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tutorial de jogo de tiro pt 1

em Sex 15 Jan - 14:35:38
bem eu sei que sou novato mas se alguem leu meu recente post deve saber que eu vim ajudar e tbm aprender a fazer um jgo no game maker



bom esse e o primeiro tuto meu espero que gostem!:

1-importe sprites de algum personagem parado

como esse


2-crie um objeto com o nome do personagem, por exempo. eu coloquei esse:

objTAILS

#e nesse mesmo obj coloque o seguinte:
 abram o create e ponham nele create sprite o ponham o sprite do personagem parado e no mesmo create sprite coloquem a velocidade eu aconcelho 0.3 e dps deêm ok

#coloquem no step :

check empty e coloquem no x: 0 e no y: 2 e cliquem em relative


dps coloquem set gravity e coloquem 256 na direção, e e na gravity: 2 para o personagem na hora de pular, dar um pulo demorado típico dos jogos contra (snes)

dps ponham else para que a seja acrescentado mais uma fração de gravidade

dps coloquem dnv set gravity com o detalhe que no de cima coloquem 256 igual antes, e no debaixo 0 para não dar bug de pulo alto demais








o resto eu continuo dps, espero que gostem dessa serie de tutoriais


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Re: tutorial de jogo de tiro pt 1

em Sab 16 Jan - 18:02:13
Olha, eu não entendi muito a parte da gravidade, ela puxa para baixo mas também um pouco para trás, pois para baixo mesmo é 270, mas como não testei, não tenho o que criticar.

Vou explicar o que os códigos fazem ^=^
Create:

Código:
sprite_índex = sprTails; imagem_speed = 0.3;


Essa é o código do create em GML, como todo mundo sabe, ele só está configurando a animação inicial.



Step:

Código:
If (place_free(x,y)){ gravity_direction = 256; gravity = 2;}
else { gravity_direction = 256; gravity = 0;}

Isso é como funciona a gravidade em GML, o básico:

Se ele não está colidindo com nada, a gravidade vai na direção 256 e a gravidade com a força de 2, senão, a gravidade vai ser 256 com nenhuma força.

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até o próximo post o/
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