Sonic Game Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar
Últimos assuntos
SONIC ADVENTURE 3Sáb 13 Jan - 13:50:03KellyaneFELIZ NATAL 2023Seg 25 Dez - 12:48:36Divin Sphere HiroshaiErro ao Abrir ProjetoTer 25 Jul - 8:44:49Ian LagesJá fazem 10 anos...Qua 3 maio - 12:21:59Divin Sphere HiroshaiFeliz Natal 2022Qua 11 Jan - 21:41:47Ian LagesTOUCH - AndroidSex 21 Out - 21:40:23Divin Sphere HiroshaiA volta de nat-frutoSex 12 Ago - 11:24:58Divin Sphere HiroshaiDiscord Game MakerDom 9 Jan - 23:16:01Nest_DJ.EXtremeHAPPY NEW YEAR 2022Sáb 1 Jan - 20:27:23Divin Sphere HiroshaiDoIt - Jogo AndroidSáb 1 Jan - 20:22:31Divin Sphere HiroshaiFELIZ NATAL 2021Sáb 25 Dez - 23:43:15Divin Sphere Hiroshaiefraim leonardo quadrinhos do sonicSeg 22 Nov - 8:48:52FizContaSóPraIsso[11/2021] Atualizações Importantes de SegurançaDom 7 Nov - 23:41:23Lago Roxoum post interessanteTer 27 Jul - 17:10:45Divin Sphere HiroshaiBring The Block - AndroidSáb 17 Abr - 15:31:53Divin Sphere Hiroshai

Ir para baixo
maxsonic the hedgehog
maxsonic the hedgehog
Mensagens : 37
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/12/2011
Idade : 23
Masculino
Localização : salvador

um mundo da comunidade de sonic .sera que a ainda ha espaço para os fan sites  Empty um mundo da comunidade de sonic .sera que a ainda ha espaço para os fan sites

Sex 16 Nov - 0:54:56

Nos anos 90 não havia comunidade de fãs do Sonic pela simples razão de que naquela época toda a informação que você poderia ter sobre os games, ou você tinha nas revistas de Vídeo Game (as saudosas Super Game Power, Videogame, Ação Games, etc), que hoje aliás podemos ver como elas eram fracas e atrasadas, ou em programas de televisão.

Havia poucos programas de TV sobre games. Em TV aberta havia um programa na Bandeirantes. E no Multishow havia o Star Games. Isso era tudo o que você poderia ter sobre o mundo dos games naquela época.

Lá por 1994, surgiu o que talvez seja um projeto de fan site primitivo. Não site propriamente, mas uma Revista de Fã. Era a Sega Mania. Uma revista declaradamente considerada revista de fãs da Sega. Tinha um layout bem esquisito, umas reportagens meio malucas, algo que realmente fugia ao padrão de jornalismo das revistas de games da época. Ou seja, a revista já tinha um estilo de “comunidade”, algo de fã.

Vieram os anos 2000 e com eles a popularização da internet. Conectar na internet sábado às 14:00 na época em que as ligações locais eram tarifadas por pulsos e a partir deste horário era um único pulso, fazia com que praticamente todos os internautas entrassem por esse horário. Quem fosse mais rápido, conseguia conectar. Quem demorasse, talvez teria que insistir até conseguir dar linha e conectar na internet.

O início dos anos 2000 e a popularização da internet fez surgir o conceito de fan site. Eram sites feitos por fãs de alguma marca, franquia ou produto. Os fan sites de Sonic surgiram praticamente junto da popularização da internet.

Eram de visuais simples, todos feitos em editores de HTML simples que vinham de padrão no Windows, como o FrontPage Express. Alguns até faziam no “braço”, direto no bloco de notas. Basicamente o layout eram menus verticais e divisão do site em frames. Você clicava num conteúdo e ele abria no frame do meio.

Assim, por exemplo, no ano de 2000, os primeiros fan sites de Sonic era o “Daniel Page Sonic”, que era um dos poucos sites a trazer a rom do Sonic 3 & Knuckles. Me recordo bem que foi neste site que eu peguei pela primeira vez a rom do Sonic 3 & Knuckles e pude enfim virar Hyper Sonic, Hyper Knuckles (XD) e Tails. Tinha um fundo que parecia um “fogo”, e trazia algumas informações sobre os personagens.

Outro site muito conhecido lá no ano 2000 era o Laura Page Sonic. Este site foi praticamente o primeiro site de todos os fãs do Sonic do Brasil daquele início dos anos 2000. A Laura Paga Sonic trazia descrição dos personagens, misturando personagens oficiais com personagens da Archie Comics. Foi no Laura Page Sonic que eu, por exemplo, descobri o Ashura, que eu não sabia que existia até então.

O terceiro site que não posso deixar de mencionar, é o famoso Yuski the Dog HP. O Yuski, que hoje se dedica a desenhar mangás (e muito bem, por sinal), fazia ótimos hacks e divulgava muito em seu site conteúdo de fãs, de modo que o site era bem interativo. Falando em hack, também não posso deixar de mencionar o Esrael Page Sonic, site especializado em hacks do Sonic e em Game Genie. Neste site descobri quase todos os códigos genie do Sonic e descobri como acessar a Hidden Palace no Sonic 2 final.

Esses fan sites reuniam as visitas, que tinham no contato com o webmaster um meio de trocar idéias sobre o Sonic. A média de idade dos webmaster dos sites de Sonic naquela época era em torno de 14, 15, 16 anos. Os visitantes não fugiam muito desta idade. Mas não havia ainda contato entre os fãs.

Começava a engatinhar no começo de 2000, 2001 o conceito de “Fórum”. Grupos de discussão onde qualquer um poderia postar qualquer coisa e assim começou o que talvez seja o primeiro fórum de Sonic, que é o fórum do site Yuski the Dog, que começou a formar a primeira comunidade de fãs do Sonic no Brasil.

Começava a também a se popularizar os chats do Uol nas salas de Videogame. Havia uma, por exemplo, da Sega. E é nesta sala da Sega, que por exemplo eu conheci o Sonigor, que veio a ser o primeiro co-webmaster da Power Sonic.

2001, 2002. Começa a se popularizar o ICQ e o MSN. As pessoas se encontravam nos fóruns e começavam a trocar mensagens nos comunicadores instantâneos. Os fóruns vão se popularizando.

A Power Sonic que havia surgido então em 2001 também entra nessa onda. Lá por 2003, 2004 tivemos um grande pico de atividade entre os fãs do Sonic. Haviam 3 comunidades Sonic fortes: a da Totalmente Sonic (novo nome do Yuski the Dog HP), a da Power Sonic e a do site Sonic Zone.

De 2004 a 2007, os fóruns atingem seu pico de popularidade e começam a surgir os servers de streaming no ano de 2007. Com isso começam as Fan Rádios de Sonic. A Power Sonic também teve a sua, a “Rádio Sonic”. Posteriormente fundiu-se com a Rádio do Portal Sonic e ficou a Sonic FM. E em 2009 separou-se e tivemos uma nova Rádio, a Sonic Alliance.

Podemos assim dizer, que havia uma primeira onda de fan sites do Sonic, aquela de 2000 e 2001, 2002. Poucos sites, muito simples, muito conteúdo disperso. Uma segunda onda, maior, de 2003, 2004 até 2007, 2008, um pouquinho de 2009, onde os sites se tornaram mais fortes, mais completos, com conteúdos mais robustos e a popularização das comunidades. Essa foi sem dúvida a fase mais gostosa da comunidade Sonic na internet. A idade dos fãs, que na primeira onda era mais alta, passa a ser uma geração mais jovem, embora alguns mais antigos ainda continuassem na ativa.

A partir de 2009 começam a se popularizar os blogs. E muitas vezes surgidos no ímpeto, de súbito, sem muito critério de conteúdo, muita cópia, muito plágio, e com pouca duração. O YouTube vira febre e o Wikipédia passa a ser referência de conteúdo. Além disso, o Orkut começa a se popularizar e talvez ali por 2009 seja o pico de atividade do Orkut.

Essa época foi bem uma transição, pois os fan sites continuavam ainda fortes, ao mesmo tempo que as novas webs, como o referido YouTube, Wikipédia e Orkut começavam a tomar o espaço que antes pertenciam aos fan sites. Os fóruns começam a entrar num processo de desgaste e crise, mas nada perto do que viria mais tarde.

A partir de 2010, 2011 e principalmente em 2012, a super popularidade das novas formas de web sites (acima referidas, agora incluindo a popularização do Facebook), acabam “engolindo” os fan sites até que chegamos aos dias de hoje.

Não se tem praticamente mais atividade significativa em fóruns. O FPS, então maior fórum de Sonic, praticamente está morto. O SZF se encaminha à morte lentamente. Os fan sites encontram-se parados, parece que somente um público ainda fiel ao sistema de fan site continuam alimentando os mesmos. Mas parece que ocorre uma migração quase total para as redes sociais.

Nelas em poucas palavras qualquer um pode dar o seu “bedelho” sobre o assunto que quiser e compartilhar entre os amigos. Deixa-se de usar a internet para ler e usa-se mais para dizer.

A comunidade acaba se dispersando e pulverizando. Se formam redutos de amigos. Os fan sites vão perdendo espaço e aparentemente tudo aquilo que havia acontecido antes, parece regredir a um estágio quase que anterior a da primeira onda de fan sites.

Diante disso é de se perguntar: ainda há espaço para os fan sites? Ou o futuro da comunidade Sonic na internet são as redes sociais? As redes sociais são tendência ou moda? Qual o caminho para o futuro?

Uma coisa é fato: eu penso que hoje não há espaço para novos sites de Sonic. Tem que haver muito investimento. Design foda, servidor próprio e um conteúdo muito diferencial. Um mero fan site com reviews e notícias não tem mais espaço hoje.

A Power Sonic se fosse criada hoje não teria espaço. Ironicamente a Power Sonic não se adaptou à web 2.0. Podemos brincar que com isso o site ficou “retrô", estilo anos 2000. A Power Sonic é um retrato de sobrevivência de um conceito clássico de fan site.

Mas a pergunta que se faz é: até quando haverá espaço para isso? Há interesse na internet para o fan site? Ou é preciso se adaptar aos novos tempos?
créditos: power sonic
por : HK° (hiper knucles )
postador : maxsoonic the hedgehog

Taigo Toushirou
Taigo Toushirou
Adiministrador
Mensagens : 1598
Reputação : 10
Data de inscrição : 25/08/2011
Idade : 30
Masculino
Localização : Salvador Bahia
http://veloxzone2.blogspot.com/

um mundo da comunidade de sonic .sera que a ainda ha espaço para os fan sites  Empty Re: um mundo da comunidade de sonic .sera que a ainda ha espaço para os fan sites

Dom 2 Dez - 12:15:30
É uma historia bem grande só para contar de fãs que criam sites em homenagem ao sonic.
Creio que isso pode prejudicar alguns sites oficiais da SEGA, mas pelo que sei, a sega nunca teve problemas sérios com isso.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos