Tutorial de animação de tédio
em Ter 22 Maio - 23:48:58
Em vários jogos atualmente, quando se deixa o jogador parado por um tempo, ele provavelmente vai ficar entediado.
Pois bem, esse tutorial vai ensinar a como fazer isso.
Bem simples e pode ser feito de 3 maneiras:
- Timeline
- Alarm
- Variável
Vou ensinar o método de variável, já que funciona em engines (ao menos nas que testei).
Passo 1
Primeiro crie os sprites de tédio, geralmente serão 2, um para iniciar a animação e outro para ficar repetindo.
Depois, crie objetos (um para o início da animação e outro para ficar repetindo).
Passo 2
Considerando que você tenha um objeto para o player já configurado, vamos por o seguinte código no create do player:
Claro que pode usar outro nome na variável.
No Step do player, colocamos o seguinte:
Agora vamos no 1º objeto com a animação temporária e colocamos assim:
No Create
No Step
No Animation End
No 2º objeto com a animação repetitiva, apenas repita o código do create e do step.
E pronto! Espero que tenham gostado.
See ya.

Pois bem, esse tutorial vai ensinar a como fazer isso.
Bem simples e pode ser feito de 3 maneiras:
- Timeline
- Alarm
- Variável
Vou ensinar o método de variável, já que funciona em engines (ao menos nas que testei).
Passo 1
Primeiro crie os sprites de tédio, geralmente serão 2, um para iniciar a animação e outro para ficar repetindo.
Depois, crie objetos (um para o início da animação e outro para ficar repetindo).
Passo 2
Considerando que você tenha um objeto para o player já configurado, vamos por o seguinte código no create do player:
- Código:
global.tedio=0 // variável para fazer a animação
Claro que pode usar outro nome na variável.

No Step do player, colocamos o seguinte:
- Código:
if hspeed=0 && yspeed=0 {global.tedio+=1} else {global.tedio=0}
if global.tedio>180 {global.tedio=180}
if global.tedio= 180 {instance_change (obj_tedio1, true)
//Pode-se trocar o número 180 por outro de sua escolha. E caso use alguma
engine que tenha variável de velocidade, troque o hspeed e o yspeed
pelas variáveis correspondentes.
Agora vamos no 1º objeto com a animação temporária e colocamos assim:
No Create
- Código:
image_speed=0.4 //ou outro valor
No Step
- Código:
if keyboard_check_pressed (vk_left) or if keyboard_check_pressed (vk_right) {instance_change (obj_player,true)}
No Animation End
- Código:
instance_change (obj_tedio2,true)
No 2º objeto com a animação repetitiva, apenas repita o código do create e do step.
E pronto! Espero que tenham gostado.
See ya.

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Lutar sempre, vencer talvez, desistir jamais.

By: Yuri The Hedgehog

Re: Tutorial de animação de tédio
em Qua 23 Maio - 3:18:13
ficou muito boa seu tuto amigão, meus parabéns vc é um ótimo programer
PS: Tu entra no msn que horas seu bandido?
PS: Tu entra no msn que horas seu bandido?
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Amigos até o fim!
Re: Tutorial de animação de tédio
em Qua 23 Maio - 10:37:51
otimo tutorial julio meus parabens gostei muito dele!
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Re: Tutorial de animação de tédio
em Qua 23 Maio - 14:47:58
@ 
Obrigado pelos rings! ^^
@
Ainda estou longe de ser um ótimo programador, mas estou estudando para isso, estou a semana toda ocupado agora com curso e vôlei. Tá difícil de entrar no msn, e entro assim que possível.
@
Que bom que gostou! ^^

Obrigado pelos rings! ^^
@

Ainda estou longe de ser um ótimo programador, mas estou estudando para isso, estou a semana toda ocupado agora com curso e vôlei. Tá difícil de entrar no msn, e entro assim que possível.
@

Que bom que gostou! ^^
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Lutar sempre, vencer talvez, desistir jamais.

By: Yuri The Hedgehog

Re: Tutorial de animação de tédio
em Dom 21 Out - 14:46:51
Ei
, Bom Tutorial!

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