Editando masks de colisão
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- Julio The Fox
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Editando masks de colisão
Sáb 10 Dez - 23:17:27
Tutorial simples, apenas requer o GM em modo avançado.
1- Coloque o GM como modo avançado (Advanced Mode), caso não saiba, vá em "File" e marque "Advanced Mode"
2- Crie um sprite qualquer e clique em "Modify Mask"
3- Abrirá essa janela, e as funções estão descritas logo abaixo:
- Separate Colision Masks = separa as masks, caso tenha mais de uma subimagem seu sprite (se for animado).
- Alpha tolerance = tolerância do Alpha Channel (fundo transparente)
- Bounding Bom = ajusta o tamanho da mask, sendo subdividido em:
Automatic (ajusta automaticamente o tamanho de acordo com a Shape (forma))
Full Image (cobre a imagem por completo, também depende da Shape (forma))
Manual (você ajusta o tamanho da mask, mas também depende da Shape (forma))
- Shape = a forma da mask, subdividia em:
Precise (ajusta a mask com o formato do sprite)
Rectangle (um quadrado, ou retângulo)
Disk (elipse)
Diamond (losango)
Bom, é isso, espero que tenham gostado.
1- Coloque o GM como modo avançado (Advanced Mode), caso não saiba, vá em "File" e marque "Advanced Mode"
2- Crie um sprite qualquer e clique em "Modify Mask"
3- Abrirá essa janela, e as funções estão descritas logo abaixo:
- Separate Colision Masks = separa as masks, caso tenha mais de uma subimagem seu sprite (se for animado).
- Alpha tolerance = tolerância do Alpha Channel (fundo transparente)
- Bounding Bom = ajusta o tamanho da mask, sendo subdividido em:
Automatic (ajusta automaticamente o tamanho de acordo com a Shape (forma))
Full Image (cobre a imagem por completo, também depende da Shape (forma))
Manual (você ajusta o tamanho da mask, mas também depende da Shape (forma))
- Shape = a forma da mask, subdividia em:
Precise (ajusta a mask com o formato do sprite)
Rectangle (um quadrado, ou retângulo)
Disk (elipse)
Diamond (losango)
Bom, é isso, espero que tenham gostado.
- MaciotaTheLegend
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Re: Editando masks de colisão
Dom 11 Dez - 5:48:18
legal julio
ja é um avanço
pra quem vivia "pedindo" ajuda
agora é vc quem "da" ajuda
bom tuto mas...
esse tipo de mask da bug no jogo
o mais indicado seria vc criar uma sprite com uma circulo ou quadrado que sirva como mask pro player
ae vc colocava o sprite da mask no MASK do player
ja é um avanço
pra quem vivia "pedindo" ajuda
agora é vc quem "da" ajuda
bom tuto mas...
esse tipo de mask da bug no jogo
o mais indicado seria vc criar uma sprite com uma circulo ou quadrado que sirva como mask pro player
ae vc colocava o sprite da mask no MASK do player
- Julio The Fox
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Re: Editando masks de colisão
Dom 11 Dez - 12:46:04
Pois foi esse tipo de mask que usei, e ficou sem bug.
E dá pra fazer um círculo com essa mask, mas fica diferente... Usei esse método porque não entendo ainda de GML para fazer masks diferentes.
E dá pra fazer um círculo com essa mask, mas fica diferente... Usei esse método porque não entendo ainda de GML para fazer masks diferentes.
- MaciotaTheLegend
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Re: Editando masks de colisão
Dom 11 Dez - 12:48:54
@julio
não é sempre que da bugs
é de vez em quando por isso o mais recomendavel é fazer uma sprite (e isso não leva nada de GML)
o bug que eu mencionei é
vc ta encostado na parede da esquerda e aperta para a direita ou vice e versa(resultado vc fica preso na parede)
não é sempre que da bugs
é de vez em quando por isso o mais recomendavel é fazer uma sprite (e isso não leva nada de GML)
o bug que eu mencionei é
vc ta encostado na parede da esquerda e aperta para a direita ou vice e versa(resultado vc fica preso na parede)
- Julio The Fox
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Localização : Vaco do tempo espaço perdido.
Re: Editando masks de colisão
Dom 11 Dez - 12:51:38
@Jeff
Eu não vi esse bug com essa mask...
Usei essa mask no meu jogo, e o obj do jogador não ficou preso.
Eu não vi esse bug com essa mask...
Usei essa mask no meu jogo, e o obj do jogador não ficou preso.
- MaciotaTheLegend
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Re: Editando masks de colisão
Dom 11 Dez - 12:55:00
mano eu disse "as vezes"
não disse que seu jogo tem esse bug
mas eu ja vi engines e jogos com bugs por causa desse tipo de mask
não disse que seu jogo tem esse bug
mas eu ja vi engines e jogos com bugs por causa desse tipo de mask
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