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Como fazer uma sala seguir 2 (ou mais) objetos

em Qui 19 Fev - 20:28:01
Você sempre quis criar um Super Sonic mas não sabe como fazer a câmera seguir ele e o Sonic normal? Eu estava vasculhando a game maker Brasil e encontrei dois modos de fazer isso, então senhores, vamos lá para o tutorial.

modo 1:

1. Vamos criar um objeto e chamá-lo de Obj_camera

2. Agora neste objeto novo clique no create evente e clique em step - step denovo.

3. Vá em actions e depois em control, arraste a action "code"

4. Quando abrir a janela coloque este código:

Código:
if instance_exists(obj_player_1)
{                            
    x = obj_player_1.x;        
    y = obj_player_1.y;   
}                           



if instance_exists(obj_player_2)
{                            
    x = obj_player_2.x
    y = obj_player_2.y;      
}                     
Explicação: no Obj_player_1/2 você coloca o Objeto do seu personagem (ex: Obj_Sonic e Obj_SuperSonic) e o "if instance_existe" serve para detectar se o objeto existe e vai realizar o que se pede depois.

5. Coloque o objto na sala e pronto! Vai estar funcionando!


Modo 2:

1. Crie um objeto para ser parente do personagem, nomei-o de parente_player (ou o que desejar (ex: parente_Sonic/Obj_parenteSonic))

2. Vá no seu player e coloque no parent(abaixo do depth) o objeto que você criou.

3. Vá na sua room e vá em views, configure a sua camera do jeito que quiser, mas eu coloco assim: Width: 350 Heidth: 350(só a primeira opção) eu deixo o resto normal.

4.Vá em follow object e selecione o parente_player e pronto!


Créditos:
Modo 1: Mystery_boy_maker

Modo 2: Chaos Maker

Então é isso, tchau meus senhores!

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até o próximo post o/
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Re: Como fazer uma sala seguir 2 (ou mais) objetos

em Sex 20 Fev - 14:17:37
legal o tutorial! +5 rings
eu sempre usei o segundo modo,que é com parent

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