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[Tutorial] Sistema De Rings e HUD - Versão Yako

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[Tutorial] Sistema De Rings e HUD - Versão Yako

Mensagem por Yakongu em Dom 22 Fev - 10:17:50

Assunto:Criação de Hud e Rings.
Dificuldade: Facil/Médio
Necessário: Compreensão básica de eventos, scripts, e carregamento de sprites.
Comentário: Hola pessoal! Eu resolvi fazer esse tutorial porque agora é minha hora de começar a ficar ativo outra vez no fórum =3

Passo right  1
Comece carregando sprites animados para os rings. E nomeie eles "sprRing".  ring
-Agora crie um objeto com o nome "objHUD"

No "Create" Do objeto HUD coloque:

                 down
Código:
global.rings=0 // Isso criará nossa variável de rings.
global.tempo=0 // Isso criará nossa variável de tempo
global.vidas=0 // Isso criará nossa variável de vidas
A partir daí, usaremos esta variável para controlar a quantidade de rings em nosso jogo. E também as vidas e tempo.

Passo right  2 
Crie um objeto chamado "objRing". E nele coloque o sprite dos rings.


Agora coloque no "Create":


                   down
Código:
 image_speed=0.5 //Deixa a velocidade de animação do ring pela metade.


Image Speed significa a velocidade com que cada "frame" do sprite será pulada. Quanto maior o valor, mais rápida a animação do sprite. (Não estou falando do movimento, e sim da velocidade da animação do sprite que você carregou, para que fique cláro Smile )

No "Destroy"


            down

Código:
global.rings+=1 //A variável de rings aumentará em "1".
tome cuidado em onde coloca o "+", ele deve ficar sempre antes da "igualdade", para que o game maker entenda que você quer que a variável aumente em "1", e não para que ela seja "1" sempre que um ring for capturado.


Passo - 3
Agora vamos terminar nosso objeto de HUD.
No "Draw" Coloque:

          down

Código:
draw_text(view_xview+30,view_yview+30,"Rings") //Desenha a palavra "rings"
draw_text(view_xview+30,view_yview+60,"Tempo") // Desenha a palavra "tempo"
draw_text(view_xview+30,view_yview+90,"Vidas")  // desenha a palavra "vidas"
draw_text(view_xview+70,view_yview+30,global.rings) // desenha a numeração dos rings
draw_text(view_xview+70,view_yview+60,global.tempo) //desenha a numeração do tempo
draw_text(view_xview+70,view_yview+90,global.vidas) //Desenha a numeração das vidas
Você também pode alterar a posição de cada um, mudando os números.


Agora é só colocar na room e  testar!!! Até mais pessoal!  ;)
Qualquer erro, ou algo que eu tenha esquecido, favor me avisar . Smile


Última edição por Yakongu em Dom 22 Fev - 19:52:34, editado 1 vez(es)

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Re: [Tutorial] Sistema De Rings e HUD - Versão Yako

Mensagem por CompleTH em Dom 22 Fev - 16:24:53

Ótimo Tutorial Yako! Poderia também fazer uma explicação mais aprofundada sobre cada um dos códigos, principalmente os do Draw


Agora uma dúvida que com certeza será frequente, é como fazer com que os números sejam personalizados, e as letras da HUD?

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Re: [Tutorial] Sistema De Rings e HUD - Versão Yako

Mensagem por Yakongu em Dom 22 Fev - 19:49:41

Obrigado comple! É verdade hehe... Vou trabalhar nisso em breve! Eu tive alguns problemas fora do pc enquanto criava o tópico, então eu não consegui criar algo muito detalhado =P. Mas vou adicionar mais detalhes o mais rápido possível Smile

Quanto á dúvida, sim. Eu criarei um tópico separado explicando detalhadamente como trabalhar com sprites em sua view. Tanto desenhar quanto criar fontes utilizando sprites. =3

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Re: [Tutorial] Sistema De Rings e HUD - Versão Yako

Mensagem por light em Ter 24 Fev - 18:52:36

Bom tutorial, bem explicado.
(Se os rings valessem algo ainda, merecia 10 XD)

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Re: [Tutorial] Sistema De Rings e HUD - Versão Yako

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