Background que segue o player
+10
Ashura the hedgehog.
sonic ouriço
Silver Arts
Mecha Sonic LZ 3.5
Wonders Chaser Neo
Comple Sonic
The Division Bell
Knonick
Sonic Luan
MaciotaTheLegend
14 participantes
Página 1 de 2 • 1, 2
- MaciotaTheLegend
- Mensagens : 1063
Reputação : 16
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 28
Background que segue o player
Ter 14 Jun - 16:43:57
Bem, hoje vou explicar como fazer um background fixo ou que segue o player.
Primeiro faça uma sprite com o background. Ex: spr_cenario
Depois de ter feito a sprite, faça um objeto para criar o background. Ex: obj_cenario
No depth do obj_cenario bote 99999, e deixe o obj_cenario como visível.
Depois vá em add event no obj_cenario, e escolha o evento DRAW. Arraste o EXECUTE A CODE da aba CONTROL para o evento e escreva isso:
Pronto! Coloque o obj_cenario na room desejada. Ex:
Depois de botar o obj_cenario na room desejada, vá em VIEWS da room desejada. Ex:
Marque as opções ENABLE THE USE OF VIEWS e VISIBLE WHEN ROOM STARTS.
Depois em VIEW IN ROOM coloque W como a largura do seu background, e H como a altura do seu background.
Depois em PORT ON SCREEN coloque W como 640, e H como 480.
Em HBOR e em VBOR coloque 320, e depois em HSP e VSP bote -1.
O resultado ficará parecido com esse:
Espero ter ajudado, e se tiver duvidas me pergunte.
COMENTE
sonic_jeferson ganha + $10 pelo tutorial
Primeiro faça uma sprite com o background. Ex: spr_cenario
Depois de ter feito a sprite, faça um objeto para criar o background. Ex: obj_cenario
No depth do obj_cenario bote 99999, e deixe o obj_cenario como visível.
Depois vá em add event no obj_cenario, e escolha o evento DRAW. Arraste o EXECUTE A CODE da aba CONTROL para o evento e escreva isso:
- Código:
draw_sprite(spr_cenario,0,view_xview 0,view_yview 0)
Pronto! Coloque o obj_cenario na room desejada. Ex:
Depois de botar o obj_cenario na room desejada, vá em VIEWS da room desejada. Ex:
Marque as opções ENABLE THE USE OF VIEWS e VISIBLE WHEN ROOM STARTS.
Depois em VIEW IN ROOM coloque W como a largura do seu background, e H como a altura do seu background.
Depois em PORT ON SCREEN coloque W como 640, e H como 480.
Em HBOR e em VBOR coloque 320, e depois em HSP e VSP bote -1.
O resultado ficará parecido com esse:
Espero ter ajudado, e se tiver duvidas me pergunte.
COMENTE
sonic_jeferson ganha + $10 pelo tutorial
- Knonick
- Mensagens : 884
Reputação : 9
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 25
Localização : São Paulo, Brasil
Re: Background que segue o player
Ter 14 Jun - 20:45:05
Bom o tutorial, mas tem um problema: os códigos da view que você colocou só funcionam com um background de 320x222.
- MaciotaTheLegend
- Mensagens : 1063
Reputação : 16
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 28
Re: Background que segue o player
Ter 14 Jun - 20:51:44
Knonick escreveu:Bom o tutorial, mas tem um problema: os códigos da view que você colocou só funcionam com um background de 320x222.
bem se esse for o problema vc redimensiona a imagem ou background no paint para 320 x 222
e só
espero ter ajudado
- Knonick
- Mensagens : 884
Reputação : 9
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 25
Localização : São Paulo, Brasil
Re: Background que segue o player
Ter 14 Jun - 21:36:02
sonic_jeferson escreveu:Knonick escreveu:Bom o tutorial, mas tem um problema: os códigos da view que você colocou só funcionam com um background de 320x222.
bem se esse for o problema vc redimensiona a imagem ou background no paint para 320 x 222
e só
espero ter ajudado
Eu sei que dá para fazer isso, só quis dizer que é melhor fazer algumas alterações no tutorial para ninguém ter problemas, pois nem todos terão um background de 320x222 e uma room de 640x480. Se quiser eu posso fazer essas alterações.
- MaciotaTheLegend
- Mensagens : 1063
Reputação : 16
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 28
Re: Background que segue o player
Ter 14 Jun - 21:59:35
Knonick escreveu:sonic_jeferson escreveu:Knonick escreveu:Bom o tutorial, mas tem um problema: os códigos da view que você colocou só funcionam com um background de 320x222.
bem se esse for o problema vc redimensiona a imagem ou background no paint para 320 x 222
e só
espero ter ajudado
Eu sei que dá para fazer isso, só quis dizer que é melhor fazer algumas alterações no tutorial para ninguém ter problemas, pois nem todos terão um background de 320x222 e uma room de 640x480. Se quiser eu posso fazer essas alterações.
cara se vc quiser mudar vc muda mas caso alguem não saiba fazer isso é bem facil
se o backgroun for maior q 320x222 ex:640x480
é so mudar la na VIEWS e caso a room seja maior q 640x480 não terá problema algum pois o background irá seguir o player ou a camerá a unica coisa q vc vai ter q fazer é deixar o tamanho da VIEWS certo.flw
- Knonick
- Mensagens : 884
Reputação : 9
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 25
Localização : São Paulo, Brasil
Re: Background que segue o player
Ter 14 Jun - 22:02:07
Eu sei que é fácil, mas já vi muitas pessoas que não entenderão muito bem se você disser issosonic_jeferson escreveu:Knonick escreveu:sonic_jeferson escreveu:Knonick escreveu:Bom o tutorial, mas tem um problema: os códigos da view que você colocou só funcionam com um background de 320x222.
bem se esse for o problema vc redimensiona a imagem ou background no paint para 320 x 222
e só
espero ter ajudado
Eu sei que dá para fazer isso, só quis dizer que é melhor fazer algumas alterações no tutorial para ninguém ter problemas, pois nem todos terão um background de 320x222 e uma room de 640x480. Se quiser eu posso fazer essas alterações.
cara se vc quiser mudar vc muda mas caso alguem não saiba fazer isso é bem facil
se o backgroun for maior q 320x222 ex:640x480
é so mudar la na VIEWS e caso a room seja maior q 640x480 não terá problema algum pois o background irá seguir o player ou a camerá a unica coisa q vc vai ter q fazer é deixar o tamanho da VIEWS certo.flw
- The Division Bell
- Mensagens : 17
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/06/2011
Idade : 43
Re: Background que segue o player
Sáb 18 Jun - 22:00:54
otimo tutorial para aqueles que querem faser seu primeiro jogo de sonic
- MaciotaTheLegend
- Mensagens : 1063
Reputação : 16
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 28
Re: Background que segue o player
Sáb 18 Jun - 22:04:59
The Division Bell escreveu:otimo tutorial para aqueles que querem faser seu primeiro jogo de sonic
bem eu fiz este tutorial pq quando eu fui fazer meu primeiro jogo do sonic eu fiquei kinem um loko pra botar este background
- Comple Sonic
- Mensagens : 528
Reputação : 13
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 23
Localização : Death Egg, derrotando Eggman
Re: Background que segue o player
Dom 19 Jun - 21:09:12
Quero aprender a fazer um jogo de sonic
- Wonders Chaser Neo
- Mensagens : 234
Reputação : 2
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 28
Localização : Em qualquer lugar que você procurar com atenção...
Re: Background que segue o player
Qui 7 Jul - 16:55:59
Então somos dois .
Re: Background que segue o player
Seg 25 Jul - 16:43:06
Eu prefiro usar a função draw_background_tiled()
Mas o seu jeito ta maneiro.
AtÉ...
Mas o seu jeito ta maneiro.
AtÉ...
Re: Background que segue o player
Seg 25 Jul - 19:47:02
draw_background_tiled()? não conheço tal função porque não faz outro tutorial ensinando o outro jeito de fazer o background seguir o player?
- Silver Arts
- Mensagens : 164
Reputação : 3
Data de inscrição : 07/06/2011
Localização : Silver Arts
Re: Background que segue o player
Seg 25 Jul - 20:33:32
O nome esta errado,pois isso não é um background,é uma sprite,além de que sprites pesam mais.
- MaciotaTheLegend
- Mensagens : 1063
Reputação : 16
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 28
Re: Background que segue o player
Seg 25 Jul - 20:41:13
Sonic Arts escreveu:O nome esta errado,pois isso não é um background,é uma sprite,além de que sprites pesam mais.
pode ate ser + eu digo background pq background siginifica "tela de fundo"
Re: Background que segue o player
Seg 25 Jul - 21:12:54
Como quiser cara, e se você usar uma var global no tiled pode até fazer um paralax, fica muito legal!!!
- MaciotaTheLegend
- Mensagens : 1063
Reputação : 16
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 28
Re: Background que segue o player
Seg 25 Jul - 21:17:57
Mecha Sonicluiz escreveu:Como quiser cara, e se você usar uma var global no tiled pode até fazer um paralax, fica muito legal!!!
não entendi + se isso for um geito diferente de fazer um background com animação então eu sei é um pouco + dificil pois usa + de 2 sprites e hspeed,vspeed e por ae vai
so fiz este tuto pq é o geito + simples para fazer um background(que eu conheça é )
flw
Re: Background que segue o player
Seg 25 Jul - 21:21:39
me ensina a fazer issoMecha Sonicluiz escreveu:Como quiser cara, e se você usar uma var global no tiled pode até fazer um paralax, fica muito legal!!!
Re: Background que segue o player
Seg 25 Jul - 21:27:18
Sim ensino, mas isso daqui não é um chat! Vamos comentar o tuto do cara!
- sonic ouriço
- Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 28/10/2012
Idade : 32
Re: Background que segue o player
Seg 14 Jan - 22:10:04
mano nao consigo fazersonic luan escreveu:muito bom.
ganha + $10
- Ashura the hedgehog.
- Mensagens : 74
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/01/2013
Re: Background que segue o player
Sex 8 Fev - 15:48:35
o code esta no meu errado
Re: Background que segue o player
Seg 19 maio - 14:04:35
Faça um vídeo é bem melhor não entendi nada só da parte do views
Re: Background que segue o player
Seg 19 maio - 23:56:58
Cara infelizmente você vai ter que aprender a seguir tutoriais escritos. Muitas coisas que você encontra não estão em vídeo. Sei que é mais cansativo. Mas se estiver organizado, e claro você dar sua atenção, você entenderá facilmente.RafaelXFire escreveu:Faça um vídeo é bem melhor não entendi nada só da parte do views
- Hyper Sonic2
- Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/04/2014
Re: Background que segue o player
Ter 20 maio - 13:40:44
Esse tópico não tem nada a ver...
Com esse tutorial seu tutorial tem que ser mais organizado e mais explicativo!
Com esse tutorial seu tutorial tem que ser mais organizado e mais explicativo!
Página 1 de 2 • 1, 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos