Sonic Game Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar
Últimos assuntos
SONIC ADVENTURE 3Sáb 13 Jan - 13:50:03KellyaneFELIZ NATAL 2023Seg 25 Dez - 12:48:36Divin Sphere HiroshaiErro ao Abrir ProjetoTer 25 Jul - 8:44:49Ian LagesJá fazem 10 anos...Qua 3 maio - 12:21:59Divin Sphere HiroshaiFeliz Natal 2022Qua 11 Jan - 21:41:47Ian LagesTOUCH - AndroidSex 21 Out - 21:40:23Divin Sphere HiroshaiA volta de nat-frutoSex 12 Ago - 11:24:58Divin Sphere HiroshaiDiscord Game MakerDom 9 Jan - 23:16:01Nest_DJ.EXtremeHAPPY NEW YEAR 2022Sáb 1 Jan - 20:27:23Divin Sphere HiroshaiDoIt - Jogo AndroidSáb 1 Jan - 20:22:31Divin Sphere HiroshaiFELIZ NATAL 2021Sáb 25 Dez - 23:43:15Divin Sphere Hiroshaiefraim leonardo quadrinhos do sonicSeg 22 Nov - 8:48:52FizContaSóPraIsso[11/2021] Atualizações Importantes de SegurançaDom 7 Nov - 23:41:23Lago Roxoum post interessanteTer 27 Jul - 17:10:45Divin Sphere HiroshaiBring The Block - AndroidSáb 17 Abr - 15:31:53Divin Sphere Hiroshai

Ir para baixo
Wonders Chaser Neo
Wonders Chaser Neo
Mensagens : 234
Reputação : 2
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 28
Masculino
Localização : Em qualquer lugar que você procurar com atenção...

Como idealizar um jogo Empty Como idealizar um jogo

Dom 18 Set - 11:23:26
Esse tuto foi originalmente postado no forum game maker future.

REQUERIMENTOS: Uma plataforma de criação de gemes e muita (mas muita mesmo!!!!) dedicação.

Pra começar, esse tuto é pra todo mundo. Então se você é veterano, não tenha vergonha de comentar. Idealizar o jogo e programa-lo são coisas completamente diferentes.
Antes de criar um jogo é necessario pensar em que jogo se quer criar. Isso pode soar meio bobo a princípio, mas pensem comigo... Muita gente começa a fazer un jogo improvisandi e perde a linha na metade do caminho. De fato, é preciso ter algo para criar antes de criar qualquer coisa. Se você tem dificuldade nesse ponto, aqui vão algumas dicas sobre como idealizar um jogo a partir da estaca zero.

PASSO1/aprimeira ideia: Antes de pessar é preciso ter em que pensar. Uma inspiração. Essa inspiração pode ser qualquer coisa. Um componente da jogabilidade, uma sprite, uma história. Em fim, o que o seu coração permitir. Dependendo da sua inspiração, o jogo pode adquirir multiplas caras. Tomemos como um exemplo uma nave espacial. A partir daí podemos dizer que o ogo será em top view, em side view, ou em back view (estilo 3D). Além disso, é fundamental para o próximo passo.

PASSO2/fazendo pesquisa: Pode parecer chato só de falar em pesquisa, mas eu só pesso que vocês joguem outros jogos eletronicos (comerciais ou não), acistam fillmes, leiam alguns livros e falem com outras pessoas. Já vou facilitar um pouco as coisas e dar umas dicas de onde pesquisar. Se quiserem um RPG, pesquisem as séries Suycoden, Zelda, Final Fantazi, Kingdom Hearts, Valkiries Profile... Em fim, qualquer jogo da square enix. São todos jogos bem completos, com bastante ação, estratégia e profundidade. Vão desde os mais concervadores aos menos ortodoxos. Tentem começar pelos retrôs, pois são mais faceis de fazer. Comecem com jogos de mouse simples, depois um pacmam e assim por diante. Uma recomendação minha é de um jogo de uma das antecessoras da square enix, a enix. Soul Blazer, para SNES.

PASSO3/criado um univerço: Sim. Pra ter uma idéia daquilo que você vai criar é preciso criar o univerço unde o jogo se passa. Isso envolve todos os aspectos do jogo, como jogabilidade, leis físicas (gravidade por exemplo), seres existentes e a história de seus povos. Criar um univerço pode parecer algo dificil, mas na verdade, é bem simples. Basta lembrar que isse processo não envolve a criação de aspectos que não serão abordados durante o jogo. Exemplo: em um jogo de nave são se concidera a gravidade, logo, ela não faz parte do univerço do jogo.

PASSO4/criar uma trama: Todo jogo deve ter, no minimo, uma conexão de fatos que fassa sentido. Por mais simples que seja. Mesmo que o jogo não possua uma trama propriamente dita, deve ter algo acontecendo que tone a intervenção do jogador necessária. Os jogos acima tambem contam para pesquisa de trama. E não esperem entender a trama sem assistir os filmes. Um jogo especialmente bom para trabalhar a trama é a série Legacy of Kain e Blood Omem (é a mesma série, pois se passa no mesmo univerço). A trama é o ponto destaque do jogo. A trama é tão complexa e envolvente que chega a tirar o gosto do resto do jogo.

PASSO5/pegar no pesado: Uma vez que se tenha um univerço e uma trama, basta adicionar os pedaços e os recurços a programação. Programar é uma tarefa dificil. Muitas vezes exige dezenas de pessoas para criar até o jogo mais simples. Em alguns casos, o idealisador não atua na parte técnica. Apenas garante que o jogo caminhe de acordo com suar espectativas.

Em fim, esse é o meu tuto. Se quiserem mais alguma dica de pesquisa, mandem um MP pra mim com o tipo de jogo e eu faço as recomendações assim que puder.
Sonic Luan
Sonic Luan
Mensagens : 2678
Reputação : 19
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 25
Masculino
Localização : Casa
https://sonicmaker.forumeiros.com

Como idealizar um jogo Empty Re: Como idealizar um jogo

Dom 18 Set - 14:00:22
nossa muito bom ganha + 10 Rings Very Happy
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos