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[Tutorial] Criando um Boost

em Sex 21 Jul - 1:01:59
Vou agradecer logo ao 
Yakongu
que eu acho e tenho certeza que está no fórum Very Happy
aprendi a fazer o boost com a engine dele...quem quiser baixar procure por aqui no fórum.


Bom hoje vou ensinar como fazer o BOOST aquela coisa que faz o sonic ir FAST!!!!




Feito no Game Maker 8 pro (já não sei se funciona no lite)




Bom primeiro crie uma sprite de boost. Chamei ele de Boost.




Após isso crie um objeto chamado obj_Boost, coloque a profundidade/Depth dele em -20
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Agora coloque o evento Create e ponha o seguinte código:
Código:
image_speed=0.5
image_alpha=0.7

eff=part_system_create();

eff2=part_type_create();
part_type_shape(eff2,6);
part_type_size(eff2,0,5,0.90,0);
part_type_scale(eff2,1,1);
part_type_orientation(eff2,0,0,0,0,0);
part_type_direction(eff2,0,0,0,0);
part_type_speed(eff2,0,0,0,0);
part_type_gravity(eff2,0,270);
part_type_color3(eff2,33023,16777215,16777215);
part_type_alpha3(eff2,0,1,0);
part_type_blend(eff2,1);
part_type_life(eff2,50,50);
part_system_depth(eff,-20)

part_particles_create(eff,x,y,eff2,1);


boosteff=part_system_create();

boosteff2=part_type_create();
part_type_shape(boosteff2,7);
part_type_size(boosteff2,0,0.40,0,0);
part_type_scale(boosteff2,5,0.40);
part_type_orientation(boosteff2,0,0,0,0,1);
part_type_direction(boosteff2,0,0,0,0);
part_type_speed(boosteff2,0,1,0,0);
part_type_gravity(boosteff2,0,270);
part_type_color3(boosteff2,16744576,16777088,16744576);
part_type_alpha3(boosteff2,1,1,0);
part_type_blend(boosteff2,1);
part_type_life(boosteff2,30,30);

sprite_index=choose(Boost)


OBS: Boost é o nome do meu sprite. coloque o nome que você colocou no seu sprite.


Continuando:
Esse código criará um sistema de partículas que simulará um vento...


Agora no evento Step coloque este código:
Código:
if global.boost<2 {instance_destroy()} global.boost-=1
 x=Player.x
 y=Player.y
image_xscale=Player.xdir //Aqui é a variável de direção do Player. No meu caso eu uso o xdir

repeat (1)
{
part_particles_create(boosteff,

x-16+random(32),
y-16+random(32),

boosteff2,1);
}



Agora coloque o evento de colisão com o player e ponha este código:
Código:
if image_xscale=1{other.hspeed=20}
if image_xscale=-1{other.hspeed=-20}
Este código irá fazer o Player acelerar.


Coloque o evento de Draw e ponha este código:
Código:
draw_set_blend_mode(bm_add)
draw_sprite_ext(sprite_index,-1,Player.x,Player.y,image_xscale,1,image_angle,c_white,1)
draw_set_blend_mode(bm_normal)


Agora no evento de release key já com a tecla que você quer que o boost funcione coloque a ação Destroy the instance.


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Mas ainda não acabou!!


Agora crie um objeto. eu chamei-o de BoostDraw


No evento Create coloque este código:
Código:
global.boost=100
No Step coloque isto:
Código:
if global.boost>100{global.boost=100}
E no Draw:
Código:
draw_rectangle_color(view_xview+20,view_yview+280,view_xview+20+global.boost,view_yview+290,c_blue,c_white,c_blue,c_white,false)
Este último código desenhará a barra de boost que irá aumentar e diminuir.


Agora finalmente, no Player, adicione o evento Key Press e nele coloque a ação 
Test Expression
Lá escreva isso:
Código:
global.boost>1
Agora coloque a ação Create Instance e coloque o obj_Boost

Atenção!!! Marque o relativo!!! É importante!!!

E pronto!!! Coloque o BoostDraw na room e saia correndo por ai!!


Novamente digo: Quem criou este método foi o yakongu! aprendi com a engine dele que tem aqui no fórum!


OBS: Para fazer a barra aumentar você terá que configurar e ver a sua variável de contagem de rings. Isso já não posso ensinar agora, mas quem precisar me avise, ok?
Talvez aí já faça um outro tutorial


É isso gente, muito obrigado e flw!


Última edição por Noan2102 em Sex 21 Jul - 1:54:18, editado 9 vez(es) (Razão : Erros de Ortografia e Não postei uma imagem)
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Re: [Tutorial] Criando um Boost

em Sex 21 Jul - 2:07:49
Mesmo isso sendo antigo pra caramba...
+10 RINGS pelo tutorial!

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Re: [Tutorial] Criando um Boost

em Sab 29 Jul - 17:48:37
Klabbery escreveu:Mesmo isso sendo antigo pra caramba...
+10 RINGS pelo tutorial!
agora me fala noq q ele vai usar isso, sendo que nem tem um lugar pra ver quantas ring tem. (creio eu)

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na moral, já aconteceu tudo que tinha que acontecer nesse forum, ele teve um começo, meio e fim, não tem mais como fazer nada, só vai embora. . . 

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Re: [Tutorial] Criando um Boost

em Sab 29 Jul - 23:36:43
Vortex de sempre escreveu:
Klabbery escreveu:Mesmo isso sendo antigo pra caramba...
+10 RINGS pelo tutorial!
agora me fala noq q ele vai usar isso, sendo que nem tem um lugar pra ver quantas ring tem. (creio eu)
Quando eu postei isso, o fórum ainda não havia sido atualizado.

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Re: [Tutorial] Criando um Boost

em Qui 3 Ago - 15:25:57
E eu estava procurando -"Onde vê os rings?, Onde vê os rings?" kkkk
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Re: [Tutorial] Criando um Boost

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