[Tutorial]Manha no instance_place
Qui 1 Dez - 16:18:36
Muitos aqui usam vários objetos que tem a mesma utilidade só para usa-los com sprites diferentes, eu recomendo as tiles. Mas vou ensinar um jeito sem tiles, usando o instance_place.
ATÉ+
Essa é uma dica para o CE#01
- Mas como funciona o instance_place?:
- Instance= Instância
Place= Lugar
Então podemos concluir que essa função serve para verificar se há certa instância em certo lugar.
É bem parecido com place_free que procura por objetos sólidos, mas aqui nós definimos o objeto á ser procurado.
Os argumentos são instance_place(Posição X,Posição Y,Instância)
Simples não é?
- Le code:
- Atenção, use sempre em Alarmes!
- Código:
if !instance_place(x-16,y,O_objeto) //Se não há tal objeto a esquerda desse objeto
{
sprite_index=S_left //Nossa sprite é esquerda
}
if !instance_place(x+16,y,O_objeto) //Se não há tal objeto a direita desse objeto
{
sprite_index=S_right //Nossa sprite é direita
}
if instance_place(x-16,y,O_objeto) //Se há tal objeto a esquerda
&& instance_place(x+16,y,O_objeto) //E também a direita
{
sprite_index=S_center //Nossa sprite é a do centro
}
ATÉ+
Essa é uma dica para o CE#01
Re: [Tutorial]Manha no instance_place
Qui 1 Dez - 18:53:25
legal ganha + 5 Rings!
nem conhecia essa função do GM
nem conhecia essa função do GM
- Knonick
- Mensagens : 884
Reputação : 9
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 25
Localização : São Paulo, Brasil
Re: [Tutorial]Manha no instance_place
Qui 1 Dez - 19:47:25
Lendo o tutorial, me bateu uma dúvida: Qual a diferença entre instance_place e place_meeting? Seria porque o instance_place vai dar o mesmo resultado não importando a máscara do objeto?
Re: [Tutorial]Manha no instance_place
Sex 2 Dez - 15:21:09
O instance_place_ é extremamente diferente do place_meeting, sendo que o place_meeting serve para verificar uma colisão Agora se você quis dizer place_free é uma coisa que já expliquei.Knonick escreveu:Lendo o tutorial, me bateu uma dúvida: Qual a diferença entre instance_place e place_meeting? Seria porque o instance_place vai dar o mesmo resultado não importando a máscara do objeto?
Edit-
Cadê meus rings??????
Re: [Tutorial]Manha no instance_place
Sex 2 Dez - 16:23:24
já dei.
vc me faz esquecer as coisas primeiro esqueci de deixar fixo o tópico dos avaliadores.
agora esqueço de dar rings a você
vc me faz esquecer as coisas primeiro esqueci de deixar fixo o tópico dos avaliadores.
agora esqueço de dar rings a você
- Knonick
- Mensagens : 884
Reputação : 9
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 25
Localização : São Paulo, Brasil
Re: [Tutorial]Manha no instance_place
Sex 2 Dez - 19:09:07
Então, mas se o objeto estiver em tal lugar, vai ocorrer colisão em tal lugar. A menos que a máscara seja diferente do sprite. Foi isso que eu quis dizer. Mas tudo bem, a minha dúvida foi respondida.
Re: [Tutorial]Manha no instance_place
Sex 2 Dez - 19:14:23
Entendi oque quis dizer.
Dá pra fazer assim:
Em vez de...
if place_free(x+1,y) {x=x+1}
...usar...
if !instance_place(x+1,y,objeto) {x=x+1}
Dá pra fazer assim:
Em vez de...
if place_free(x+1,y) {x=x+1}
...usar...
if !instance_place(x+1,y,objeto) {x=x+1}
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos