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(S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML

em Qui 4 Ago - 14:01:35
olá sou o sonic jeferson ou (s.j)

quem quiser ver as minhas outras aulas

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continuando a aula vamos para a aula 2 que irei mostrar como funçiona um pouco o GML

primeiramente coisas que vc precisa saber de GML

GML é a linguagem do game maker que so funciona por codigos
o gml é cheio de cores pra vc não se confundir de um code para o outro

amarelo é objetos,sprites,musicas,backgrounds etc..
vermelho é qualquer variavel ou comando padrão do game maker
azul dados(numeros ou textos)
normal (variaveis)
preto funçoes
verde parte ignorada da programação (bom para vc fazer comentarios dos codes para saber o que faz o que)

legal agora que vc ja sabe o que as letras significam vamos para o projeto

faça como na aula 1 com o mesmo sprite e crie um objeto com aquele sprite de avião

seu obj_avião deve estar assim
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agora adiçione o evento STEP(em portugues :andar )
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depois adiçione o evento EXECUTE CODE na aba CONTROL(arraste e solte)
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ae deve apareçer uma tela + ou - como esta
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e é ae que vc escreve seus codigos em GML ok

agora escreva isso no code
Código:
//MOVIMENTAÇÃO//

//andando para esquerda
if keyboard_check (vk_left)//se vc apertar a seta da esquerda
{hspeed-=0.2}//velocidade horizontal é iqual a -0.2

//andando para direita
if keyboard_check (vk_right)//se apertar a seta da direita
{hspeed+=0.2}//velocidade horizontal é iqual a +0.2

//andando para cima
if keyboard_check(vk_up)//se apertar a seta de cima
{vspeed-=0.2}//velocidade vertical é igual a -0.2

//andando para baixo
if keyboard_check(vk_down)//se apertar a seta de baixo
{vspeed+=0.2}//velocidade vertical é igual a +0.2

//parado para a esquerda
if keyboard_check_released(vk_left)//se soltar a seta da esquerda
{hspeed=0}// velocidade horizontal iqual a 0

//parado para a direita
if keyboard_check_released(vk_right)//se soltar a seta da direita
{hspeed=0}// velocidade horizontal iqual a 0

//parado para a cima
if keyboard_check_released(vk_up)//se soltar a seta de cima
{vspeed=0}//velocidade vertical igual a 0

//parado para baixo
if keyboard_check_released(vk_down)//se soltar a seta de baixo
{vspeed=0}//velocidade vertical é igual a 0
com este codigo o avião irá para baixo,cima,esquerda,direita

agora vcs tirem suas duvidas se é + facil codigos por GML ou por D&D

isto é uma simples demonstração do que o GML é capaz

ate a proxima aula nela irei mostrar o basico de um jogo de plataforma

e so lenbrando os numeros que estão no codes podem ser modificados OK quanto maior os valores maior a velocidade

quem quiser pode baixar a engine da aula 2 clickando [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML

em Qui 4 Ago - 14:31:22
Muito Bom tutorial
Acho que apenas precisa terminar, explicando umas funções e Codes

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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML

em Qui 4 Ago - 14:42:51
Comple_Sonic escreveu:Muito Bom tutorial
Acho que apenas precisa terminar, explicando umas funções e Codes

+ eu expliquei as funçoes que eu çitei se vc ver o code que eu coloquei esta completamente explicado detalhadamente sem erro (pelo menos eu espero)
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML

em Qui 4 Ago - 17:41:34
mas você não esplicou o if,or,else,with...
nem o keyboard_check (key)
e os outros codes,se fosse avaliar daria um E
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML

em Qui 4 Ago - 17:46:57
se este for o problema

se a criatura estiver lendo isso

if significa se
else significa se não
keyboard_check significa checar tecla do teclado
keyboard_chek_pressed significa checar tecla do teclado pressionada
keyboard_check_released significa checar tecla do teclado soltada(ou solta)
(key) significa (tecla)

deixei passar alguma coisa scratch
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML

em Qui 4 Ago - 18:18:07
N adianta usar o google tradutor

keyboard_check - checa se uma tecla esta pressionada
keyboard_check_pressed - checa se uma tecla foi pressionada
keyboard_check_released - checa se uma tecla foi solta
sempre quando é um codigo de movimento precisa ser colocado o if,por que se não o code não vai dar certo,exemplo

Errado:
Código:
keyboard_check (vk_up) y-=3
Certo:
Código:
if keyboard_check (vk_up) y-=3

Ps : se for faser um movimento usando x e y,recomendo que os valores não passem de 5,e sejam valores exatos


Última edição por Sonic Arts em Qui 4 Ago - 18:55:29, editado 1 vez(es)
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML

em Qui 4 Ago - 18:22:36
pode ate ser + eu não usei o google tradutor

e um aviso nos seus exemplos os 2 estão errados

pois não daria certo se vc colocasse IR no lugar de IF tongue

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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML

em Qui 4 Ago - 18:55:56
ja arrumei,foi erro de digitação.

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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML

em Qui 4 Ago - 19:51:28
muito bom mas um Tutorial legal. vai ajudar os iniciantes.
PS: se eu estiver escrevemdo errado me desculpe estou no PC da minha mãe e ele não tem tradutor.
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML

em Qui 4 Ago - 19:58:52
Sonic Luan escreveu:muito bom mas um Tutorial legal. vai ajudar os iniciantes.

legal vlw ainda estou pensando no que eu vou fazer depois desse tuto Neutral
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML

em Qui 4 Ago - 20:00:14
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML

em Qui 4 Ago - 20:03:17
estou pensando quando vier uma luz na minha "sapiençia"(ze graca wins) vcs verem um novo tuto

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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML

em Qui 4 Ago - 20:05:55
sonic_jeferson escreveu:estou pensando quando vier uma luz na minha "sapiençia"(ze graca wins) vcs verem um novo tuto

mano tem que fazer Bônus e Inimigos
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML

em Qui 4 Ago - 20:07:34
Sonic Luan escreveu:
sonic_jeferson escreveu:estou pensando quando vier uma luz na minha "sapiençia"(ze graca wins) vcs verem um novo tuto

mano tem que fazer Bônus e Inimigos

eu sei e eu vou fazer so que antes disse eu vou falar de outras coisas tipo "globais" e "variaveis"
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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML

em Ter 6 Mar - 13:29:10
HAHAHA meu aviãozinho ficou zika!!!!!!

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Re: (S.J)aula 2 #movimentos simples e basicos com GML

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