[Tutorial]Como fazer boost
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[Tutorial]Como fazer boost
Sáb 21 Jan - 17:57:45
Olá pessoal, vou ensiná-los agora a como criar um boost e sair turbando por aí.
Feito no GM 8.
Bom, vamos lá.
Antes de tudo, usarei as variáveis global.boost (para o boost) e global.pose (para o boost ficar para a esquerda ou direita, dependendo do player).
Sugestão: para por o global.pose, ponha no step (e no create, de acordo com a direção em que ele é criado) do player:
No Step do Player
E no create do Player
Considerando que você já tenha o Player já configurado para andar de um lado pro outro, vamos criar o sprite do efeito do boost.
Não precisa ter várias subimagens, o meu, por exemplo, tem 3.
E não se esqueça de ajustar a opacidade para ficar meio transparente
Tendo o sprite do efeito do Boost, vamos criar o objeto do Boost.
Crie um objeto com um nome qualquer (sugiro objBoost ou obj_boost), nele, ponha o Depth como -10 (ou outro valor menor), visível, não sólido e vamos criar 3 eventos:
Evento 1 - Create
Nesse evento, vamos colocar esse código
Evento 2 - Step
Aqui, vamos definir o que acontecerá quando o boost estiver sendo usado, vamos colocar esse código no evento:
Nesse caso, vou explicar o que acontece:
O global.boost-=0.3, define quanto ele perde enquanto usa, nesse caso, 0.3 por step.
O if global.pose=false/true, define a direção do boost, esquerda ou direita.
O if global.boost<1{instace_destroy()}, diz ao GM que se o boost acabar, ele some
Evento 3 - End Step
Aqui, vamos colocar esse código
Explicando:
Com isso, o boost será criado aonde o player está!
ETAPA 2 - Fazendo o boost acelerar o Player
Aqui, vamos mudar o Player. No Player, vamos adicionar um evento de colisão com o boost, e nesse evento, colocar esse código
Pode-se mudar o 25 para outro valor qualquer.
ETAPA 3 - Adicionando o botão de boost
Novamente no Player, vamos criar um evento de Key_press (isso mesmo, Key Press), nele, você escolhe qualquer tecla que quiser para acionar o boost.
Então, nesse evento, vamos colocar essas seguintes ações:
Ação 1 - Test Expression
Para quem não sabe onde fica, fica na aba Control, e é uma ? (ou basta olhar a imagem abaixo):
Então, colocamos a ação Test Expression, e lá, terá umm campo para escrever, você escreve isso:
Ação 2 - Start of a block
Ação 3 - Create instance
Para quem não sabe, Create instance fica na aba Main1 e é o primeiro quadrinho (uma lâmpada).
Nele, você coloca:
Não se esqueça de marcar o Relative.
Ação 4 - End of a block
ETAPA 5 - Fazendo o boost parar quando soltar o botão de boost
Agora só adicionar um evento de Key Release e colocar a tecla que você pôs para ativar o boost. Então, nele, põe uma ação de Destroy instance, e na Destroy Instance, marque Object e indique o obj_boost:
ETAPA 6 - Crie a room e saia turbando por aí
Espero que tenham gostado do tutorial, e tenha algum meio de recarregar o boost.
Créditos:
Taigo (me ensinou a fazer o boost desse jeito)
Feito no GM 8.
Bom, vamos lá.
Antes de tudo, usarei as variáveis global.boost (para o boost) e global.pose (para o boost ficar para a esquerda ou direita, dependendo do player).
Sugestão: para por o global.pose, ponha no step (e no create, de acordo com a direção em que ele é criado) do player:
- Código:
if keyboard_check (vk_right) {global.pose=false}
if keyboard_check (vk_left) {global.pose=true}
No Step do Player
- Código:
if global.boost>100 {global.boost=100}
if global.boost<0 {global.boost=0}
E no create do Player
- Código:
global.boost=0 //ou outro valor que queira por
global.pose=false //false se ele for criado virado para a direita, true se for criado para a esquerda
Considerando que você já tenha o Player já configurado para andar de um lado pro outro, vamos criar o sprite do efeito do boost.
Não precisa ter várias subimagens, o meu, por exemplo, tem 3.
E não se esqueça de ajustar a opacidade para ficar meio transparente
Tendo o sprite do efeito do Boost, vamos criar o objeto do Boost.
Crie um objeto com um nome qualquer (sugiro objBoost ou obj_boost), nele, ponha o Depth como -10 (ou outro valor menor), visível, não sólido e vamos criar 3 eventos:
Evento 1 - Create
Nesse evento, vamos colocar esse código
- Código:
sprite_index=sprite_do_boost;image_speed=0.5
Evento 2 - Step
Aqui, vamos definir o que acontecerá quando o boost estiver sendo usado, vamos colocar esse código no evento:
- Código:
global.boost-=0.3
if global.pose=false
{image_xscale=+1}
if global.pose=true
{image_xscale=-1}
if global.boost<1{instance_destroy()}
Nesse caso, vou explicar o que acontece:
O global.boost-=0.3, define quanto ele perde enquanto usa, nesse caso, 0.3 por step.
O if global.pose=false/true, define a direção do boost, esquerda ou direita.
O if global.boost<1{instace_destroy()}, diz ao GM que se o boost acabar, ele some
Evento 3 - End Step
Aqui, vamos colocar esse código
- Código:
x=obj_player.x
y=obj_player.y
Explicando:
Com isso, o boost será criado aonde o player está!
ETAPA 2 - Fazendo o boost acelerar o Player
Aqui, vamos mudar o Player. No Player, vamos adicionar um evento de colisão com o boost, e nesse evento, colocar esse código
- Código:
if global.pose=false {hspeed=25}
if global.pose=true {hspeed=-25}
Pode-se mudar o 25 para outro valor qualquer.
ETAPA 3 - Adicionando o botão de boost
Novamente no Player, vamos criar um evento de Key_press (isso mesmo, Key Press), nele, você escolhe qualquer tecla que quiser para acionar o boost.
Então, nesse evento, vamos colocar essas seguintes ações:
Ação 1 - Test Expression
Para quem não sabe onde fica, fica na aba Control, e é uma ? (ou basta olhar a imagem abaixo):
Então, colocamos a ação Test Expression, e lá, terá umm campo para escrever, você escreve isso:
- Código:
global.boost>1
Ação 2 - Start of a block
Ação 3 - Create instance
Para quem não sabe, Create instance fica na aba Main1 e é o primeiro quadrinho (uma lâmpada).
Nele, você coloca:
Não se esqueça de marcar o Relative.
Ação 4 - End of a block
ETAPA 5 - Fazendo o boost parar quando soltar o botão de boost
Agora só adicionar um evento de Key Release e colocar a tecla que você pôs para ativar o boost. Então, nele, põe uma ação de Destroy instance, e na Destroy Instance, marque Object e indique o obj_boost:
ETAPA 6 - Crie a room e saia turbando por aí
Espero que tenham gostado do tutorial, e tenha algum meio de recarregar o boost.
Créditos:
Taigo (me ensinou a fazer o boost desse jeito)
- Yuri The Hedgehog
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Re: [Tutorial]Como fazer boost
Sáb 21 Jan - 17:59:38
Bom tuto, mas aqui não esta mostrando nenhuma imagem...
- Julio The Fox
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Re: [Tutorial]Como fazer boost
Sáb 21 Jan - 18:04:32
Ups, esqueci de postar Yuri, valeu por avisar
EDIT
imagens postadas
EDIT
imagens postadas
- Julio The Fox
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Re: [Tutorial]Como fazer boost
Sáb 21 Jan - 20:51:36
Valeu os
Gostou do tuto?
Gostou do tuto?
Re: [Tutorial]Como fazer boost
Dom 22 Jan - 23:06:08
Nem ganho rings por isso? ¬¬
O tutorial fico bom cara mas, você não me falo nada! (A programação é a mesma que botei no seu jogo)
Também quero 10 rings ou então divide!
O tutorial fico bom cara mas, você não me falo nada! (A programação é a mesma que botei no seu jogo)
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Re: [Tutorial]Como fazer boost
Qui 26 Jan - 22:10:11
Tutorial bom,mas tô preguiçoso demais pra fazer
Assim quando der,posto falando se deu certo ou não.
Assim quando der,posto falando se deu certo ou não.
- Gabriel o ouriço
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Re: [Tutorial]Como fazer boost
Qua 4 Jul - 10:36:56
Nao resultou o sonic nao faz nem sequer o obj_boost
Re: [Tutorial]Como fazer boost
Qua 4 Jul - 10:39:39
vc deve ter feito alguma coisa errada pois eu consegui faser na minha engine e funcionou direitinho
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Re: [Tutorial]Como fazer boost
Qua 4 Jul - 12:15:44
fiz tudo certo mas deu erro
aparece só o boost e não fica rápido
aparece só o boost e não fica rápido
- Slash the hedgehog
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Re: [Tutorial]Como fazer boost
Qui 30 Jan - 4:27:54
Pessoal eu não to conseguindo alguem pode me ajudar ??
- Lucas Dojiyu
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Re: [Tutorial]Como fazer boost
Qui 30 Jan - 14:13:27
cara esse topico e velho,nao pode reviver topicos
- Sonic, o android
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Re: [Tutorial]Como fazer boost
Qua 16 Abr - 9:44:44
Obrigado me-ajodou muito!
TÓPICO REVIVIDO
-25% WARN
TÓPICO REVIVIDO
-25% WARN
- Emerson the Hedgehog
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Re: [Tutorial]Como fazer boost
Sex 16 Jan - 14:12:37
não da pra ver as imagens assim ñ vai dar
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