Sonic Game Maker
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Taigo Toushirou
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Sistema de rampa infalível  Empty Sistema de rampa infalível

Sex 2 Dez - 1:46:47
Bom, existem várias formas de se fazer um sistema de rampa usando na colisão com uma rampa o código "place_free" mas não é o bastante para suportar ângulos mais fechados pra isso você teria que levar horas para regular de acordo com cada angulo diferente!

Mas com esse tutorial... Seu problemas acabaram! XD

Fiz um sistema de rampas que funciona usado o script.
Bem fácil de intender! ^^

Vamos aos códigos!

1º cria um script com o nome Rampa (Pode ser o que você quiser)
Código:
  if place_free(x+velo,y-1){x+=velo y-=1}
 else
 if place_free(x+velo,y-2){x+=velo y-=2}
  else
 if place_free(x+velo,y-3){x+=velo y-=3}
  else
 if place_free(x+velo,y-4){x+=velo y-=4}
  else
 if place_free(x+velo,y-5){x+=velo y-=5}
  else
 if place_free(x+velo,y-6){x+=velo y-=6}
  else
 if place_free(x+velo,y-7){x+=velo y-=7}
  else
 if place_free(x+velo,y-8){x+=velo y-=8}
  else
 if place_free(x+velo,y-9){x+=velo y-=9}
  else
 if place_free(x+velo,y-10){x+=velo y-=10}
  else
 if place_free(x+velo,y-11){x+=velo y-=11}
  else
 if place_free(x+velo,y-12){x+=velo y-=12}
  else
 if place_free(x+velo,y-13){x+=velo y-=13}
  else
 if place_free(x+velo,y-14){x+=velo y-=14}
  else
 if place_free(x+velo,y-15){x+=velo y-=15}
  else
 if place_free(x+velo,y-16){x+=velo y-=16}
  else
 if place_free(x+velo,y-17){x+=velo y-=17}
  else
 if place_free(x+velo,y-18){x+=velo y-=18}
  else
 if place_free(x+velo,y-19){x+=velo y-=19}
  else
 if place_free(x+velo,y-20){x+=velo y-=20}
    else
 if place_free(x+velo,y-21){x+=velo y-=22}
  else
 if place_free(x+velo,y-23){x+=velo y-=23}
    else
 if place_free(x+velo,y-24){x+=velo y-=24}
    else
 if place_free(x+velo,y-25){x+=velo y-=25}
  else
 if place_free(x+velo,y-26){x+=velo y-=26}
    else
 if place_free(x+velo,y-27){x+=velo y-=27}
    else
 if place_free(x+velo,y-28){x+=velo y-=28}
  else
 if place_free(x+velo,y-29){x+=velo y-=29}
    else
 if place_free(x+velo,y-30){x+=velo y-=30}
    else
 if place_free(x+velo,y-31){x+=velo y-=31}
  else
 if place_free(x+velo,y-32){x+=velo y-=32}
    else
 if place_free(x+velo,y-33){x+=velo y-=33}
    else
 if place_free(x+velo,y-34){x+=velo y-=34}
    else
 if place_free(x+velo,y-35){x+=velo y-=35}
  else
 if place_free(x+velo,y-36){x+=velo y-=36}
    else
 if place_free(x+velo,y-37){x+=velo y-=37}
      else
 if place_free(x+velo,y-38){x+=velo y-=38}
  else
 if place_free(x+velo,y-39){x+=velo y-=39}
    else
 if place_free(x+velo,y-40){x+=velo y-=40}
 
 
 if vvele>=0{
if place_free(x,y+1) and !place_free(x,y+2){y+=1 no_ar=false}
if place_free(x,y+2) and !place_free(x,y+3){y+=2 no_ar=false}
if place_free(x,y+3) and !place_free(x,y+4){y+=3 no_ar=false}
if place_free(x,y+4) and !place_free(x,y+5){y+=4 no_ar=false}
if place_free(x,y+5) and !place_free(x,y+6){y+=5 no_ar=false}
if place_free(x,y+6) and !place_free(x,y+7){y+=6 no_ar=false}
if place_free(x,y+7) and !place_free(x,y+8){y+=7 no_ar=false}
if place_free(x,y+8) and !place_free(x,y+9){y+=8 no_ar=false}
if place_free(x,y+9) and !place_free(x,y+10){y+=9 no_ar=false}
if place_free(x,y+10) and !place_free(x,y+11){y+=10 no_ar=false}
if place_free(x,y+11) and !place_free(x,y+12){y+=11 no_ar=false}
if place_free(x,y+12) and !place_free(x,y+13){y+=12 no_ar=false}
if place_free(x,y+13) and !place_free(x,y+14){y+=13 no_ar=false}
if place_free(x,y+3){no_ar=true}
if !place_free(x,y+3){if vvele>0{no_ar=false}}}
O que ele faz?
Vai detectar os pixel da plataforma e automaticamente ira calcular o angulo que fara o personagem subir! ^^

2º no personagem você vai no create e coloca:
Código:

vvele=0
velo=0
Apenas para ativar o script

No step do personagem em baixo de qualquer código de movimentos
Código:
Rampa()
Vai localizar o script a ser executado

depois disso ele vai funfar normalmente em qualquer colisão com plataformas inclinadas, calculando cada pixel do objeto! ^^

(Lembrando que se você tiver uma plataforma com a colisão programada e for adicionar as rampas, é só cria-las e por como parente a essa primeira plataforma!

Espero que isso ajude muitos que querem criar um jogo legal do Sonic. (Ou aprender aos poucos o sistema de 360°)

Para tirar mais duvidas fiz essa engine:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Baixem e se for usa-la em algum jogo dar créditos ao criador! blz?^^



Última edição por Taigo Toushirou em Qui 8 Dez - 12:24:21, editado 2 vez(es)
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Sex 2 Dez - 9:10:52
Taigo, acho que tem algo errado. Quando eu aperto o botão de pular o player sai muito pouco do chão e volta. Se eu tirar o código que chama o script do step, volta tudo ao normal.
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Sistema de rampa infalível  Empty Re: Sistema de rampa infalível

Sex 2 Dez - 9:58:55
Knonick escreveu:Taigo, acho que tem algo errado. Quando eu aperto o botão de pular o player sai muito pouco do chão e volta. Se eu tirar o código que chama o script do step, volta tudo ao normal.
Ele ta fazendo efeito no sistema de gravidade do seu personagem coloque o código a baixo de toda programação do seu personagem no step! ^^
Se não der certo regule o eixo y do sprite de pulo do seu personagem para -9 isso ira fazer com que afaste o movimento da plataforma desgrudando ele do sistema de gravidade e o que mantem ele grudado no chão com o sistema de rampas! ^^
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Qua 7 Dez - 15:24:48
não funciona por isso não ganha rings.
alen de que, o player pula muito baixo que nem aconteceu com o Knonick
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Qua 7 Dez - 15:29:30
estranho aqui funciona legal

a unica coisa que precisa é

colocar o codigo no step (abaixo de todos os outros codigos)

ter uma colisão com um obj_chão (move_direction (direction,12,solid objjects )

ae cria o objeto rampa

e não coloca colisão com o player apenas deixe o objRampa como solido

pronto aqui funcionou legal

a e eu troquei todos os (velo) por (hspeed)
e os (vvele) por (vspeed)

de 0 a 10 dou nota 11 ^^
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Qua 7 Dez - 22:29:24
Ah, eu consegui colocar pra funcionar aqui, mas na maioria das vezes não sobe a rampa, e quando sobe fica numa velocidade muito pequena. Eu tinha feito o que o Jefferson falou, só não tinha trocado vvele por vspeed. Mas depois eu troquei e deu no que eu falei. Testei com 3 rampas diferentes.
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Qua 7 Dez - 22:43:12
hm ...
que estranho knonick

na colisão com o player e rampa vc coloca o que ?

eu mesmo não coloco nada apenos deixo a rampa como solida e ponho ela na room

e funciona legal

so que para alguns angulos de rampa o player não sobre deve ser isso

eu aprimorei aqui o codigo e ta funcionando legal so não esta perfeito

eu aprovo o tutorial dele
ficou muito bom

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Qua 7 Dez - 23:18:22
então de rings para ele jefferson
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Qua 7 Dez - 23:22:11
então tá
+10 rings pelo tuto

(meus dedos não vão cair com isso sabe Razz )
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Qui 8 Dez - 10:57:30
Eu fiz exatamente isso que você fez Jefferson, e está com este bug. E Taigo, porque no código tem a variável no_ar se ela nem está definida no create?
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Qui 8 Dez - 11:37:17
É porque o cara pensou que vocês poderiam declará-la.
Eae Knux, vou fazer uma engine pra vc
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Qui 8 Dez - 11:57:25
Knonick escreveu:Eu fiz exatamente isso que você fez Jefferson, e está com este bug. E Taigo, porque no código tem a variável no_ar se ela nem está definida no create?

Poxa eu demorei pra responder dessa vez! hehehe
Bom, ele serve para manter o personagem no chão quando descer a rampa. (Pra não ficar naquele pula pula estranho)

Quase eu não ganho rings em?! XD
Eu to tentando explica faz tempo sobre tal ação, O código deve estar abaixo de todos os outros do evento step! Sem nem um segredo apenas uma colisão normal com a plataforma reta e as rampas você apenas marca como solida e liga elas como parente da primeira plataforma. Pra esclarecer mais ainda fiz uma engine bem simples disso! Ta no inicio do tópico.
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Qui 8 Dez - 12:19:36
vo baixar a engine
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Seg 25 Fev - 23:34:01
taigo tenho so dois probleminhas
1 ele pula mas fica grudado no chão-consegui resolver
2 ele só sobe ele nao consegue descer
agora so falta a dois taigo da um help ae
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Ter 26 Fev - 15:44:24
Da uma olhadinha na engine que você vai saber o que fazer!
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Ter 26 Fev - 20:44:56
man eu olhei e não achei nada...
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Qua 27 Fev - 3:37:07
Provavelmente o conflito com o código ta na sua gravidade você a fez usando código né?
Faça a mesma gravidade da engine que dará certo!
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Qua 27 Fev - 19:45:28
não fiz não ...mas relax taigo eu arrumo um geito!^^
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