- ...
- Mensagens : 106
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/01/2012
Localização : Guaratinguetá - SP
Tutorial - Como fazer terremoto no game Maker
Seg 30 Jan - 9:32:00
Falaaee moçada!
Por alguma estranha razão,sempre q algo de bom acontece comigo,eu crio um novo tutorial!!
Entao,hj resolvi ensinar aos pequenos gafanhotos,um efeito mto interessante: o efeito de TERREMOTO! Vamos sacudir o GM!! XD
Nome: Efeito de terremoto
Descrição: Neste tuto iremos aprender a "sacudir" a tela de seu jogo usando a variável view_angle,causando um efeito bem interessante!
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: GM 7/8 PRO,mas creio q funcione no Lite tbm.
Para começarmos a criar nosso efeito de terremoto,iremos precisar declarar algumas variáveis globais.Caso vc nao tenha algum obj_controle,ou algum similar, crie um,e em seu CREATE,digite:
Que beleza! Já temos nossas variáveis! Agora,vamos explicar a funçao de cada uma no nosso efeito:
TREMOR Este valor deverá ser sempre mantido como 0. Ele controla o efeito propriamente dito,faz a tela balançar pra um lado,e depois pro outro... Irei explicar melhor Happy
TREMOR2 É a força do tremor! Quanto maior este valor,mais forte será o terremoto!
Usando direito essa variável,facilmente vc pode fazer efeitos reais pra qunado uma pedra cair no chao ou quando uma enorme explosão acontecer!
Lembre-se,aí no CREATE esses valores devem ser mantidos como 0!!
Bem,a explicação deste tuto será de trás para frente. Primeiro,veja o resultado do efeito,depois,entenda como ele foi feito. No STEP deste objeto,digite:
Agora,num código separado,digite:
Até q nao é um código tao grande,nao é msm??
Ponha este objeto na room e teste,pressionando a tecla q vc escolheu na
hora de digitar o código.
ATENÇÃO!! Certifique-se de q há algum objeto na tela para notar o tremor,e tbm veja se a view da room está ativada! E entao..teste.
Ahh!! Legal né? xD
Agora,vamos entender como esse efeito foi feito: ( rimo!!! XD )
No momento em q a tecla é pressionada, a variável TREMOR2 fica sendo igual ao valor q está lá. Nesse momento,esta parte do código entra em ação:
É a msm coisa! Mas inclinando a room para o outro lado,e q ao chegar à outro certo ponto,retorna a varíavel TREMOR para 0. Com isso,a view ficaria neste momivento continuamente. Se nao fosse...por esta parte:
Lembra-se,q praticamente todo o movimento do efeito era baseado na variável TREMOR2?
Então,como vemos no código,enquanto ela estiver maior do q 0,ou
seja,enquanto o terremoto estiver sendo executado,seu valor
diminuirá,fazendo com q o terremoto "se acalme".
E no momento em q ele chega a 0,o terremoto acaba!
Viram? Uma forma simples de se criar um efeito bem legal e útil para seus jogos! xD
Espero ter ajudado mais alguem por aí... quem sabe?
TUTORIAL ORIGINAL BY:
[b]SIGILOSO - GMBR
[/b]
Por alguma estranha razão,sempre q algo de bom acontece comigo,eu crio um novo tutorial!!
Entao,hj resolvi ensinar aos pequenos gafanhotos,um efeito mto interessante: o efeito de TERREMOTO! Vamos sacudir o GM!! XD
Nome: Efeito de terremoto
Descrição: Neste tuto iremos aprender a "sacudir" a tela de seu jogo usando a variável view_angle,causando um efeito bem interessante!
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: GM 7/8 PRO,mas creio q funcione no Lite tbm.
Para começarmos a criar nosso efeito de terremoto,iremos precisar declarar algumas variáveis globais.Caso vc nao tenha algum obj_controle,ou algum similar, crie um,e em seu CREATE,digite:
- Código:
global.TREMOR=0
global.TREMOR2=0
Que beleza! Já temos nossas variáveis! Agora,vamos explicar a funçao de cada uma no nosso efeito:
TREMOR Este valor deverá ser sempre mantido como 0. Ele controla o efeito propriamente dito,faz a tela balançar pra um lado,e depois pro outro... Irei explicar melhor Happy
TREMOR2 É a força do tremor! Quanto maior este valor,mais forte será o terremoto!
