR2/1.5
if view_angle<-global.TREMOR2
global.TREMOR=1
}

if global.TREMOR=1
{
view_angle+=global.TREMOR2/1.5
if view_angle>global.TREMOR2
global.TREMOR=0
}

if global.TREMOR2>0
global.TREMOR2-=global.TREMOR2/10
else
{
view_angle=0
global.TREMOR=0
}[/color]

Até q nao é um código tao grande,nao é msm??
Ponha este objeto na room e teste,pressionando a tecla q vc escolheu na
hora de digitar o código.
ATENÇÃO!! Certifique-se de q há algum objeto na tela para notar o tremor,e tbm veja se a view da room está ativada! E entao..teste.

Ahh!! Legal né? xD
Agora,vamos entender como esse efeito foi feito: ( rimo!!! XD )

No momento em q a tecla é pressionada, a variável TREMOR2 fica sendo igual ao valor q está lá. Nesse momento,esta parte do código entra em ação:


Código:
[color=darkblue]if global.TREMOR=0
{
view_angle-=global.TREMOR2/1.5
if view_angle<-global.TREMOR2
global.TREMOR=1
}[/color]
Como TREMOR está igual a zero,usando a variável view_angle ( o ângulo da room ),a tela irá inclinar numa velocidade definida pela variável TREMOR2,até q,ao inclinar até certo ponto,tbm definido pela variável TREMOR2,TREMOR fica sendo igual a 1,o q desativa esta parte do código,ativando esta:

Código:
[color=darkblue]if global.TREMOR=1
{
view_angle+=global.TREMOR2/1.5
if view_angle>global.TREMOR2
global.TREMOR=0
}[/color]

É a msm coisa! Mas inclinando a room para o outro lado,e q ao chegar à outro certo ponto,retorna a varíavel TREMOR para 0. Com isso,a view ficaria neste momivento continuamente. Se nao fosse...por esta parte:

Código:
[color=darkblue]if global.TREMOR2>0
global.TREMOR2-=global.TREMOR2/10
else
{
view_angle=0
global.TREMOR=0
}[/color]

Lembra-se,q praticamente todo o movimento do efeito era baseado na variável TREMOR2?
Então,como vemos no código,enquanto ela estiver maior do q 0,ou
seja,enquanto o terremoto estiver sendo executado,seu valor
diminuirá,fazendo com q o terremoto "se acalme".
E no momento em q ele chega a 0,o terremoto acaba!

Viram? Uma forma simples de se criar um efeito bem legal e útil para seus jogos! xD

Espero ter ajudado mais alguem por aí... quem sabe?


TUTORIAL ORIGINAL BY:
[b]SIGILOSO - GMBR
[/b]

...

Mensagens : 116
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/01/2012
Masculino
Localização : Guaratinguetá - SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer terremoto no game Maker

Mensagem por BlueFox em Seg 30 Jan - 6:33:44

lol que legal woody !!!!!! terremoto vai me ajudar muito! obrigado woody!


OFF:CREDO WOODY VC TA CHEIO DE TUTOS!!! Shocked

______________________________________________________________________________________________

BlueFox

Mensagens : 1297
Reputação : -3
Data de inscrição : 30/09/2011
Idade : 17
Masculino

Ver perfil do usuário http://sonicuniversegamemak.forumeiros.com/forum

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer terremoto no game Maker

Mensagem por ... em Seg 30 Jan - 6:36:45

[img]http://r26.imgfast.net/users/3115/25/46/24/smiles/495182162.png[/img] escreveu:lol que legal !!!!!! terremoto vai me ajudar muito! obrigado !


OFF:CREDO WOODY VC TA CHEIO DE TUTOS!!! Shocked

Simplismente procurei os tutoriais
por que os usuários estão pouco
interessados em GM.
E isso é ruim pro Fórum,
Pois os Objetivos dele é aprender a
criar jogos (mesmo não sendo de Sonic)
Queria fazer isso faz tempo.
Mais um pouco de tempo livre consegui
Até a próxima Sopiga!

...

Mensagens : 116
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/01/2012
Masculino
Localização : Guaratinguetá - SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tutorial - Como fazer terremoto no game Maker

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:23:46


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum