Criando seu primeiro jogo 3d
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Criando seu primeiro jogo 3d
Seg 30 Jan - 9:15:13
Plataforma utilizada: gm 8 pro.
Nivel de dificuldade: Iniciante/Intermediario.
Olá galera, reservei um tempinho para fazer esse tutorial sobre o 3d do game maker! Bom... O game maker não possui muinto suporte para 3d, se voce quiser criar um jogo 3d de verdade mesmo terá que baixar aplicativos feitos para isso como: Blender, Unity, 3d studio max, etc. Mas como o meu objetivo é game maker... vamos lá!
Se voce quiser saber o que é 3d leia os tutoriais do Kabeção!
Ok, nesse game nó vamos usar sprites bidimensionais e texturas. Primeiro vamos criar os sprites que servirá de identificação para os objetos, porque no 3d é mais usado texturas e não sprites.
Criaremos então o sprite spr_wall, sugiro que voces peguem a imagem que está no link abaixo para não ter mais complicações a voce:
imageshack.us/photo/my-images/72/sprwall.png/
Blz, depois disso vamos criar outro sprite esse será um sprite bidimensional que será utilizado quando estiver jogando. Ele é o player parado, nomeio ele de stoped:
imageshack.us/photo/my-images/97/stoped.png/
Certo, depois disso vamos criar o player indo pra direita (outro sprite bidimensional), nomeio ele de right:
imageshack.us/photo/my-images/528/rightp.png/
E por fim vamos criar o movimeno do player indo pra esquerda, nomearei ele de left:
imageshack.us/photo/my-images/213/leftf.png/
ok! já terminamos a parte dos sprites bidimensionais e dos sprites de identificação, agora vamos para as texturas, que será usado backgrounds....
A nossa unica textura será o do chao, que tambem será usado como parede, nomearemos o mesmo de tex_wall:
imageshack.us/photo/my-images/31/texwall.png/
Ok, depois de ter criado os sprites e as texturas, vamos para os objetos e os codigos...
Certo... Criaremos um dos objetos mais importantes do 3d, que sera a camera, nomeio de:
p3d (a camera nao tem sprite).
1 - Crie um Draw.
2 - Puxe o execute a piece code e cole este código:
ok, vou esplicar as partes do codigo que não está explicado:
char.x: o local x que a camera sera posicionada.
char.y-6.9: local y que a camera será posicionada -6.9 da sua região padrão.
200: local x.
char.x: local x² que a camera sera posicionada.
char.y-7: local y² que a camera será posicionada -7 da sua região padrão.
190: local x².
0: local y.
0: local y².
1: Se será true ou false (1= true e 0= false).
Ok, terminamos com a camera. Agora vamos para o objeto do player, nomearei de char, o sprite dele será o stopped.
1- Crie um step e cole o codigo:
( a explicaçaõ está no mesmo )
2- Crie um room start e cole este codigo nele:
( a explicaçaõ está no mesmo )
3- Crie um room end e cole este codigo nele:
( a explicaçaõ está no mesmo )
4 - Crie o keyboard left, up, right e any key. No left puxe o lib Check Empity que se encontra na aba control. Em x (posição x) coloque -4 e em y (poisção y) deixe como está (0) em objects deixe only solids (todos objetos solidos serão colididos) e marque a opção relative. Ainda no keyboard left puxe o lib jump to position que se encontra na aba move. Em x (esquerda e direita) coloque -4.8 e em y (cima e baixo) deixe como está (0), marque a opção relative. E por final puxe o lib Change sprite que se encontra na aba Main1, em sprite (sprite selecionado) selecione left em subimage (imagem subposta) deixe 0 e speed (velocidade) deixe 1. Ok, agora abra o keyboard right, copie todas as funçoes que acabei de citar para ele tirando os negativos dos x deixando so 4 e 4.8 e no change sprite troque left por right. Certo abra o any key, puxe o lib change sprite, em sprite coloque stopped, em subimage deixe 0 e speed deixe 1. Blz, agora abra o Keyboard up, puxe o lib Check colision, que se encontra na aba control, em x (posição x) deixe 0 em y (posição y) deixe 1 e em objects deixe only solids e deixa relative marcado. Ok, agora puxe o lib Speed Vertical que se encontra na aba move, em ver. Speed (velocidade na vertical) deixe -10 e não marque relative.
Uff... Certo, terminamos com o player, agora crie o obj_wall, seu sprite será spr_wall (marque a opção Solid).
1- Crie um Create e cole este codigo:
( explicação no mesmo )
2 - Crie um draw e cole o codigo:
(explicação no mesmo)
Pronto!!! agora monte a room colocando a camera sempre por ultimo de tudo!
Download da engine: 4shared.com/file/_1TKNsPD/engine3d_-gmbr.html
OBS.: Tudo foi testado, e está tudo funcionando!
Tutorial By : delta games Que não é eu
Nivel de dificuldade: Iniciante/Intermediario.
Olá galera, reservei um tempinho para fazer esse tutorial sobre o 3d do game maker! Bom... O game maker não possui muinto suporte para 3d, se voce quiser criar um jogo 3d de verdade mesmo terá que baixar aplicativos feitos para isso como: Blender, Unity, 3d studio max, etc. Mas como o meu objetivo é game maker... vamos lá!
Se voce quiser saber o que é 3d leia os tutoriais do Kabeção!
Ok, nesse game nó vamos usar sprites bidimensionais e texturas. Primeiro vamos criar os sprites que servirá de identificação para os objetos, porque no 3d é mais usado texturas e não sprites.
Criaremos então o sprite spr_wall, sugiro que voces peguem a imagem que está no link abaixo para não ter mais complicações a voce:
imageshack.us/photo/my-images/72/sprwall.png/
Blz, depois disso vamos criar outro sprite esse será um sprite bidimensional que será utilizado quando estiver jogando. Ele é o player parado, nomeio ele de stoped:
imageshack.us/photo/my-images/97/stoped.png/
Certo, depois disso vamos criar o player indo pra direita (outro sprite bidimensional), nomeio ele de right:
imageshack.us/photo/my-images/528/rightp.png/
E por fim vamos criar o movimeno do player indo pra esquerda, nomearei ele de left:
imageshack.us/photo/my-images/213/leftf.png/
ok! já terminamos a parte dos sprites bidimensionais e dos sprites de identificação, agora vamos para as texturas, que será usado backgrounds....
A nossa unica textura será o do chao, que tambem será usado como parede, nomearemos o mesmo de tex_wall:
imageshack.us/photo/my-images/31/texwall.png/
Ok, depois de ter criado os sprites e as texturas, vamos para os objetos e os codigos...
Certo... Criaremos um dos objetos mais importantes do 3d, que sera a camera, nomeio de:
p3d (a camera nao tem sprite).
1 - Crie um Draw.
2 - Puxe o execute a piece code e cole este código:
- Código:
d3d_set_projection(char.x,char.y-6.9,200,char.x,char.y-7,190,0,0,1) // focaliza a camera no player
//seperador
draw_set_alpha(1); // local em que a camera está
draw_set_color(c_white); // se estiver longe de onde a camera está ficará branco.
ok, vou esplicar as partes do codigo que não está explicado:
char.x: o local x que a camera sera posicionada.
char.y-6.9: local y que a camera será posicionada -6.9 da sua região padrão.
200: local x.
char.x: local x² que a camera sera posicionada.
char.y-7: local y² que a camera será posicionada -7 da sua região padrão.
190: local x².
0: local y.
0: local y².
1: Se será true ou false (1= true e 0= false).
Ok, terminamos com a camera. Agora vamos para o objeto do player, nomearei de char, o sprite dele será o stopped.
1- Crie um step e cole o codigo:
- Código:
if place_free(x,y+1) then{gravity=1.0} //gravidade = 1
else{gravity=0} // caso contrario, gravidade = 0
if vspeed>12 then{vspeed=12} // velocidade em que o player volta ao chao.
( a explicaçaõ está no mesmo )
2- Crie um room start e cole este codigo nele:
- Código:
d3d_start(); //inicial o 3d do game maker
( a explicaçaõ está no mesmo )
3- Crie um room end e cole este codigo nele:
- Código:
d3d_end(); //finaliza o 3d do game maker.
( a explicaçaõ está no mesmo )
4 - Crie o keyboard left, up, right e any key. No left puxe o lib Check Empity que se encontra na aba control. Em x (posição x) coloque -4 e em y (poisção y) deixe como está (0) em objects deixe only solids (todos objetos solidos serão colididos) e marque a opção relative. Ainda no keyboard left puxe o lib jump to position que se encontra na aba move. Em x (esquerda e direita) coloque -4.8 e em y (cima e baixo) deixe como está (0), marque a opção relative. E por final puxe o lib Change sprite que se encontra na aba Main1, em sprite (sprite selecionado) selecione left em subimage (imagem subposta) deixe 0 e speed (velocidade) deixe 1. Ok, agora abra o keyboard right, copie todas as funçoes que acabei de citar para ele tirando os negativos dos x deixando so 4 e 4.8 e no change sprite troque left por right. Certo abra o any key, puxe o lib change sprite, em sprite coloque stopped, em subimage deixe 0 e speed deixe 1. Blz, agora abra o Keyboard up, puxe o lib Check colision, que se encontra na aba control, em x (posição x) deixe 0 em y (posição y) deixe 1 e em objects deixe only solids e deixa relative marcado. Ok, agora puxe o lib Speed Vertical que se encontra na aba move, em ver. Speed (velocidade na vertical) deixe -10 e não marque relative.
Uff... Certo, terminamos com o player, agora crie o obj_wall, seu sprite será spr_wall (marque a opção Solid).
1- Crie um Create e cole este codigo:
- Código:
tex=background_get_texture(tex_wall) //variavel da textura e a textura
( explicação no mesmo )
2 - Crie um draw e cole o codigo:
- Código:
d3d_draw_block(x,y,32,x+16,y+16,-32,tex,1,1); // cria um bloco
(explicação no mesmo)
Pronto!!! agora monte a room colocando a camera sempre por ultimo de tudo!
Download da engine: 4shared.com/file/_1TKNsPD/engine3d_-gmbr.html
OBS.: Tudo foi testado, e está tudo funcionando!
Tutorial By : delta games Que não é eu
- MaciotaTheLegend
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Idade : 28
Re: Criando seu primeiro jogo 3d
Seg 30 Jan - 9:19:06
belo tuto
+5 rings (como não foi vc quem fez =/ )
obs: vc pediu pro dono do tuto pra vc postar
pq tipo mesmo dando os créditos que foi ele quem fez eu ja vi jente protestando pois não deixou o cara postar =/
+5 rings (como não foi vc quem fez =/ )
obs: vc pediu pro dono do tuto pra vc postar
pq tipo mesmo dando os créditos que foi ele quem fez eu ja vi jente protestando pois não deixou o cara postar =/
- ...
- Mensagens : 106
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/01/2012
Localização : Guaratinguetá - SP
Re: Criando seu primeiro jogo 3d
Seg 30 Jan - 9:33:30
Causo se virem e protestarem o tutorial será excluido sem aviso prévio.
Acho melhor procurar menos tutorias da GMBR,vou procurar no Google (pois tem mais sites de GM)
Muito Obrigado pelos Rings Sonic_Jefferson!
Acho melhor procurar menos tutorias da GMBR,vou procurar no Google (pois tem mais sites de GM)
Muito Obrigado pelos Rings Sonic_Jefferson!
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