Usando direito essa variável,facilmente vc pode fazer efeitos reais pra qunado uma pedra cair no chao ou quando uma enorme explosão acontecer!
Lembre-se,aí no CREATE esses valores devem ser mantidos como 0!!
Bem,a explicação deste tuto será de trás para frente. Primeiro,veja o resultado do efeito,depois,entenda como ele foi feito. No STEP deste objeto,digite:
- Código:
if keyboard_check_pressed( alguma tecla )=true
global.TREMOR2=4 ( ou algum outro valor maior do que 0
Agora,num código separado,digite:
- Código:
[color=darkblue]if global.TREMOR=0
{
view_angle-=global.TREMOR2/1.5
if view_angle<-global.TREMOR2
global.TREMOR=1
}
if global.TREMOR=1
{
view_angle+=global.TREMOR2/1.5
if view_angle>global.TREMOR2
global.TREMOR=0
}
if global.TREMOR2>0
global.TREMOR2-=global.TREMOR2/10
else
{
view_angle=0
global.TREMOR=0
}[/color]
Até q nao é um código tao grande,nao é msm??
Ponha este objeto na room e teste,pressionando a tecla q vc escolheu na
hora de digitar o código.
ATENÇÃO!! Certifique-se de q há algum objeto na tela para notar o tremor,e tbm veja se a view da room está ativada! E entao..teste.
Ahh!! Legal né? xD
Agora,vamos entender como esse efeito foi feito: ( rimo!!! XD )
No momento em q a tecla é pressionada, a variável TREMOR2 fica sendo igual ao valor q está lá. Nesse momento,esta parte do código entra em ação:
- Código:
[color=darkblue]if global.TREMOR=0
{
view_angle-=global.TREMOR2/1.5
if view_angle<-global.TREMOR2
global.TREMOR=1
}[/color]
- Código:
[color=darkblue]if global.TREMOR=1
{
view_angle+=global.TREMOR2/1.5
if view_angle>global.TREMOR2
global.TREMOR=0
}[/color]
É a msm coisa! Mas inclinando a room para o outro lado,e q ao chegar à outro certo ponto,retorna a varíavel TREMOR para 0. Com isso,a view ficaria neste momivento continuamente. Se nao fosse...por esta parte:
- Código:
[color=darkblue]if global.TREMOR2>0
global.TREMOR2-=global.TREMOR2/10
else
{
view_angle=0
global.TREMOR=0
}[/color]
Lembra-se,q praticamente todo o movimento do efeito era baseado na variável TREMOR2?
Então,como vemos no código,enquanto ela estiver maior do q 0,ou
seja,enquanto o terremoto estiver sendo executado,seu valor
diminuirá,fazendo com q o terremoto "se acalme".
E no momento em q ele chega a 0,o terremoto acaba!
Viram? Uma forma simples de se criar um efeito bem legal e útil para seus jogos! xD
Espero ter ajudado mais alguem por aí... quem sabe?
TUTORIAL ORIGINAL BY:
[b]SIGILOSO - GMBR
[/b]
Re: Tutorial - Como fazer terremoto no game Maker
Seg 30 Jan - 9:33:44
lol que legal woody !!!!!! terremoto vai me ajudar muito! obrigado woody!
OFF:CREDO WOODY VC TA CHEIO DE TUTOS!!!
OFF:CREDO WOODY VC TA CHEIO DE TUTOS!!!
- ...
- Mensagens : 106
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/01/2012
Localização : Guaratinguetá - SP
Re: Tutorial - Como fazer terremoto no game Maker
Seg 30 Jan - 9:36:45
[img]https://2img.net/u/3115/25/46/24/smiles/495182162.png[/img] escreveu:lol que legal !!!!!! terremoto vai me ajudar muito! obrigado !
OFF:CREDO WOODY VC TA CHEIO DE TUTOS!!!
Simplismente procurei os tutoriais
por que os usuários estão pouco
interessados em GM.
E isso é ruim pro Fórum,
Pois os Objetivos dele é aprender a
criar jogos (mesmo não sendo de Sonic)
Queria fazer isso faz tempo.
Mais um pouco de tempo livre consegui
Até a próxima Sopiga!
por que os usuários estão pouco
interessados em GM.
E isso é ruim pro Fórum,
Pois os Objetivos dele é aprender a
criar jogos (mesmo não sendo de Sonic)
Queria fazer isso faz tempo.
Mais um pouco de tempo livre consegui
Até a próxima Sopiga!
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos