Tutorial de paredes que se abrem com rings.
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Shadic Hyper
Julio The Fox
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- Julio The Fox
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Tutorial de paredes que se abrem com rings.
Qua 9 maio - 17:24:46
Bem, aqui vai um tuto bem simples mesmo.
Quem jogou Sonic 4 Episode 1, vai saber do que trato.
São paredes parecidas com essa:
Tá vendo aquele "01"? Significa que falta 1 ring para abrir a parede.
Vou ensinar a como fazer paredes desse tipo. Porém, sem o contador de rings restantes.
A programação é a mesma que usei em Sonic Race. O tutorial é de nível básico.
Chega de papo furado, e vamos lá:
1- Criando a parede
Primeiro, crie um sprite para a parede.
Depois, crie um objeto com esse sprite (pode até fazer mais de 1 parede com o mesmo sprite, sendo cada um abrindo com uma quantidade diferente de rings).
Marque ela como sólida, e claro, visível.
Opcional - Indicador de rings pra "abrir" a parede.
Caso queira indicar quantos rings são necessários para abrir a parede, crie
um sprite, que de alguma forma, informe o número de rings. Depois crie um objeto visível e não sólido, e então ponha do lado, ou por cima da parede.
2- Programando a parede para abrir com rings
Feito o(s) objeto(s) da(s) parede(s), hora de programar.
Considerando que você tenha uma variável para rings chamada "global.rings", já configurada e funcionando perfeitamente, vamos criar um evento Step no objeto da parede.
Coloque o seguinte código
Sua parede está pronta! Caso tenha posto um indicador de rings, ponha o
mesmo código para que ele também suma quando a parede se "abra".
Bem, é isso. Espero que tenham gostado!
See ya
Quem jogou Sonic 4 Episode 1, vai saber do que trato.
São paredes parecidas com essa:
Tá vendo aquele "01"? Significa que falta 1 ring para abrir a parede.
Vou ensinar a como fazer paredes desse tipo. Porém, sem o contador de rings restantes.
A programação é a mesma que usei em Sonic Race. O tutorial é de nível básico.
Chega de papo furado, e vamos lá:
1- Criando a parede
Primeiro, crie um sprite para a parede.
Depois, crie um objeto com esse sprite (pode até fazer mais de 1 parede com o mesmo sprite, sendo cada um abrindo com uma quantidade diferente de rings).
Marque ela como sólida, e claro, visível.
Opcional - Indicador de rings pra "abrir" a parede.
Caso queira indicar quantos rings são necessários para abrir a parede, crie
um sprite, que de alguma forma, informe o número de rings. Depois crie um objeto visível e não sólido, e então ponha do lado, ou por cima da parede.
2- Programando a parede para abrir com rings
Feito o(s) objeto(s) da(s) parede(s), hora de programar.
Considerando que você tenha uma variável para rings chamada "global.rings", já configurada e funcionando perfeitamente, vamos criar um evento Step no objeto da parede.
Coloque o seguinte código
- Código:
if global.rings=X {instance_destroy()} // Sendo X um valor que você escolhe!
Sua parede está pronta! Caso tenha posto um indicador de rings, ponha o
mesmo código para que ele também suma quando a parede se "abra".
Bem, é isso. Espero que tenham gostado!
See ya
- Shadic Hyper
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Re: Tutorial de paredes que se abrem com rings.
Qua 9 maio - 17:32:30
Tutorial simples, mas explicativo Julio, muito bom.
Re: Tutorial de paredes que se abrem com rings.
Qua 9 maio - 18:21:28
Julio fazendo tutorial? '_'
10 rings
10 rings
- Julio The Fox
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Re: Tutorial de paredes que se abrem com rings.
Qua 9 maio - 18:35:38
Hehe, valeu os rings.
É vivendo e aprendendo XD
Re: Tutorial de paredes que se abrem com rings.
Qua 9 maio - 21:01:09
legal sei faser isso é muito facil mais pra quem n sabe o tutorial vai ajudar!
- Sanic The Hedgehog
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Re: Tutorial de paredes que se abrem com rings.
Qui 10 maio - 13:43:45
Ei Julio,
Está engine funciona com a New Revival Engine?Eu queria saber para colocar no meu Fan Game.
Está engine funciona com a New Revival Engine?Eu queria saber para colocar no meu Fan Game.
- Julio The Fox
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Re: Tutorial de paredes que se abrem com rings.
Qui 10 maio - 14:38:05
@
Creio eu que funciona com qualquer engine, porque os códigos ficam apenas no objeto da parede, não interfere em códigos prévios de uma engine. Mas qualquer dúvida, poste aqui que vou tentar ajudar.
Creio eu que funciona com qualquer engine, porque os códigos ficam apenas no objeto da parede, não interfere em códigos prévios de uma engine. Mas qualquer dúvida, poste aqui que vou tentar ajudar.
- CompleTH
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Re: Tutorial de paredes que se abrem com rings.
Qui 10 maio - 15:29:03
@ Sanic:
Funcionar, funciona, só que não pode-se usar rings, a não ser que se descubra a variável global deles...
O Que não é não simples, são mais de 50 scripts
Bem, eu acho que poderia criar tipo, um Anel de outra cor que abre a porta, e daí fica mais fácil
Funcionar, funciona, só que não pode-se usar rings, a não ser que se descubra a variável global deles...
O Que não é não simples, são mais de 50 scripts
Bem, eu acho que poderia criar tipo, um Anel de outra cor que abre a porta, e daí fica mais fácil
- Julio The Fox
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Re: Tutorial de paredes que se abrem com rings.
Qui 10 maio - 16:09:56
Faz sentido Comple!
Basta apenas ver no objeto que faz o HUD qual é a variável dos rings!
Basta apenas ver no objeto que faz o HUD qual é a variável dos rings!
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