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(S.J)aula 3 #coisa que vc precisa saber sobre o GM

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(S.J)aula 3 #coisa que vc precisa saber sobre o GM

Mensagem por MaciotaTheLegend em Qua 17 Ago - 21:00:34

primeiramente começando com o basico do que você precisa saber sobre o game maker

GM - Game maker, programa para criação de jogos simples.
Game Maker Lite - GM sem licensa
Game Maker Pro - GM com licensa
LIB - Extensão de atalho que fica do lado dos objetos
DLL - Extensão para game maker (não só para o game maker)/(segundo outras fontes)bibliotecas de informações, funcões e etc.
Sprite - As imagens do jogo como Jogador, Barra de vida, monstros etc...
Tile - É o que forma um cenário. Pode ser Arvores, chão, elevações e isso pode variar muito depedente ao o que o usuário precisa.
Grid - Grade de escala
Engine - Motor de jogo, no Brasil em game maker pode ser definido também como um código aberto.BOM para ajudar os iniciantes
Background - Plano de Fundo
HealthBar - Barra de Vida
Score - Pontuação
Pixel Art - forma de arte digital na qual as imagens são editadas a nível de pixels.
Váriaveis - uma variável é um objeto capaz de reter e representar um valor ou expressão.
Room - Local onde pode acontecer funções definidas por um código.ou para melhor entendimento uma room é onde vc cria a fase do seu jogo
RPG - Jogo em que os jogadores assumem os papeis de personagens e criam narrativas colaborativamente. RPG como significar um jogo de RPG digital (para video game e computadores) e RPG pode ser um MMORPG, que seria um RPG eletronico jogado por pessoas simultaneamente atraves da conexão a internet.
X - Largura ou localização horizontal - Da esquerda para a direita
Y - Altura ou localização vertical- De cima para baixo
GIF - Imagem de 8 bits/256cores. Pode ter uma cor transparente, ou seja, se o fundo for branco, o criador pode definir esse fundo como transparente
GIF animado - Junções de imagens GIF para formar uma animação visual
Ps:No plano cartesiano do game maker o Y é invertido!!!

variaveis de instancia


object_index- Indice de uma instancia ("isto é uma instancia de..."). Seu valor não pode ser modificado;
id- É a identificação unica de cada instancia (>= 100000). (Note que quando selecionamos uma instancia em sua room, sempre aparece a sua id em baixo na room (no editor, não em jogo));
mask_index Indice -do sprite usado como mascara de colisão (mask). Se dá o valor -1 para fazer ser o mesmo que o de sprite_index;
solid -Quando se quer que a instancia seja sólida (0 = false, 1 = true). Não se pode alterar durante o jogo;
persistent- Quando se quer que a instancia seja persistente.Ela vai passar aotomaticamente para as proximas rooms. Talvez você deseje usar ela com regularidade. Por exemplo, se você volta ao primeiro room, que nesse caso seria o nível 1;
instance_count- Numero de instancias que existem na room neste exato momento;
instance_id[0..n-1]- A id de uma instancia em particular, onde n é o numero da instancia
Não se esqueça de por ";" após a variavel

Variaveis de sprites e imagens


visible- Se visivel é true (1) A imagem é visivel, caso contrario não é. Instancis invisiveis, todavia, são ativas e executam a ação de colisão, mas você não vê;
sprite_index Esta variavel indica a index do sprite que a instancia está utilizando neste momento. Pode se uzar esta variavel para se trocar a sprite do objeto. Como valor pode-se uzar o nome das sprites que você criou;
sprite_width- Indica a largura da sprite. Este valor não pode ser modificado;
sprite_height- Indica a altura da sprite. Este valor não pode ser modificado;
sprite_xoffset- Indica o offset horizontal do sprite, como se define nas propriedades do mesmo. Este valor não pode ser modificado;
sprite_yoffset- Indica o offset vertical do sprite, como se define nas propriedades do mesmo. Este valor não pode ser modificado;
image_number- A quantidade de sub-imagens que o sprite da instancia possui. (Não pode ser modificado);
image_index- Quando o sprite tem varias sub-imagens, o programa altera ela fazendo a animação. Esta variavel indca a sub-imagem que está sendo mostrada atualmente.(A primera é 0). Pode se trocar a sub-imagem do sprite se alterando esta variavel. O programa recorrendo a ela, procura a nova index. Nota: Esta variavel pode ter valor fracional, neste caso, se arredonda para o número inteiro anterior;
image_speed- A velocidade que se troca de sub-imagem. O valor 1, indica que a sub-imagem deve mudar de step em step. Valores menores farão com que a animação seja mais lenta, mostrando a mesma sub-imagem mais de uma vez. Valores maiores farão com que se selta algumas sub-imagens. As vezes pode se querer que o sprite seja visivel, más que não funcione a animção, para fazer isso, essa variavel deve ser igual a 0;
depth- Normalmente as instancias são distribuidas em camadas de acordo com o que são criadas. Pode-se modificar essa ordem, modificadificando o valor de depth. O valor padrão é 0, a menos que você tenho posto outro nas propriedades do objeto. Um valor maior, mas atraz estará a instancia. (Você tambem pode usar valores negativos). Intancias com depth maior ficam atraz das que tem menor. este te garante que as imagens fique na ordem em que você preferir;
image_xscale- A escala faz com que a imagem seja maior ou menor. O valor 1 indica o tamanho normal. Modificando a escala,fara o seu sprite aumentar ou diminuir no eixo de x, fazendo ele ficar mais largo ou mais estreito, influenciando nos eventos de colisão corretamente. Pode-se usar o valor -1 para fazer a imagem inverter-se horizontalmente;
image_yscale- É o valor da escala em sentido vertical. Pode se o valor -1 para fazer a imagem inverter verticalmente;
image_angle- O angulo em que se deve rodar o sprite. Se especifica em graos anti-horarios. O valor 0 indica sem rotação. Só pode ser alterada na versão Pro do Game Maker;
image_alpha- Transparencia(Luminosidade/alpha) em que o sprite é mostrado. O valor 1 é o sprite em estado normal, o valor 0 é ele completamente transparente;
image_blend- É a cor do do blend quando o sprite é mostrado. O valor c_white é o valor normal. Quando se especifica um valor diferente, a imagem é mesclada com essa cor. Isso pode ser uzado para colorir o sprite. Só pode ser alterada na versão Pro do Game Maker;
bbox_left- Borda esquerda da bounding box usada na imagem das instancias;
bbox_right- Borda direita;
bbox_top- Borada superior;
bbox_bottom- Borda inferior.

Cores padrões do Game Maker


c_yellow
c_aqua
c_black
c_blue
c_dkgray (um pouco + forte ou mais fraco)
c_fuchsia (+ ou menos esta cor)
c_gray
c_green
c_lime (so que é verde limão)
c_ltgray ( um pouco + forte ou + fraco)
c_maroon ( não sei que cor é essa pois não dei uma olhada nela)
c_navy ( não sei que cor é essa pois não dei uma olhada nela)
c_olive ( não sei que cor é essa pois não dei uma olhada nela)
c_orange
c_purple
c_red
c_silver (cinza)
c_teal ( não sei que cor é essa pois não dei uma olhada nela)
c_white (branco)

Variaveis de backgrounds


background_color- A cor de fundo da room;
background_showcolor- Se deve mostrar a cor de fundo da room (0 = false, 1 = true);
background_visible[0..7]- Se o background é visivel (0 = false, 1 = true);
background_foreground[0..7]- Se o background é um foreground (0 = false, 1 = true);
background_index[0..7]- O index do background mostrado na room;
background_x[0..7]- Posição em x do background;
background_y[0...7]- Posição em y do background;
background_width[0...7]- Largura do background;
background_height[0...7]- Altura do background;
background_htiled[0..7]- Se o background deve ser repetido horizontalmente(0 = false, 1 = true);
background_vtiled[0..7]- Se o background deve ser repetido horizontalmente(0 = false, 1 = true);
background_xscale[0..7] Escala horizontal do background. (Deve ser positivo)
background_yscale[0..7]- Escala vertical do background. (Deve ser positivo).
background_hspeed[0..7]- Velocidade horizontal do background(Pixels por step).
background_vspeed[0..7]- Velocidad vertical do background(Pixels por step).
background_blend[0..7]- Cor que deve mesclar com o background. Só pode ser alterada na versão Pro do Game Maker;
background_alpha[0..7]- Valor de transparencia do background. O valor 1 indica sem transparencia, e o valor 0 completamente transparente.

Variaveis de Views


view_enabled- Se a view está abilitada ou não;
view_current- A view que está sendo mostrada atualmente. Isto é util para, por exemplo, se assegurar que algo só é visivel em uma view especifica;
view_visible[0..7]- Se uma view em particular é visivel na tela;
view_xview[0..7]- Posição em x da view na room;
view_yview[0..7]- Posição em y da view na room;
view_wview[0..7]- Largura view na room;
view_hview[0..7]- Altura da view na room;
view_xport[0..7]- Posição em x da viewport;
view_yport[0..7]- Posição em y da viewport;
view_wport[0..7]- Largura da viewport;
view_hport[0..7]- Altura da viewport;
view_angle[0..7]- Angulo de rotaçõa usado pela view na room. (Especificado em graos no sentido anti-horario);
view_hborder[0..7]- Tamanho horizontal da hborder em pixels;
view_vborder[0..7]- Tamanho vertical da hborder em pixels;
view_hspeed[0..7]- Velocidade horizontal da view;
view_vspeed[0..7]- Velocidad vertical da view;
view_object[0..7]- Objeto que deve permanecer sempre visivel na view, em outras palavras, o objeto que a view segue.

exemplos

view_visible[2]- = true;
view_xview- = 48;
view_object[1]- = "object1";

estude muito faça varios jogos e seja feliz

flw

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Re: (S.J)aula 3 #coisa que vc precisa saber sobre o GM

Mensagem por Sonic Luan em Qua 17 Ago - 21:03:05

exelente Tutorial Very Happy se você fosse Moderador ganhava 20 Rings Smile

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Re: (S.J)aula 3 #coisa que vc precisa saber sobre o GM

Mensagem por Comple Sonic em Qua 17 Ago - 21:57:36

Muito bom tutorial, eu posso perguntar uma coisa?
Os seus tutoriais são baseados nos do reddragon da G.M.B.R. ?

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Re: (S.J)aula 3 #coisa que vc precisa saber sobre o GM

Mensagem por MaciotaTheLegend em Qui 18 Ago - 5:07:31

Comple_Sonic escreveu:Os seus tutoriais são baseados nos do reddragon da G.M.B.R. ?

o primeiro foi

e este terceiro foi baseado em um que eu vi em um outro forun

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Re: (S.J)aula 3 #coisa que vc precisa saber sobre o GM

Mensagem por Convidad em Qui 18 Ago - 7:46:41

isso nao e plagio? Question

cuidado


PS eu so acho isso
nao me culpen Very Happy

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Re: (S.J)aula 3 #coisa que vc precisa saber sobre o GM

Mensagem por Comple Sonic em Qui 18 Ago - 8:50:45

Não é, porque ele se baseou não deu Ctrl + C e Ctrl + V, ele ainda buscou fontes de informações em mais de um fórum.

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Re: (S.J)aula 3 #coisa que vc precisa saber sobre o GM

Mensagem por Sonic Luan em Qui 18 Ago - 8:56:59

o Comple Sonic tem razão.
o Tutorial foi baseado e não copiado

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Re: (S.J)aula 3 #coisa que vc precisa saber sobre o GM

Mensagem por MaciotaTheLegend em Qui 18 Ago - 10:07:47

exato eu me basei e não copiei

vc acha que é do nada que vem essas ideias

so pensa como eu ia saber todos esses codes (pode chamar do que quiser) se eu não procurasse

como ja disse outras vezes eu não sou um"expert" em game maker

+ quero ajudar a todos (se possivel)


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Re: (S.J)aula 3 #coisa que vc precisa saber sobre o GM

Mensagem por Comple Sonic em Qui 18 Ago - 10:09:20

Pergunta: você fara o 4 hoje? é que essas aulas estão me ajudando muito

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Re: (S.J)aula 3 #coisa que vc precisa saber sobre o GM

Mensagem por MaciotaTheLegend em Qui 18 Ago - 10:11:40

Comple_Sonic escreveu:Pergunta: você fara o 4 hoje? é que essas aulas estão me ajudando muito

ainda nem pensei no que eu irei fazer no quarto

me de umas ideias

tipo

algo que vc quer aprender

pq não é de 1min para outro que vem a ideia de fazer tuto

um exemplo foi este terceiro ele demorou muito + que os outros para ficar pronto.

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Re: (S.J)aula 3 #coisa que vc precisa saber sobre o GM

Mensagem por Sonic Luan em Sex 19 Ago - 11:35:22

o 4 você pode ensinar como fazer as fazes do jogo

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Re: (S.J)aula 3 #coisa que vc precisa saber sobre o GM

Mensagem por ninja33733 o assassino em Qua 27 Mar - 17:54:35

gente como faz para criar um char que te ataca procurei muito e não achei????

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Re: (S.J)aula 3 #coisa que vc precisa saber sobre o GM

Mensagem por Taigo Toushirou em Seg 15 Abr - 15:15:13

Tópico antigo, trancado!

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Re: (S.J)aula 3 #coisa que vc precisa saber sobre o GM

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