- MaciotaTheLegend
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(S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML
Qui 4 Ago - 14:01:35
olá sou o sonic jeferson ou (s.j)
quem quiser ver as minhas outras aulas
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
continuando a aula vamos para a aula 2 que irei mostrar como funçiona um pouco o GML
primeiramente coisas que vc precisa saber de GML
GML é a linguagem do game maker que so funciona por codigos
o gml é cheio de cores pra vc não se confundir de um code para o outro
amarelo é objetos,sprites,musicas,backgrounds etc..
vermelho é qualquer variavel ou comando padrão do game maker
azul dados(numeros ou textos)
normal (variaveis)
preto funçoes
verde parte ignorada da programação (bom para vc fazer comentarios dos codes para saber o que faz o que)
legal agora que vc ja sabe o que as letras significam vamos para o projeto
faça como na aula 1 com o mesmo sprite e crie um objeto com aquele sprite de avião
seu obj_avião deve estar assim
agora adiçione o evento STEP(em portugues :andar )
depois adiçione o evento EXECUTE CODE na aba CONTROL(arraste e solte)
ae deve apareçer uma tela + ou - como esta
e é ae que vc escreve seus codigos em GML ok
agora escreva isso no code
agora vcs tirem suas duvidas se é + facil codigos por GML ou por D&D
isto é uma simples demonstração do que o GML é capaz
ate a proxima aula nela irei mostrar o basico de um jogo de plataforma
e so lenbrando os numeros que estão no codes podem ser modificados OK quanto maior os valores maior a velocidade
quem quiser pode baixar a engine da aula 2 clickando aqui
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continuando a aula vamos para a aula 2 que irei mostrar como funçiona um pouco o GML
primeiramente coisas que vc precisa saber de GML
GML é a linguagem do game maker que so funciona por codigos
o gml é cheio de cores pra vc não se confundir de um code para o outro
amarelo é objetos,sprites,musicas,backgrounds etc..
vermelho é qualquer variavel ou comando padrão do game maker
azul dados(numeros ou textos)
normal (variaveis)
preto funçoes
verde parte ignorada da programação (bom para vc fazer comentarios dos codes para saber o que faz o que)
legal agora que vc ja sabe o que as letras significam vamos para o projeto
faça como na aula 1 com o mesmo sprite e crie um objeto com aquele sprite de avião
seu obj_avião deve estar assim
agora adiçione o evento STEP(em portugues :andar )
depois adiçione o evento EXECUTE CODE na aba CONTROL(arraste e solte)
ae deve apareçer uma tela + ou - como esta
e é ae que vc escreve seus codigos em GML ok
agora escreva isso no code
- Código:
//MOVIMENTAÇÃO//
//andando para esquerda
if keyboard_check (vk_left)//se vc apertar a seta da esquerda
{hspeed-=0.2}//velocidade horizontal é iqual a -0.2
//andando para direita
if keyboard_check (vk_right)//se apertar a seta da direita
{hspeed+=0.2}//velocidade horizontal é iqual a +0.2
//andando para cima
if keyboard_check(vk_up)//se apertar a seta de cima
{vspeed-=0.2}//velocidade vertical é igual a -0.2
//andando para baixo
if keyboard_check(vk_down)//se apertar a seta de baixo
{vspeed+=0.2}//velocidade vertical é igual a +0.2
//parado para a esquerda
if keyboard_check_released(vk_left)//se soltar a seta da esquerda
{hspeed=0}// velocidade horizontal iqual a 0
//parado para a direita
if keyboard_check_released(vk_right)//se soltar a seta da direita
{hspeed=0}// velocidade horizontal iqual a 0
//parado para a cima
if keyboard_check_released(vk_up)//se soltar a seta de cima
{vspeed=0}//velocidade vertical igual a 0
//parado para baixo
if keyboard_check_released(vk_down)//se soltar a seta de baixo
{vspeed=0}//velocidade vertical é igual a 0
agora vcs tirem suas duvidas se é + facil codigos por GML ou por D&D
isto é uma simples demonstração do que o GML é capaz
ate a proxima aula nela irei mostrar o basico de um jogo de plataforma
e so lenbrando os numeros que estão no codes podem ser modificados OK quanto maior os valores maior a velocidade
quem quiser pode baixar a engine da aula 2 clickando aqui
- Comple Sonic
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML
Qui 4 Ago - 14:31:22
Muito Bom tutorial
Acho que apenas precisa terminar, explicando umas funções e Codes
Acho que apenas precisa terminar, explicando umas funções e Codes
- MaciotaTheLegend
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML
Qui 4 Ago - 14:42:51
Comple_Sonic escreveu:Muito Bom tutorial
Acho que apenas precisa terminar, explicando umas funções e Codes
+ eu expliquei as funçoes que eu çitei se vc ver o code que eu coloquei esta completamente explicado detalhadamente sem erro (pelo menos eu espero)
- Silver Arts
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML
Qui 4 Ago - 17:41:34
mas você não esplicou o if,or,else,with...
nem o keyboard_check (key)
e os outros codes,se fosse avaliar daria um E
nem o keyboard_check (key)
e os outros codes,se fosse avaliar daria um E
- MaciotaTheLegend
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML
Qui 4 Ago - 17:46:57
se este for o problema
se a criatura estiver lendo isso
if significa se
else significa se não
keyboard_check significa checar tecla do teclado
keyboard_chek_pressed significa checar tecla do teclado pressionada
keyboard_check_released significa checar tecla do teclado soltada(ou solta)
(key) significa (tecla)
deixei passar alguma coisa
se a criatura estiver lendo isso
if significa se
else significa se não
keyboard_check significa checar tecla do teclado
keyboard_chek_pressed significa checar tecla do teclado pressionada
keyboard_check_released significa checar tecla do teclado soltada(ou solta)
(key) significa (tecla)
deixei passar alguma coisa
- Silver Arts
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML
Qui 4 Ago - 18:18:07
N adianta usar o google tradutor
keyboard_check - checa se uma tecla esta pressionada
keyboard_check_pressed - checa se uma tecla foi pressionada
keyboard_check_released - checa se uma tecla foi solta
sempre quando é um codigo de movimento precisa ser colocado o if,por que se não o code não vai dar certo,exemplo
Ps : se for faser um movimento usando x e y,recomendo que os valores não passem de 5,e sejam valores exatos
keyboard_check - checa se uma tecla esta pressionada
keyboard_check_pressed - checa se uma tecla foi pressionada
keyboard_check_released - checa se uma tecla foi solta
sempre quando é um codigo de movimento precisa ser colocado o if,por que se não o code não vai dar certo,exemplo
- Errado:
- Código:
keyboard_check (vk_up) y-=3
- Certo:
- Código:
if keyboard_check (vk_up) y-=3
Ps : se for faser um movimento usando x e y,recomendo que os valores não passem de 5,e sejam valores exatos
- MaciotaTheLegend
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML
Qui 4 Ago - 18:22:36
pode ate ser + eu não usei o google tradutor
e um aviso nos seus exemplos os 2 estão errados
pois não daria certo se vc colocasse IR no lugar de IF
e um aviso nos seus exemplos os 2 estão errados
pois não daria certo se vc colocasse IR no lugar de IF
- Silver Arts
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Localização : Silver Arts
Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML
Qui 4 Ago - 18:55:56
ja arrumei,foi erro de digitação.
Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML
Qui 4 Ago - 19:51:28
muito bom mas um Tutorial legal. vai ajudar os iniciantes.
PS: se eu estiver escrevemdo errado me desculpe estou no PC da minha mãe e ele não tem tradutor.
PS: se eu estiver escrevemdo errado me desculpe estou no PC da minha mãe e ele não tem tradutor.
- MaciotaTheLegend
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML
Qui 4 Ago - 19:58:52
Sonic Luan escreveu:muito bom mas um Tutorial legal. vai ajudar os iniciantes.
legal vlw ainda estou pensando no que eu vou fazer depois desse tuto
- MaciotaTheLegend
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML
Qui 4 Ago - 20:03:17
estou pensando quando vier uma luz na minha "sapiençia"(ze graca wins) vcs verem um novo tuto
Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML
Qui 4 Ago - 20:05:55
mano tem que fazer Bônus e Inimigossonic_jeferson escreveu:estou pensando quando vier uma luz na minha "sapiençia"(ze graca wins) vcs verem um novo tuto
- MaciotaTheLegend
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML
Qui 4 Ago - 20:07:34
Sonic Luan escreveu:mano tem que fazer Bônus e Inimigossonic_jeferson escreveu:estou pensando quando vier uma luz na minha "sapiençia"(ze graca wins) vcs verem um novo tuto
eu sei e eu vou fazer so que antes disse eu vou falar de outras coisas tipo "globais" e "variaveis"
Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML
Ter 6 Mar - 13:29:10
HAHAHA meu aviãozinho ficou zika!!!!!!
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