- Wonders Chaser Neo
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Tutorial-Criando Barra de qualquer coisa em Drag and Drop
Sáb 24 Dez - 20:32:43
E ae pessoal SGM! Eu to meio entediado do meu natal aqui em casa e resolvi postar esse tuto. O meu segundo. Ele mostra de forma simples como crias uma barra de qualquer coisa pro seu personagem usando o D&D. No caso, vou usar uma barra de saúde como exemplo.
Primeira pergunta que você deverá fazer: pra que isso se já tem barra de vida no game maker? Simples, por que ela não é de todo eficiente. Ela ajuda muito, mas se baseia na porcentagem de vida, não no valor numérico. Isso não é nada legal quando se cria um RPG por exemplo. Sigam o passo a passo para entender tudo.
Passo 1- Criar as variaveis.
Como você não está lidando com a barra de vida original do GM, teremos que criar nossa propria variavel de saúde.
Pra isso coloque no evento create:
1-Set variabel: saúde_max (indica o máximo de vida que seu personagem pode ter) to: 100 (ou outro número)
2-Set varabel: Saúde_atual (indica a saúde que o personagem tem no momento) to: 100 (a maioria dos personagens começa com a vida no máximo)
Pronto. Agora temos um esquema de vida. Agora temos que faze-lo aparecer na tela. Suponhamos que você queira uma barra centralizada acima do personagem. Para isso terá que colocar a origem da sprite no centro do x (largura) e no topo (y=0)
No evento Draw:
1-Set color: alguma
2-Draw rectangle: x1= -saúde_máxima\2 (saúde máxima dividido por 2)
y1= valor que você quiser para a espessura da barra.
x2= saúde_máxima\2
y2=0 (vai ficar grudado na cabeça do personagem. Diminua esse valor se quiser uma distância)
3-Ser color: outra bem contrastante
4-Draw rectangle: repita tudo, mas no lugar do x2 coloque a expressão: -saúde_atual\2+saúde_atual
Parabens! Agora você tem uma barra que muda de acordo com o valor da saúde. E se você aumentar o valor da saúde máxima além de 100 e vai continuar centralizado. Mas ainda temos que corrigir um pequeno bug. Quando você aumenta a vida_atual, você não que que ele seja maior que a vida atual do Personagem. Pra isso você coloca esses comando no fim da cura:
1-check variabel: if saúde_atual is larger tham (maior que) máxima
2-Set variabel: saúde_atual to: máxima.
Assim a vida do char nunca fica maior que o máximo.
Agradeço ao Taygo, pois seu tuto sobre como criar um medidor de velocidade me ajudou a pensar nisso. Qualquer erro me avisem que eu tento corrigir.
Primeira pergunta que você deverá fazer: pra que isso se já tem barra de vida no game maker? Simples, por que ela não é de todo eficiente. Ela ajuda muito, mas se baseia na porcentagem de vida, não no valor numérico. Isso não é nada legal quando se cria um RPG por exemplo. Sigam o passo a passo para entender tudo.
Passo 1- Criar as variaveis.
Como você não está lidando com a barra de vida original do GM, teremos que criar nossa propria variavel de saúde.
Pra isso coloque no evento create:
1-Set variabel: saúde_max (indica o máximo de vida que seu personagem pode ter) to: 100 (ou outro número)
2-Set varabel: Saúde_atual (indica a saúde que o personagem tem no momento) to: 100 (a maioria dos personagens começa com a vida no máximo)
Pronto. Agora temos um esquema de vida. Agora temos que faze-lo aparecer na tela. Suponhamos que você queira uma barra centralizada acima do personagem. Para isso terá que colocar a origem da sprite no centro do x (largura) e no topo (y=0)
No evento Draw:
1-Set color: alguma
2-Draw rectangle: x1= -saúde_máxima\2 (saúde máxima dividido por 2)
y1= valor que você quiser para a espessura da barra.
x2= saúde_máxima\2
y2=0 (vai ficar grudado na cabeça do personagem. Diminua esse valor se quiser uma distância)
3-Ser color: outra bem contrastante
4-Draw rectangle: repita tudo, mas no lugar do x2 coloque a expressão: -saúde_atual\2+saúde_atual
Parabens! Agora você tem uma barra que muda de acordo com o valor da saúde. E se você aumentar o valor da saúde máxima além de 100 e vai continuar centralizado. Mas ainda temos que corrigir um pequeno bug. Quando você aumenta a vida_atual, você não que que ele seja maior que a vida atual do Personagem. Pra isso você coloca esses comando no fim da cura:
1-check variabel: if saúde_atual is larger tham (maior que) máxima
2-Set variabel: saúde_atual to: máxima.
Assim a vida do char nunca fica maior que o máximo.
Agradeço ao Taygo, pois seu tuto sobre como criar um medidor de velocidade me ajudou a pensar nisso. Qualquer erro me avisem que eu tento corrigir.
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