[TUTORIAL]Como fazer o player andar, pular e grav.
Dom 19 maio - 22:11:23
Eai pessoal hoje vou ensinar a vocês fazerem uma movimentação básica de plataforma ou seja andar,pular e fazer uma gravidade.Então vamos nessa!:
Obs.: esse tutorial está sendo terminado de ser editado.
Primeiro crie o sprite dele parado pra direita, e coloque o nome de sua preferência,
depois o sprite dele andando pra direita... depois disso faça os sprites do personagem pulando.
Vá no objeto do seu player...
Crie keyprees right e coloque o evento "Jump to Position", coloque em x 5 e em y coloque 0 e marque "Relative".Depois vá na aba "Main1" e use o Change Sprite e selecione o sprite do player/jogador/objeto correndo para a direita.Em subimage coloque -1 e em speed coloque 0.5. Vá em Control e use o evento "Execute Code" e coloque o seguinte código:
Clique com o botão direito no "Keyboard right" e clique em "Duplicate Event", ele ira abrir um aba, nela selecione "Keyboard left" e edite o event "Jump to position" de 5 para -5.Edite o código contido no evento "Execute Code" para:
sprite do jogador/objeto/player parado, depois disso confirme, e depois duplique
o evento mais uma vez, só que dessa vez escolha "Keyboard Release Right".
gravidade
Abra o objeto do player parado crie o evento step
va em check empty no x deixe zero no y marque 12 e de ok
va em move e em set gravity
em direction marque 270 e em gravity marque 0.5
va em control e em else
va em set gravity novamente marque direction 270 e gravity deixe 0
va em control test variable
em variable vc escreve vspeed
em value 12
e marque larguer than
de ok e va em set variable
em variable vc escreve vspeed
e em value vc escreve 12 e de ok
crie o sprite do chão
depois o objeto do chão
marque solid e de ok
va no objeto do player parado
crie o evento colision e marque o objeto do bloco
depois va em move to contact
no direction escreva direction
no maximum 12 e de ok
va no speed vertical e deixe 0
de ok
pulo
crie o evento create va no execute code e coloque
va no keybord right
va no control e no test expression(coloque o test expression embaixo do jump to position)
e cole o codigo la e de ok
pege o start block e coloque encima do change sprite
eo end block embaixo
faça a mesma coisa com o keybord left
crie o keybord up
va no speed vertical e coloque -12
crie um execute code e cole o codigo la tambem
mas trocando false por true
va no colision com o chão e coloque change sprite e martque o sprite do player parado
sub image marque -1
e speed 0.5
e pronto crie uma room e teste
ate o proximo tutorial
Obs.: esse tutorial está sendo terminado de ser editado.
andar
Primeiro crie o sprite dele parado pra direita, e coloque o nome de sua preferência,
depois o sprite dele andando pra direita... depois disso faça os sprites do personagem pulando.
Vá no objeto do seu player...
Crie keyprees right e coloque o evento "Jump to Position", coloque em x 5 e em y coloque 0 e marque "Relative".Depois vá na aba "Main1" e use o Change Sprite e selecione o sprite do player/jogador/objeto correndo para a direita.Em subimage coloque -1 e em speed coloque 0.5. Vá em Control e use o evento "Execute Code" e coloque o seguinte código:
- Código:
image_xscale=+1
Clique com o botão direito no "Keyboard right" e clique em "Duplicate Event", ele ira abrir um aba, nela selecione "Keyboard left" e edite o event "Jump to position" de 5 para -5.Edite o código contido no evento "Execute Code" para:
- Código:
image_xscale=-1
sprite do jogador/objeto/player parado, depois disso confirme, e depois duplique
o evento mais uma vez, só que dessa vez escolha "Keyboard Release Right".
gravidade
Abra o objeto do player parado crie o evento step
va em check empty no x deixe zero no y marque 12 e de ok
va em move e em set gravity
em direction marque 270 e em gravity marque 0.5
va em control e em else
va em set gravity novamente marque direction 270 e gravity deixe 0
va em control test variable
em variable vc escreve vspeed
em value 12
e marque larguer than
de ok e va em set variable
em variable vc escreve vspeed
e em value vc escreve 12 e de ok
crie o sprite do chão
depois o objeto do chão
marque solid e de ok
va no objeto do player parado
crie o evento colision e marque o objeto do bloco
depois va em move to contact
no direction escreva direction
no maximum 12 e de ok
va no speed vertical e deixe 0
de ok
pulo
crie o evento create va no execute code e coloque
- Código:
pulo=false
va no keybord right
va no control e no test expression(coloque o test expression embaixo do jump to position)
e cole o codigo la e de ok
pege o start block e coloque encima do change sprite
eo end block embaixo
faça a mesma coisa com o keybord left
crie o keybord up
va no speed vertical e coloque -12
crie um execute code e cole o codigo la tambem
mas trocando false por true
va no colision com o chão e coloque change sprite e martque o sprite do player parado
sub image marque -1
e speed 0.5
e pronto crie uma room e teste
ate o proximo tutorial
- mastersfox
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Re: [TUTORIAL]Como fazer o player andar, pular e grav.
Seg 20 maio - 21:40:45
LOL isso ajuda muito
- rafabahia
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Re: [TUTORIAL]Como fazer o player andar, pular e grav.
Qui 26 Jun - 23:42:29
deu tudo certo só que o meu personagem não ando para os lados
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