- LauroLandia
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Data de inscrição : 11/06/2011
Criando objetivos em seu jogo.
Sáb 30 Jul - 20:42:37
Bom, se alguém tivesse alguma dúvida, eu recomendaria a GMBR, pois é bem mais fácil achar um tuto lá, mas como não tem quase nenhum vou postar aqui.
Muita gente aqui anda com dificuldade para postar um jogo, achando que é só ter bons sprites, uma idéia legalzinha e ponto. Se você pensou isso, ESTÁ REDONDAMENTE ENGANADO!!
Antes de sair por aí fazendo jogos, você deve estar ciente que cada fase deverá ter um tipo de "objetivo".
Ou seja, no caso de um jogo padrão do Sonic, nas primeiras fases o objetivo do jogo será atravessar a fase toda, e encostar numa placa, não é mesmo? Então para isso seria preciso inserir um evento de colisão do player (no caso sonic) com a placa, e inserir uma "resposta" para isso, no caso passar para a próxima fase.
Nesse tutorial o objetivo será passar para a próxima fase, só.
Veja alguns tipos básicos:
ENCONSTAR NO OBJETO E PASSAR DE FASE
Foi como disse, ao o player colisionar com o objeto, passa de fase.
Crie um objeto chamado placa_obj
Crie no objeto "player" o evento seguinte: colision>placa_obj
e lá insira o D&D "next room" da aba main1.
Não se esqueça de inserir tanto o player como o obj_placa na fase
ACABAR O TEMPO E PASSAR DE FASE
Quando o tempo acabar, você passa de fase.Como fazer isso LAURO?
Para isso crie um objeto chamado tempo_obj.
No evento Create, insira o seguinte código:
na área em que estiver escrito ao lado "number of steps" insira 1. Selecione a opção "relative"
No evento alarm0 insira o code
na área em que estiver escrito ao lado "number of steps" insira 1. Selecione a opção "relative"
No evento Step insira o D&D "Test Variable" da aba Control
no campo escrito ao lado "variable" insira tempo.clique em ok.
Embaixo coloque "Next room" da aba main1
Qualquer coisa peça, vou atualizando esse tópico aos poucos.
Sugiro que fixe este tópico.
Té mais!^^
Muita gente aqui anda com dificuldade para postar um jogo, achando que é só ter bons sprites, uma idéia legalzinha e ponto. Se você pensou isso, ESTÁ REDONDAMENTE ENGANADO!!
Antes de sair por aí fazendo jogos, você deve estar ciente que cada fase deverá ter um tipo de "objetivo".
Ou seja, no caso de um jogo padrão do Sonic, nas primeiras fases o objetivo do jogo será atravessar a fase toda, e encostar numa placa, não é mesmo? Então para isso seria preciso inserir um evento de colisão do player (no caso sonic) com a placa, e inserir uma "resposta" para isso, no caso passar para a próxima fase.
Nesse tutorial o objetivo será passar para a próxima fase, só.
Veja alguns tipos básicos:
ENCONSTAR NO OBJETO E PASSAR DE FASE
Foi como disse, ao o player colisionar com o objeto, passa de fase.
Crie um objeto chamado placa_obj
Crie no objeto "player" o evento seguinte: colision>placa_obj
e lá insira o D&D "next room" da aba main1.
Não se esqueça de inserir tanto o player como o obj_placa na fase
ACABAR O TEMPO E PASSAR DE FASE
Quando o tempo acabar, você passa de fase.Como fazer isso LAURO?
Para isso crie um objeto chamado tempo_obj.
No evento Create, insira o seguinte código:
- Código:
tempo= 100
/////O número "100" pode ser substituído por qualquer numero
na área em que estiver escrito ao lado "number of steps" insira 1. Selecione a opção "relative"
No evento alarm0 insira o code
- Código:
tempo-=1
////Esse code fará como que a cada alarm0 perca 1 de "tempo"
na área em que estiver escrito ao lado "number of steps" insira 1. Selecione a opção "relative"
No evento Step insira o D&D "Test Variable" da aba Control
no campo escrito ao lado "variable" insira tempo.clique em ok.
Embaixo coloque "Next room" da aba main1
Qualquer coisa peça, vou atualizando esse tópico aos poucos.
Sugiro que fixe este tópico.
Té mais!^^
- LauroLandia
- Mensagens : 3
Reputação : -1
Data de inscrição : 11/06/2011
Re: Criando objetivos em seu jogo.
Seg 1 Ago - 19:25:22
Ngm tem mais um pedido de objetivo para jogo?
Por exemplo: qdo pegar tdas as moedas?
Ou qdo acabar a vida do boss?
Por exemplo: qdo pegar tdas as moedas?
Ou qdo acabar a vida do boss?
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