Compartilhe
Ver o tópico anteriorIr em baixoVer o tópico seguinte
avatar
Mensagens : 1158
Reputação : -3
Data de inscrição : 30/09/2011
Idade : 18
Masculino
Ver perfil do usuáriohttp://sonicuniversegamemak.forumeiros.com/forum

proteina sonic hedgehog

em Dom 18 Jan - 19:55:28
eae galera da sgm bem essa parada da proteina sonic hedgehog eu ja sabia mas e vcs conhecem?

fonte:planeta sonic

Olá, amigos!
Hoje o Planeta Sonic dará uma pequena aula de genética!
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Não… Não ensinaremos hoje a robotizar o cachorro do seu vizinho.
Apresento a vocês alguém fundamental em nossas vidas! Falo naturalmente dela, Sonic Hedgehog!
“Ah, mas o Sonic já conhecemos!”
Certamente vocês conhecem esse Sonic…
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
 
 
Mas hoje venho apresentar… Essa Sonic!
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

 
Vamos a aula?
Sonic Hedgehog é o nome de uma proteína que existe em nossos corpos, e possui uma importante função!
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]… Não, não é esse tipo de proteína.
Para entendermos melhor é preciso explicar como funciona o nosso DNA.
Pensem no DNA como um infinito livro de receitas, com instruções para fazer tudo que se pode imaginar. Apenas um seleto grupo de chef’s tem a competência para ler esse livro, para cozinhar os compostos do meu, do seu, do nosso corpo, e chamamos eles de RNA.
DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é um livro feito de átomos e escrito em uma linguagem complexa, mas que possui só 4 letras (!), e são elas: A (adenina), T (timina), C (citosina) e G (guanina). As infinitas combinações de inúmeros A, T, C e G determinam cada instrução que o RNA (Ácido Ribonucleico) deve interpretar e trazudir para sua própria língua, podendo assim construir as proteínas. A língua que os RNA’s falam é só um pouco diferente, nela sai o T e entra o U (uracila). Ou seja, as proteínas são baseadas nessas 4 letras: A, U, C e G.
Cada proteína em nossas células é responsável por uma diferente função dentro dela. No caso da Sonic Hedgehog, ela tem sua maior importância enquanto estamos na barriga de nossas mães, pois ela é uma das responsáveis pela diferenciação celular, proliferação celular e sobrevivência da célula. Nomes difíceis? Vamos a explicação!
Muitos de nós sabemos que nascemos da união dos nossos pais. Dessa união surge o zigoto, uma única célula que sozinha se multiplicou em todas as que você tem no seu corpo. Se fosse pura e simplesmente isso seríamos nada mais que uma ameba gigante, portanto para surgirem as diferentes células é preciso um grupo de proteínas responsáveis por isso. Sonic Hedgehog é uma delas, e sua principal atuação é na formação do nosso sistema nervoso central, ou seja, nosso cérebro, cerebelo, bulbo e tudo mais que tem dentro desse seu cabeção.
Sonic Hedgehog possui irmãos…
 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]Não… Não são eles.
Mas como os nossos heróis de Sonic Underground, são dois os seus irmãos, e eles se chamam Desert Hedgehog e Indian Hedgehog, que são nomes inspirados em espécies reais de ouriços. Sonic Hedgehog recebeu esse nome justamente para homenagear nosso querido azulão! Afinal é natural que existam cientistas que sejam fãs de videogames, não acham?
 
Porém nem tudo são flores…
 
Às vezes a proteína Sonic Hedgehog pode apresentar elementos em sua receita errados. De diferentes erros podem surgir graves doenças, como câncer ou deficiências mentais. Em especial, portadores da Síndrome de Down produzem muito pouco dessa proteína, uma das consequências tristes do fato de eles terem um trio decromossomos 21, ao invés de terem uma dupla como teria que ser com todos os cromossomos. Nem sempre ter mais significa boa coisa… Felizmente cientistas no mundo todo estudam sem parar o nosso DNA, e alguns são feitos com excelentes resultados em um tratamento onde, com injeções diretas da proteína Sonic Hedgehog, portadores da Síndrome de Down poderão ter um desenvolvimento normal do cerebelo, que é justamente onde a proteína da nossa história atua com mais intensidade. Esse é um sonho para o futuro ainda, mas que cada vez mais temos esperanças que se torne realidade!
 
Curiosidades
 

  • A família de proteínas Hedgehog possui alguns “primos” em outras espécies da natureza. O Hedgehog original foi inspirado no resultado da mutação de um gene equivalente ao Sonic Hedgehog que existe em Drosophilas, as moscas-de-frutas, na qual a consequência dela é o surgimento de estruturas que parecem minúsculos dentes no inseto, semelhantes aos espinhos de um ouriço!
  • Indian Hedgehog já foi conhecida no passado como Echidna Hedgehog, uma outra homenagem dos nossos cientistas gamers, dessa vez ao nosso querido Knuckles the Echidna. Por algum motivo trocaram o nome, mas isso será para nós, meros mortais, um eterno mistério…

 
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]Lamento, Knuckles… Não foi desta vez! =/

ou seja pessoas da SGM temos alguns Sonic's dentro de todos nos! XD 

______________________________________________________________________________________________

O autor desta mensagem foi removido do fórum - Ver a mensagem

Ver o tópico anteriorVoltar ao TopoVer o tópico seguinte
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum