Sonic Game Maker
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Julio The Fox
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Animação de sprites Empty Animação de sprites

Seg 7 Nov - 15:46:16
Minha dúvida é a seguinte:

Fazer a animação até consigo.
Mas, por exemplo, faço uma animação do meu char correndo, e uma parado. Como faço para quando apertar pra frente, a animação mudar do parado para o correndo?

Quando faço, ou fica só parado, ou só correndo.
MaciotaTheLegend
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Seg 7 Nov - 15:57:00
super,hyper,mega,blaster,buster,hadouken,shoriuken very very very EASY

faz assim
Código:

if hspeed=0 {sprite_index=sprJogadorParado}
if hspeed>0 {sprite_index=sprJogadorCorrendo}

mas se vc usa múltiplos sprites(virados para a esquerda e para a direita)

vc faz assim

Código:


if hspeed=0 {sprite_index=sprJogadorParado}
if hspeed>0 {sprite_index=sprJogadorCorrendoDir}
if hspeed<0 {sprite_index=sprJogadorCorrendoEsq}

obs: códigos vão no STEP do player
Sonic_Ray-ian
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Seg 7 Nov - 16:05:10
tenta no evento de apertar esq ou dir coloque change sprite ou sprite index bem quem sabe mais sobr sprite index é o taigo.

bem mas coloque change sprite pra o q ta correndo ai você aperta esq ou dir q ele muda mas só uma vez e eu não sei como faz pra accelerar.

coloque change sprite no evento de key press esquerda ou direita
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Seg 7 Nov - 16:32:48
@rhaian
bem como você disse o Tiago não é o único a saber mexer com Sprites muitos no fórum sabem pois é uma coisa bem simples.

como ele não perguntou como colocar velocidade e essas coisas eu não vou responder (apesar de saber a resposta tongue )

@julio
se der algum erro ou vc não entender alguma coisa me pergunte ok ?
Julio The Fox
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Seg 7 Nov - 22:39:01
@Jeff
Ok, vou tentar, e como aumento a velocidade do personagem?
Quero deixá-lo mais rápido que o Sonic Animação de sprites 2255590354
Taigo Toushirou
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Ter 8 Nov - 1:09:25
Quer criar um jogo com os movimentos básicos de aceleração e animação?
*Fala o cara certo pro assunto! XD

Antes de tudo pence em fazer isso de uma forma que não venha deixar o seu jogo pesado com sprites duplicadas!
Entre aqui nesse link:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Procure pela engine de "Movimentos Básicos Sonic VeloX"
Com ela, você vai criar movimentos de correr pular andar cair etc. E é uma das engines mais fáceis e simples que já fiz até hoje!
Boa sorte! ^^
MaciotaTheLegend
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Ter 8 Nov - 6:18:57
@tiago

é o que vc disse sobre a troca de sprites sem ser duplicadas é possivel (eu sei fazer Julio Parado )so que as vezes da uns bugs de colisão.(o que se pode ser resolvido com uma Mask Julio Parado )

@julio
easy easy easy
coloca no step do seu player
Código:

//#GRAVIDADE#\\
if place_free(x,y+2)
{gravity=1}
else
{gravity=0}

  //###Esquerda###\\
  if keyboard_check (vk_left)
  {
  hspeed-=1
  sprite_index=sprPlayerAndandoEsq
  }
 
  //###Direita###\\
  if keyboard_check (vk_right)
  {
  hspeed+=1
  sprite_index=sprPlayerAndandoDir
  }

    //###PARADO PARA Esquerda###\\
    if keyboard_check_released (vk_left)
    {
    hspeed=0
    image_speed=1
    sprite_index=sprPlayerParadoEsq
    }
    //###PARADO PARA Direita###\\
    if keyboard_check_released (vk_right)
    {
    hspeed=0
    image_speed=1
    {sprite_index=sprPlayerParadoDir}
    }

pronto so cola no step e se divertir
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Ter 8 Nov - 10:05:44
Mas ai ele quer com aceleração também!
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Ter 8 Nov - 11:00:38
como assim aceleração confused

vc ta querendo dizer para trocar de sprites

tipo

a uma certa velocidade ele ta andando e ao alcançar uma certa velocidade ele muda para a sprite dele 'correndo' scratch

se for isso eu sei fazer facilmente U_U
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Ter 8 Nov - 11:17:08
Ele quer que o Sonic fique mais rápido cada hora como um carro!
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Ter 8 Nov - 11:22:03
sonic_jeferson escreveu:como assim aceleração confused

vc ta querendo dizer para trocar de sprites

tipo

a uma certa velocidade ele ta andando e ao alcançar uma certa velocidade ele muda para a sprite dele 'correndo' scratch

se for isso eu sei fazer facilmente U_U

Pow amigo se você sabe, ajuda ao envés de ficar falando que sabe! ¬¬ Ninguém é melhor que ninguém aqui!
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Ter 8 Nov - 11:26:36
malz Razz
so queria saber se era isso mesmo


@julio
se for isso mesmo vc faz assim
Código:

if hspeed>0 {sprite_index=sprPlayerAndandoDir}
if hspeed<-0 {sprite_index=sprPlayerAndandoEsq}
if hspeed>=7 {sprite_index=sprPlayerCorrendoDir}
if hspeed<=-7 {sprite_index=sprPlayerCorrendoEsq}


obs: ponha no step
Julio The Fox
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Ter 8 Nov - 13:34:03
Ai caramba, vocês estão me deixando confuso...

Vamos por partes...
1- Quero ter os sprites animados
Para isso uso o index de sprites, certo?

2- Quero que tenha aceleração, e na velocidade máxima, mudar o sprite para ele correndo com os rabos
Aí uso o que você falou agora Jeff?


Tentem me explicar bem detalhado, pois sou o noob dos noobs em GM king
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Ter 8 Nov - 13:36:51
1-exato . o sprite_index serve para mostrar o sprite que esta agora
pois vc pode querer mudar-los(como de parado para andando)

2-sim mas depende so seu jogo
as vezes vc precisa fazer umas modificações nos codigos para funcionar direito no seu game
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Ter 8 Nov - 13:39:11
Odeio códigos... Mad
Só complicam...
Vou TENTAR começar um jogo de plataforma bem mais avançado (ou pelo menos penso que seja) que o Julio Labyrinth.

Quero fazer tipo Sonic Advance... Tenho até os sprites em .gmspr

Nesse caso, o código seria esse último?
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Ter 8 Nov - 13:41:05
vc tem que fazer os seus proprios codigos cara
para que funcionem de acordo com o que vc deseja U_U

esse ultimo que eu postei
é para a troca de sprite
de 'andando' para 'correndo'
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Ter 8 Nov - 13:44:47
Mas como faço codes?
Não tenho a mínima idéia de como fazer...
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Ter 8 Nov - 14:06:32
isso o que postei pra vc são codes
é so vc ir escrevendo os code e arrumando o que estiver errado

so que existe varios tipo de codes
vc que vai ter que entender um pouco mais da linguagem do software pra dps sair fazendo todas as suas variaveis ^^'
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Ter 8 Nov - 14:11:25
Ei Jeff, vejo que em algumas engines, tem-se um objeto que cria os sprites, porque como vou colocar todos os sprites em um objeto?

Como faço um objeto desse?
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Ter 8 Nov - 14:22:29
não entendi explica melhor

ele cria os sprites
para um outro objeto ?
ou
para si mesmo ?
ou
simplesmente desenha na tela sem objeto(sem colisão e sem nome(pois não tem um objeto é apenas uma imagem)) ?
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Sáb 12 Nov - 23:53:30
no Evento Step do seu personagen coloca:
Código:

if keyboard_check_pressed(vk_right)
{sprite_index=sprAndando}
if keyboard_check_released(vk_right)
{sprite_index=sprParado}
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Dom 13 Nov - 23:04:03
Sonic Luan escreveu:no Evento Step do seu personagen coloca:
Código:

if keyboard_check_pressed(vk_right)
{sprite_index=sprAndando}
if keyboard_check_released(vk_right)
{sprite_index=sprParado}

Cara eu tava com o mesmo problema eu fiz o seguinte deixei os codes do movimento no step e de troca de sprites(código acima) no end step ai funciono.Eu sei que eu tô atrasado mas o Julio não falou se o problema tá resolvido então vou tentar ajudar já que estava com o mesmo problema.
EDIT:
esqueci caso não saiba pode usar o código image_xscale para não precisar fazer 2 sprites (esquerda e direita).
image_xscale = -1 para virar para esquerda
image_xscale = 1 para virar para direita
o sprite tem que tá virado para a esquerda.
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

Seg 14 Nov - 11:32:11
Vamos lá
Dúvida 1
No create:
Código:
velocidade=0
velocidademax=5
No step:
Código:

if keyboard_check(vk_right)
{
sprite_index=spr_julio_andando
}
velocidade+=0.5


if keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index=spr_julio_andando_esquerda
}
velocidade+=0.5


if keyboard_check(vk_right) && velocidade > 3
{
sprite_index=spr_julio_correndo
}

if keyboard_check(vk_left) && velocidade >3
{
sprite_index=spr_julio_correndo esquerda
}

Ainda não testei mas, qualquer coisa você posta aí
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Animação de sprites Empty Re: Animação de sprites

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