[Tutorial] Criando um Boost
5 participantes
- Noan2102
- Mensagens : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/08/2016
Idade : 21
[Tutorial] Criando um Boost
Sex 21 Jul - 1:01:59
Vou agradecer logo ao
Yakongu
que eu acho e tenho certeza que está no fórum
aprendi a fazer o boost com a engine dele...quem quiser baixar procure por aqui no fórum.
Bom hoje vou ensinar como fazer o BOOST aquela coisa que faz o sonic ir FAST!!!!
Feito no Game Maker 8 pro (já não sei se funciona no lite)
Bom primeiro crie uma sprite de boost. Chamei ele de Boost.
Após isso crie um objeto chamado obj_Boost, coloque a profundidade/Depth dele em -20
Agora coloque o evento Create e ponha o seguinte código:
OBS: Boost é o nome do meu sprite. coloque o nome que você colocou no seu sprite.
Continuando:
Esse código criará um sistema de partículas que simulará um vento...
Agora no evento Step coloque este código:
Agora coloque o evento de colisão com o player e ponha este código:
Coloque o evento de Draw e ponha este código:
Agora no evento de release key já com a tecla que você quer que o boost funcione coloque a ação Destroy the instance.
Mas ainda não acabou!!
Agora crie um objeto. eu chamei-o de BoostDraw
No evento Create coloque este código:
Agora finalmente, no Player, adicione o evento Key Press e nele coloque a ação
Test Expression
Lá escreva isso:
Atenção!!! Marque o relativo!!! É importante!!!
E pronto!!! Coloque o BoostDraw na room e saia correndo por ai!!
Novamente digo: Quem criou este método foi o yakongu! aprendi com a engine dele que tem aqui no fórum!
OBS: Para fazer a barra aumentar você terá que configurar e ver a sua variável de contagem de rings. Isso já não posso ensinar agora, mas quem precisar me avise, ok?
Talvez aí já faça um outro tutorial
É isso gente, muito obrigado e flw!
Yakongu
que eu acho e tenho certeza que está no fórum
aprendi a fazer o boost com a engine dele...quem quiser baixar procure por aqui no fórum.
Bom hoje vou ensinar como fazer o BOOST aquela coisa que faz o sonic ir FAST!!!!
Feito no Game Maker 8 pro (já não sei se funciona no lite)
Bom primeiro crie uma sprite de boost. Chamei ele de Boost.
Após isso crie um objeto chamado obj_Boost, coloque a profundidade/Depth dele em -20
Agora coloque o evento Create e ponha o seguinte código:
- Código:
image_speed=0.5
image_alpha=0.7
eff=part_system_create();
eff2=part_type_create();
part_type_shape(eff2,6);
part_type_size(eff2,0,5,0.90,0);
part_type_scale(eff2,1,1);
part_type_orientation(eff2,0,0,0,0,0);
part_type_direction(eff2,0,0,0,0);
part_type_speed(eff2,0,0,0,0);
part_type_gravity(eff2,0,270);
part_type_color3(eff2,33023,16777215,16777215);
part_type_alpha3(eff2,0,1,0);
part_type_blend(eff2,1);
part_type_life(eff2,50,50);
part_system_depth(eff,-20)
part_particles_create(eff,x,y,eff2,1);
boosteff=part_system_create();
boosteff2=part_type_create();
part_type_shape(boosteff2,7);
part_type_size(boosteff2,0,0.40,0,0);
part_type_scale(boosteff2,5,0.40);
part_type_orientation(boosteff2,0,0,0,0,1);
part_type_direction(boosteff2,0,0,0,0);
part_type_speed(boosteff2,0,1,0,0);
part_type_gravity(boosteff2,0,270);
part_type_color3(boosteff2,16744576,16777088,16744576);
part_type_alpha3(boosteff2,1,1,0);
part_type_blend(boosteff2,1);
part_type_life(boosteff2,30,30);
sprite_index=choose(Boost)
OBS: Boost é o nome do meu sprite. coloque o nome que você colocou no seu sprite.
Continuando:
Esse código criará um sistema de partículas que simulará um vento...
Agora no evento Step coloque este código:
- Código:
if global.boost<2 {instance_destroy()} global.boost-=1
x=Player.x
y=Player.y
image_xscale=Player.xdir //Aqui é a variável de direção do Player. No meu caso eu uso o xdir
repeat (1)
{
part_particles_create(boosteff,
x-16+random(32),
y-16+random(32),
boosteff2,1);
}
Agora coloque o evento de colisão com o player e ponha este código:
- Código:
if image_xscale=1{other.hspeed=20}
if image_xscale=-1{other.hspeed=-20}
Coloque o evento de Draw e ponha este código:
- Código:
draw_set_blend_mode(bm_add)
draw_sprite_ext(sprite_index,-1,Player.x,Player.y,image_xscale,1,image_angle,c_white,1)
draw_set_blend_mode(bm_normal)
Agora no evento de release key já com a tecla que você quer que o boost funcione coloque a ação Destroy the instance.
Mas ainda não acabou!!
Agora crie um objeto. eu chamei-o de BoostDraw
No evento Create coloque este código:
- Código:
global.boost=100
- Código:
if global.boost>100{global.boost=100}
- Código:
draw_rectangle_color(view_xview+20,view_yview+280,view_xview+20+global.boost,view_yview+290,c_blue,c_white,c_blue,c_white,false)
Agora finalmente, no Player, adicione o evento Key Press e nele coloque a ação
Test Expression
Lá escreva isso:
- Código:
global.boost>1
Atenção!!! Marque o relativo!!! É importante!!!
E pronto!!! Coloque o BoostDraw na room e saia correndo por ai!!
Novamente digo: Quem criou este método foi o yakongu! aprendi com a engine dele que tem aqui no fórum!
OBS: Para fazer a barra aumentar você terá que configurar e ver a sua variável de contagem de rings. Isso já não posso ensinar agora, mas quem precisar me avise, ok?
Talvez aí já faça um outro tutorial
É isso gente, muito obrigado e flw!
Re: [Tutorial] Criando um Boost
Sex 21 Jul - 2:07:49
Mesmo isso sendo antigo pra caramba...
+10 RINGS pelo tutorial!
+10 RINGS pelo tutorial!
- Vortex de sempre
- Mensagens : 168
Reputação : 1
Data de inscrição : 09/01/2015
Idade : 20
Localização : Parana
Re: [Tutorial] Criando um Boost
Sáb 29 Jul - 17:48:37
agora me fala noq q ele vai usar isso, sendo que nem tem um lugar pra ver quantas ring tem. (creio eu)Klabbery escreveu:Mesmo isso sendo antigo pra caramba...
+10 RINGS pelo tutorial!
Re: [Tutorial] Criando um Boost
Sáb 29 Jul - 23:36:43
Quando eu postei isso, o fórum ainda não havia sido atualizado.Vortex de sempre escreveu:agora me fala noq q ele vai usar isso, sendo que nem tem um lugar pra ver quantas ring tem. (creio eu)Klabbery escreveu:Mesmo isso sendo antigo pra caramba...
+10 RINGS pelo tutorial!
- Noan2102
- Mensagens : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/08/2016
Idade : 21
Re: [Tutorial] Criando um Boost
Qui 3 Ago - 15:25:57
E eu estava procurando -"Onde vê os rings?, Onde vê os rings?" kkkk
- CG
- Mensagens : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/10/2017
Idade : 19
Re: [Tutorial] Criando um Boost
Dom 12 Nov - 13:12:37
for object obj_Boost:
Error in code at line 2:
x=Player.x
^
at position 5: Unknown variable Player
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_Boost:
Error in code at line 2:
draw_sprite_ext(sprite_index,-1,Player.x,Player.y,image_xscale,1,image_angle,c_white,1)
^
at position 34: Unknown variable Player
Error in code at line 2:
x=Player.x
^
at position 5: Unknown variable Player
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_Boost:
Error in code at line 2:
draw_sprite_ext(sprite_index,-1,Player.x,Player.y,image_xscale,1,image_angle,c_white,1)
^
at position 34: Unknown variable Player
Re: [Tutorial] Criando um Boost
Sáb 16 Dez - 19:14:09
Pra criar boost é muito fácil, cê cria uma variável chamada boost, do qual ela inicia em 0, e vai aumentando quando se colide com um certo objeto(sim, acho a maneira de conseguir o boost em Sonic Colors melhor do que no resto dos jogos, que até com peido aumenta a barra de boost). Aí, cê cria uma outra variável chamada, sei lá, BOOST com letras maiúsculas, aí tu mapeia o botão de boost num botão, sei lá, B, então tu põe o seguinte: if boost>=1{boost-=1;BOOST=true;if image_xscale=+1{(pôr máximo da variável do jogo de velocidade aqui)};if image_xscale=-1{(pôr mínimo da variável do jogo de velocidade aqui)}} ; aí cê põe um else, e logo após um "cancel event"(não lembro o nome do negócio que cancela o evento). Mas e quanto à variável BOOST? Para que serve? Muito simples, cê vai no parent do objeto do Sonic, e então, na colisão aos objetos dos inimigos(ou no meu caso, o parent para todos os inimigos comuns), cê põe: if BOOST=true{instance_destroy}. Eu não testei isso que falei, mas, pra fazer um boost, demoraria bem pouco tempo.
"Ah, mas e a parte visual?"
Se vira, nigga.
"Ah, mas e a parte visual?"
Se vira, nigga.
- Noan2102
- Mensagens : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/08/2016
Idade : 21
Re: [Tutorial] Criando um Boost
Qui 21 maio - 12:26:46
CG escreveu:for object obj_Boost:
Error in code at line 2:
x=Player.x
^
at position 5: Unknown variable Player
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_Boost:
Error in code at line 2:
draw_sprite_ext(sprite_index,-1,Player.x,Player.y,image_xscale,1,image_angle,c_white,1)
^
at position 34: Unknown variable Player
A variável 'Player' seria o nome do objeto sonic... o SEU player..
Desculpa demorar tanto tempo, não podia perder a oportunidade de falar isso rs '-'
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos