[Tutorial] Sistema De Rings e HUD - Versão Yako
Dom 22 Fev - 13:17:50
Assunto:Criação de Hud e Rings.
Dificuldade: Facil/Médio
Necessário: Compreensão básica de eventos, scripts, e carregamento de sprites.
Comentário: Hola pessoal! Eu resolvi fazer esse tutorial porque agora é minha hora de começar a ficar ativo outra vez no fórum =3
Passo 1
Comece carregando sprites animados para os rings. E nomeie eles "sprRing".
-Agora crie um objeto com o nome "objHUD"
No "Create" Do objeto HUD coloque:
Passo 2
Crie um objeto chamado "objRing". E nele coloque o sprite dos rings.
Agora coloque no "Create":
Image Speed significa a velocidade com que cada "frame" do sprite será pulada. Quanto maior o valor, mais rápida a animação do sprite. (Não estou falando do movimento, e sim da velocidade da animação do sprite que você carregou, para que fique cláro )
No "Destroy"
Passo - 3
Agora vamos terminar nosso objeto de HUD.
No "Draw" Coloque:
Agora é só colocar na room e testar!!! Até mais pessoal! ;)
Qualquer erro, ou algo que eu tenha esquecido, favor me avisar .
Dificuldade: Facil/Médio
Necessário: Compreensão básica de eventos, scripts, e carregamento de sprites.
Comentário: Hola pessoal! Eu resolvi fazer esse tutorial porque agora é minha hora de começar a ficar ativo outra vez no fórum =3
Passo 1
Comece carregando sprites animados para os rings. E nomeie eles "sprRing".
-Agora crie um objeto com o nome "objHUD"
No "Create" Do objeto HUD coloque:
- Código:
global.rings=0 // Isso criará nossa variável de rings.
global.tempo=0 // Isso criará nossa variável de tempo
global.vidas=0 // Isso criará nossa variável de vidas
Passo 2
Crie um objeto chamado "objRing". E nele coloque o sprite dos rings.
Agora coloque no "Create":
- Código:
image_speed=0.5 //Deixa a velocidade de animação do ring pela metade.
Image Speed significa a velocidade com que cada "frame" do sprite será pulada. Quanto maior o valor, mais rápida a animação do sprite. (Não estou falando do movimento, e sim da velocidade da animação do sprite que você carregou, para que fique cláro )
No "Destroy"
- Código:
global.rings+=1 //A variável de rings aumentará em "1".
Passo - 3
Agora vamos terminar nosso objeto de HUD.
No "Draw" Coloque:
- Código:
draw_text(view_xview+30,view_yview+30,"Rings") //Desenha a palavra "rings"
draw_text(view_xview+30,view_yview+60,"Tempo") // Desenha a palavra "tempo"
draw_text(view_xview+30,view_yview+90,"Vidas") // desenha a palavra "vidas"
draw_text(view_xview+70,view_yview+30,global.rings) // desenha a numeração dos rings
draw_text(view_xview+70,view_yview+60,global.tempo) //desenha a numeração do tempo
draw_text(view_xview+70,view_yview+90,global.vidas) //Desenha a numeração das vidas
Agora é só colocar na room e testar!!! Até mais pessoal! ;)
Qualquer erro, ou algo que eu tenha esquecido, favor me avisar .
- CompleTH
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Re: [Tutorial] Sistema De Rings e HUD - Versão Yako
Dom 22 Fev - 19:24:53
Ótimo Tutorial Yako! Poderia também fazer uma explicação mais aprofundada sobre cada um dos códigos, principalmente os do Draw
Agora uma dúvida que com certeza será frequente, é como fazer com que os números sejam personalizados, e as letras da HUD?
Agora uma dúvida que com certeza será frequente, é como fazer com que os números sejam personalizados, e as letras da HUD?
Re: [Tutorial] Sistema De Rings e HUD - Versão Yako
Dom 22 Fev - 22:49:41
Obrigado comple! É verdade hehe... Vou trabalhar nisso em breve! Eu tive alguns problemas fora do pc enquanto criava o tópico, então eu não consegui criar algo muito detalhado =P. Mas vou adicionar mais detalhes o mais rápido possível
Quanto á dúvida, sim. Eu criarei um tópico separado explicando detalhadamente como trabalhar com sprites em sua view. Tanto desenhar quanto criar fontes utilizando sprites. =3
Quanto á dúvida, sim. Eu criarei um tópico separado explicando detalhadamente como trabalhar com sprites em sua view. Tanto desenhar quanto criar fontes utilizando sprites. =3
- light
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Re: [Tutorial] Sistema De Rings e HUD - Versão Yako
Ter 24 Fev - 21:52:36
Bom tutorial, bem explicado.
(Se os rings valessem algo ainda, merecia 10 XD)
(Se os rings valessem algo ainda, merecia 10 XD)
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