- Julio The Fox
- Mensagens : 839
Reputação : 2
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 27
Localização : Vaco do tempo espaço perdido.
Criando sua wad de SRB
Qua 4 Jan - 15:23:57
Devido a pedidos, resolvi postar um tutorial de como fazer sua wad de SRB...
Lembrando que esse tutorial só mostra como fazer wads para MULTIPLAYER!
Tutorial completo em:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (em inglês)
Nível: Intermediário/Avançado
Requer:
1- Slade 3- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
2- Sprites do seu char (tem aqui na SGM do Sonic, Tails e Knuckles que eu mesmo postei)
3- Um básico conhecimento de wads
Ao que interessa:
Parte 1 - Configurando o Slade
Primeira coisa que presicamos fazer é configurar o Slade!
Após instalar o Slade no seu pc, abra-o, vá na aba Editor e clique em Preferences:
Depois disso (essa parte presica fazer todas as veses que iniciar o Slade), na barra de ferramentas, clique na engrenagem, que fica na frente de Base Resource:
Vai aparecer uma janela no Slade, clique em Add Archive.
Irá aparecer uma janela para abrir uma wad, leve o programa até a pasta do SRB, mas escreva no campo de abrir "srb2.srb" (sem aspas)
Vai ficar assim:
Depois disso, na Base Resource escolha o srb2.srb.
Seu Slade já está configurado!
Parte 2 - Fazendo sua S_SKIN
A S_SKIN é a parte mais importante da wad! Ela define o que o seu personagem faz, a cor, a velocidade...
Definindo a S_SKIN:
Postarei aqui o básico para fazer a S_SKIN, se quiser um tutorial completo, o link está no início do tutorial!
Atributos da S_SKIN:
name
Aqui, você põe o nome que vai aparecer no SRB no multiplayer!
face
Aqui, você põe o nome da imagem que é o ícone de vida que fica no canto da tela (precisa ter imagem, se quiser deixar padrão, copie das plrs do jogo), recomendado deixar todo em maiúsculo E SEM OFFSETS!
facename
Aqui você põe o nome da imagem que é o nome que fica em cima do ícone, também recomendado deixar todo em maiúsculo E SEM OFFSETS!
ability
A habilidade especial do seu char, você põe um número, que pode ser:
0- Speed Thock
1- Voo
2- Planar / escalar
3- Pulo Duplo
4- Float do Super Sonic (não sei o que é)
5- Float com lenta descida (similar ao Booster do e-102 do Sonic Adventure)
6- Nado
7- Homming Attack
8- Sem abilidade
Lembrando que só pode escolher uma abilidade
normalspeed
Velocidade que seu personagem corre, sem Power-Ups, não pode ser maior que 36!
thrustfactor
Uma parte da aceleração. Não pode ser maior que 5.
accelstart
Aceleração de quando seu personagem está na inércia, não pode ser maior que 192!
acceleration
Aceleração de quando ele já está em movimento! Não pode passar de 50!
startcolor
Define o alcance de cores que pode ser mudado no multiplayer, começando com o valor definido.
A cor tem que ser a dos sprites, e a paleta é essa:
prefcolor
A cor padrão do seu personagem, especialmente para o modo Single Player. Os valores são esses:
1- Ciano
2- Pêssego
3- Lavanda
4- Prata
5- Laranja
6- Vermelho
7- Azul
8- Azul marinho
9- Rosa
10- Bege
11- Roxo
12- Verde
13- Branco
14- Dourado
15- Amarelo
jumpheight
A altura do seu pulo em %, não pode ser maior que 100
superanims
Define se seu personagem terá animação da trasformação em Super, como ainda não sei,ac vamos deixá-lo em 0.
actionspd
Define o valor de quão rápido seu personagem se move na habilidade especial, não pode passar de 60.
Excessões: Voo, Pulo Duplo e Nado, onde o máximo é 100
mindash
Valor mínimo do seu spin dash, não pode ser maior que 60!
maxdash
Valor máximo do seu spin dash, não pode ser maior que 60!
E aqui, um exemplo de S_SKIN (esse é da minha wad):
Parte 3 - Importando seus sprites
Há 2 jeitos de por sprites no Slade, um é copiando de uma Wad (ou PLR) para outra, ou arrastando todos diretamente para sua wad!
A ordem dos sprites tem que ser segundo a codificação, a codificação se repete, então só colocarei da A, e vocês ponham na sequência:
Parte 4 - convertendo seus sprites de PNG para Doom
Após importar seus sprites, selecione todos, e clique em "Convert Gfx To", que aparecerá do lado direito.
Aí escolha Doom (Palleted) e selecione a paleta para Sonic (SRB2)
Parte 5 - Salvando sua Wad e jogando
Agora é só salvar sua Wad e iniciar o SRB com a wad inclusa no SRB2Net!
Lembrando que esse tutorial só mostra como fazer wads para MULTIPLAYER!
Tutorial completo em:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (em inglês)
Nível: Intermediário/Avançado
Requer:
1- Slade 3- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
2- Sprites do seu char (tem aqui na SGM do Sonic, Tails e Knuckles que eu mesmo postei)
3- Um básico conhecimento de wads
Ao que interessa:
Parte 1 - Configurando o Slade
Primeira coisa que presicamos fazer é configurar o Slade!
Após instalar o Slade no seu pc, abra-o, vá na aba Editor e clique em Preferences:
Depois disso (essa parte presica fazer todas as veses que iniciar o Slade), na barra de ferramentas, clique na engrenagem, que fica na frente de Base Resource:
Vai aparecer uma janela no Slade, clique em Add Archive.
Irá aparecer uma janela para abrir uma wad, leve o programa até a pasta do SRB, mas escreva no campo de abrir "srb2.srb" (sem aspas)
Vai ficar assim:
Depois disso, na Base Resource escolha o srb2.srb.
Seu Slade já está configurado!
Parte 2 - Fazendo sua S_SKIN
A S_SKIN é a parte mais importante da wad! Ela define o que o seu personagem faz, a cor, a velocidade...
Definindo a S_SKIN:
Postarei aqui o básico para fazer a S_SKIN, se quiser um tutorial completo, o link está no início do tutorial!
Atributos da S_SKIN:
name
Aqui, você põe o nome que vai aparecer no SRB no multiplayer!
face
Aqui, você põe o nome da imagem que é o ícone de vida que fica no canto da tela (precisa ter imagem, se quiser deixar padrão, copie das plrs do jogo), recomendado deixar todo em maiúsculo E SEM OFFSETS!
facename
Aqui você põe o nome da imagem que é o nome que fica em cima do ícone, também recomendado deixar todo em maiúsculo E SEM OFFSETS!
ability
A habilidade especial do seu char, você põe um número, que pode ser:
0- Speed Thock
1- Voo
2- Planar / escalar
3- Pulo Duplo
4- Float do Super Sonic (não sei o que é)
5- Float com lenta descida (similar ao Booster do e-102 do Sonic Adventure)
6- Nado
7- Homming Attack
8- Sem abilidade
Lembrando que só pode escolher uma abilidade
normalspeed
Velocidade que seu personagem corre, sem Power-Ups, não pode ser maior que 36!
thrustfactor
Uma parte da aceleração. Não pode ser maior que 5.
accelstart
Aceleração de quando seu personagem está na inércia, não pode ser maior que 192!
acceleration
Aceleração de quando ele já está em movimento! Não pode passar de 50!
startcolor
Define o alcance de cores que pode ser mudado no multiplayer, começando com o valor definido.
A cor tem que ser a dos sprites, e a paleta é essa:
prefcolor
A cor padrão do seu personagem, especialmente para o modo Single Player. Os valores são esses:
1- Ciano
2- Pêssego
3- Lavanda
4- Prata
5- Laranja
6- Vermelho
7- Azul
8- Azul marinho
9- Rosa
10- Bege
11- Roxo
12- Verde
13- Branco
14- Dourado
15- Amarelo
jumpheight
A altura do seu pulo em %, não pode ser maior que 100
superanims
Define se seu personagem terá animação da trasformação em Super, como ainda não sei,ac vamos deixá-lo em 0.
actionspd
Define o valor de quão rápido seu personagem se move na habilidade especial, não pode passar de 60.
Excessões: Voo, Pulo Duplo e Nado, onde o máximo é 100
mindash
Valor mínimo do seu spin dash, não pode ser maior que 60!
maxdash
Valor máximo do seu spin dash, não pode ser maior que 60!
E aqui, um exemplo de S_SKIN (esse é da minha wad):
- Spoiler:
name = julio_f
face = SBOTLIFE
facename = STTAILSN
ability = 1
normalspeed = 36
thrustfactor = 5
accelstart = 192
acceleration = 50
startcolor = 160
prefcolor = 7
jumpheight = 90
superanims = 0
actionspd = 100
mindash = 15
maxdash = 60
Parte 3 - Importando seus sprites
Há 2 jeitos de por sprites no Slade, um é copiando de uma Wad (ou PLR) para outra, ou arrastando todos diretamente para sua wad!
A ordem dos sprites tem que ser segundo a codificação, a codificação se repete, então só colocarei da A, e vocês ponham na sequência:
- Spoiler:
A1
A2A8
A3A7
A4A6
A5
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
[
\
]
^
_
`
a
b
c0
d0
e0
f0
Parte 4 - convertendo seus sprites de PNG para Doom
Após importar seus sprites, selecione todos, e clique em "Convert Gfx To", que aparecerá do lado direito.
Aí escolha Doom (Palleted) e selecione a paleta para Sonic (SRB2)
Parte 5 - Salvando sua Wad e jogando
Agora é só salvar sua Wad e iniciar o SRB com a wad inclusa no SRB2Net!
- Julio The Fox
- Mensagens : 839
Reputação : 2
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 27
Localização : Vaco do tempo espaço perdido.
Re: Criando sua wad de SRB
Qua 4 Jan - 15:28:49
Imagem da parte 4 arrumada.
E só 10 rings Luan? Deu um trabalhão para explicar, e isso ainda é só o básico
E só 10 rings Luan? Deu um trabalhão para explicar, e isso ainda é só o básico
- Sanic The Hedgehog
- Mensagens : 559
Reputação : 0
Data de inscrição : 11/06/2011
Idade : 22
Re: Criando sua wad de SRB
Qua 4 Jan - 19:00:52
Olá Julio,
Gostaria de saber mais sobre este software.
Gostaria de saber mais sobre este software.
- Julio The Fox
- Mensagens : 839
Reputação : 2
Data de inscrição : 04/09/2011
Idade : 27
Localização : Vaco do tempo espaço perdido.
Re: Criando sua wad de SRB
Qua 4 Jan - 19:20:40
@
Saber o que?
Como usa, o que faz?
Explica melhor porque nao entendi...
Saber o que?
Como usa, o que faz?
Explica melhor porque nao entendi...
Re: Criando sua wad de SRB
Seg 9 Jan - 16:47:08
bom tutorial julio bom mesmo se eu pudesse daria 20 rings e mais 10
pelo link do download do jogo!
pelo link do download do jogo!
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos