- Lago Roxo
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[TUTORIAL] variáveis
Qua 30 Mar - 19:56:35
uma coisa essencial em qualquer língua de programação, são variáveis, e o que são?
imagine que o seu programa é um armário, e nas gavetas de cada armário há uma variável, é mais ou menos assim que funciona, você põe dados nessa variável, e ela arranja um espaço na memória RAM do PC e armazena ela, simples assim.
Exemplo
uma variável booleana, por exemplo, pode armazenar dados entre falso ou verdadeiro. vamos nomear uma variável de var1, ok, a var1 é do tipo booleana. agora vamos criar outra variável, chamamos ela de var2, do tipo inteiro, ao qual armazena números inteiros.
esse pequeno código está dizendo
Se (if) var2 é igual a 20 var2==20, var1 é verdadeiro
Se (if) var2 não for igual a 20 !var2==20, var1 é falso
para declarar uma variável, precisa ir a um objeto, e criar um evento do tipo create, e abrir um código novo.CREATE -> code -> Execute Code
então escreva: nome = valor
de nome pode escolhe qualquer um dentro das regras: não começar com números, não utilizar quaisquer tipo de acento ou símbolo, com exceção do _ e não ter o mesmo nome de um outro recurso, como de objeto ou códigos como o "place_free(x,y)"
o valor vai decidir qual tipo que é a nossa variável, se for uma string, uma var que armazena letras.
varstring = "valor"
se for número real ponha um número.
varint = 10
varfloat = 10.5
se for booleana você ou deixa começando em falso, ou em verdadeiro
varboolean = false
se for para armazenar cores VHSvalor, matiz e saturação, ponha a cor
varcolor = $FFFFFF
existem quatro tipos de variáveis, mas aqui iremos citar 2
variáveis locais.
locais são criadas normalmente, assim citado em cima.
variáveis globais
para criar uma variável local, é só por "global." no início dela.
global.varint = 10
e toda vez que for utilizar ela tem que por global. no início
a parte 1 vai ficar por aqui, até mais.
imagine que o seu programa é um armário, e nas gavetas de cada armário há uma variável, é mais ou menos assim que funciona, você põe dados nessa variável, e ela arranja um espaço na memória RAM do PC e armazena ela, simples assim.
Exemplo
uma variável booleana, por exemplo, pode armazenar dados entre falso ou verdadeiro. vamos nomear uma variável de var1, ok, a var1 é do tipo booleana. agora vamos criar outra variável, chamamos ela de var2, do tipo inteiro, ao qual armazena números inteiros.
- Código:
if (var2 == 20) {var1 = true}
if (!var2 == 20) {var1 = false}
esse pequeno código está dizendo
Se (if) var2 é igual a 20 var2==20, var1 é verdadeiro
Se (if) var2 não for igual a 20 !var2==20, var1 é falso
como usar variáveis
para declarar uma variável, precisa ir a um objeto, e criar um evento do tipo create, e abrir um código novo.
então escreva: nome = valor
de nome pode escolhe qualquer um dentro das regras: não começar com números, não utilizar quaisquer tipo de acento ou símbolo, com exceção do _ e não ter o mesmo nome de um outro recurso, como de objeto ou códigos como o "place_free(x,y)"
o valor vai decidir qual tipo que é a nossa variável, se for uma string, uma var que armazena letras.
varstring = "valor"
se for número real ponha um número.
varint = 10
varfloat = 10.5
se for booleana você ou deixa começando em falso, ou em verdadeiro
varboolean = false
se for para armazenar cores VHS
varcolor = $FFFFFF
existem quatro tipos de variáveis, mas aqui iremos citar 2
variáveis locais.
locais são criadas normalmente, assim citado em cima.
variáveis globais
para criar uma variável local, é só por "global." no início dela.
global.varint = 10
e toda vez que for utilizar ela tem que por global. no início
a parte 1 vai ficar por aqui, até mais.
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