Sonic Game Maker
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Dom 27 Jan - 23:12:44
Bem gente nesse tutorial vou ajudar a vcs definirem umas variaves para seus jogos
hp e max hp
1-crie um objeto,coloque o nome de objeto controle
2-no evento creat do objeto coloque o codigo:
hp=100
max_hp=100
3-no estep vcs coloquem:
if hp>max_hp{hp=max_hp}
pronto agora e so colocar o draw na variavelhp e testar,colocando 1 botao para almentar o hp e outro para diminuir
xp,upar,nivel,dano e defesa
1-no create do objeto controle:
xp=0
upar=50
nivel=1
dano=5
defesa=5
2-no step coloquem:
if xp>upar-1{xp=0 nivel+=1 upar+=50 dano+=1 defesa+=1}
3-na colisao do inimigo:
vida-=10-defesa
obs:notem que quando o player coledir com o inimigo perdera 10 de vida mais a defesa diminuira o dano
4-agora para testar o xp vcs coloquem num evento de apertar uma tecla qualquer:
xp+=10
obs:aperte 5 vezes para upar no nivel 1
5-lembresem de setar a vida do player e a doinimigo,coloquem um draw na variavel vida do player e do inimigo
6-para dar um toque coloque no step do inimigo
if vida<1{instance_destrow() play_sound(som-do-inimigo-morrendo)}
pronto agora e so testar



Bem,neste tutorial vamos precisar de:
game maker(serve em todas as versoes eu acho)
teclado,pc e mause lol
nivel de dificuldade:basico
1-para começar no player,coloque o codigo no create:
municao=10
2-no butao de atirar:
if municao>1{municao-=1 instance_creat(x,y,tiro_objeto)}
obs:agora o player so atira se tiver muniçao,agora cie um objeto para ele recarregar muniçao,no colisiom com o player:
instance_destrow()
e num codigo com o evento other:
municao=10
pronto agora quando ele pegar esse item suamuniçao voltara para 10,se quando vc atirar aparecer logo um monte de tiro vc coloca um codigo assim no butao de atirar:
if municao>1{if instance_exist(tiro-objeto)<3{municao-=1 instance_creat(x,y,tiro,objeto)}}
pronto agora esse bug deve der sido consertado
agora e so testar o seu jogo,qualquer bug e so me falar que eu conserto



Gente vou esplicar um pouco sobre essas duas variaves
image xscale
image xscale e a variavel que define o lado dosprite exemplos:
image_xscale=1
image_xscale=-1
esplicando:se a image xscale dor de 1,o spritevai continuar do jeito que esta,se for igual a -1 o sprite vai dar um giro horizontal,tipo de o sprite esta assim > ele vai ficar assim <
image yscale
e da mesma forma que image xscale porem se situa na vertical exemplos:
image_yscale=1
image_yscale=-1
esplicando:image yscale deixa o sprite de cabeça para baixo,se for o igual a 1 o sprite vai ficar do jeito que ta na vertical,se for igual a -1 o sprite vai ficar mais ou menos assim:de. Para ',e simples
dicas:
1-se na image xscale o sprite ficar meio embassado vc coloca enves de 1 poe 1.1 e enves de -1 poe -1.1,eu tive esse poblema mais quase nao consegui ajeitar
2-image xscale serve como flips,para vc nao precisar fazer o sprite dos dois lados,como eu fazia antes de descobrir os beneficios da image xscale ahsahhshashash
essas variaves podem ajudar muito no seu jogo,digo irao ajudar muito mesmo
qualquer poblema e so me falar que explico

desculpem a desorganizaçao pois estou um pouco sem tempo
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Uns tutoriais meus Empty Re: Uns tutoriais meus

Dom 27 Jan - 23:37:12
Bom tutorial cara mas pela desorganização só vai ganhar 5 rings.
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Uns tutoriais meus Empty Re: Uns tutoriais meus

Dom 27 Jan - 23:45:02
Ok,da proxima ves vou postar mas organizado,tambem ficoudesorganizado porque copiei e colei do meu forum ai nao deu tempo deu organizar direitinho
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Uns tutoriais meus Empty Re: Uns tutoriais meus

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