Sonic Game Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar
Últimos assuntos
SONIC ADVENTURE 3Sáb 13 Jan - 13:50:03KellyaneFELIZ NATAL 2023Seg 25 Dez - 12:48:36Divin Sphere HiroshaiErro ao Abrir ProjetoTer 25 Jul - 8:44:49Ian LagesJá fazem 10 anos...Qua 3 maio - 12:21:59Divin Sphere HiroshaiFeliz Natal 2022Qua 11 Jan - 21:41:47Ian LagesTOUCH - AndroidSex 21 Out - 21:40:23Divin Sphere HiroshaiA volta de nat-frutoSex 12 Ago - 11:24:58Divin Sphere HiroshaiDiscord Game MakerDom 9 Jan - 23:16:01Nest_DJ.EXtremeHAPPY NEW YEAR 2022Sáb 1 Jan - 20:27:23Divin Sphere HiroshaiDoIt - Jogo AndroidSáb 1 Jan - 20:22:31Divin Sphere HiroshaiFELIZ NATAL 2021Sáb 25 Dez - 23:43:15Divin Sphere Hiroshaiefraim leonardo quadrinhos do sonicSeg 22 Nov - 8:48:52FizContaSóPraIsso[11/2021] Atualizações Importantes de SegurançaDom 7 Nov - 23:41:23Lago Roxoum post interessanteTer 27 Jul - 17:10:45Divin Sphere HiroshaiBring The Block - AndroidSáb 17 Abr - 15:31:53Divin Sphere Hiroshai

Ir para baixo
Noan2102
Noan2102
Mensagens : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/08/2016
Idade : 21
Masculino

[Tutorial] Criando um Boost Empty [Tutorial] Criando um Boost

Sex 21 Jul - 1:01:59
Vou agradecer logo ao 
Yakongu
que eu acho e tenho certeza que está no fórum Very Happy
aprendi a fazer o boost com a engine dele...quem quiser baixar procure por aqui no fórum.


Bom hoje vou ensinar como fazer o BOOST aquela coisa que faz o sonic ir FAST!!!!




Feito no Game Maker 8 pro (já não sei se funciona no lite)




Bom primeiro crie uma sprite de boost. Chamei ele de Boost.




Após isso crie um objeto chamado obj_Boost, coloque a profundidade/Depth dele em -20
[Tutorial] Criando um Boost Profun10
Agora coloque o evento Create e ponha o seguinte código:
Código:
image_speed=0.5
image_alpha=0.7

eff=part_system_create();

eff2=part_type_create();
part_type_shape(eff2,6);
part_type_size(eff2,0,5,0.90,0);
part_type_scale(eff2,1,1);
part_type_orientation(eff2,0,0,0,0,0);
part_type_direction(eff2,0,0,0,0);
part_type_speed(eff2,0,0,0,0);
part_type_gravity(eff2,0,270);
part_type_color3(eff2,33023,16777215,16777215);
part_type_alpha3(eff2,0,1,0);
part_type_blend(eff2,1);
part_type_life(eff2,50,50);
part_system_depth(eff,-20)

part_particles_create(eff,x,y,eff2,1);


boosteff=part_system_create();

boosteff2=part_type_create();
part_type_shape(boosteff2,7);
part_type_size(boosteff2,0,0.40,0,0);
part_type_scale(boosteff2,5,0.40);
part_type_orientation(boosteff2,0,0,0,0,1);
part_type_direction(boosteff2,0,0,0,0);
part_type_speed(boosteff2,0,1,0,0);
part_type_gravity(boosteff2,0,270);
part_type_color3(boosteff2,16744576,16777088,16744576);
part_type_alpha3(boosteff2,1,1,0);
part_type_blend(boosteff2,1);
part_type_life(boosteff2,30,30);

sprite_index=choose(Boost)


OBS: Boost é o nome do meu sprite. coloque o nome que você colocou no seu sprite.


Continuando:
Esse código criará um sistema de partículas que simulará um vento...


Agora no evento Step coloque este código:
Código:
if global.boost<2 {instance_destroy()} global.boost-=1
 x=Player.x
 y=Player.y
image_xscale=Player.xdir //Aqui é a variável de direção do Player. No meu caso eu uso o xdir

repeat (1)
{
part_particles_create(boosteff,

x-16+random(32),
y-16+random(32),

boosteff2,1);
}



Agora coloque o evento de colisão com o player e ponha este código:
Código:
if image_xscale=1{other.hspeed=20}
if image_xscale=-1{other.hspeed=-20}
Este código irá fazer o Player acelerar.


Coloque o evento de Draw e ponha este código:
Código:
draw_set_blend_mode(bm_add)
draw_sprite_ext(sprite_index,-1,Player.x,Player.y,image_xscale,1,image_angle,c_white,1)
draw_set_blend_mode(bm_normal)


Agora no evento de release key já com a tecla que você quer que o boost funcione coloque a ação Destroy the instance.


[Tutorial] Criando um Boost Ayyees10


Mas ainda não acabou!!


Agora crie um objeto. eu chamei-o de BoostDraw


No evento Create coloque este código:
Código:
global.boost=100
No Step coloque isto:
Código:
if global.boost>100{global.boost=100}
E no Draw:
Código:
draw_rectangle_color(view_xview+20,view_yview+280,view_xview+20+global.boost,view_yview+290,c_blue,c_white,c_blue,c_white,false)
Este último código desenhará a barra de boost que irá aumentar e diminuir.


Agora finalmente, no Player, adicione o evento Key Press e nele coloque a ação 
Test Expression
Lá escreva isso:
Código:
global.boost>1
Agora coloque a ação Create Instance e coloque o obj_Boost
[Tutorial] Criando um Boost Create10
Atenção!!! Marque o relativo!!! É importante!!!

E pronto!!! Coloque o BoostDraw na room e saia correndo por ai!!


Novamente digo: Quem criou este método foi o yakongu! aprendi com a engine dele que tem aqui no fórum!


OBS: Para fazer a barra aumentar você terá que configurar e ver a sua variável de contagem de rings. Isso já não posso ensinar agora, mas quem precisar me avise, ok?
Talvez aí já faça um outro tutorial


É isso gente, muito obrigado e flw!


Última edição por Noan2102 em Sex 21 Jul - 1:54:18, editado 9 vez(es) (Motivo da edição : Erros de Ortografia e Não postei uma imagem)
Klabbery
Klabbery
Mensagens : 58
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/06/2016
Idade : 17
Masculino
Localização : Universo, Via Láctea, Sistema Solar , Planeta Terra, América do Sul, Brasil, Minas Gerais, Montes Claros
https://www.discord.com/av6Pr7Y/

[Tutorial] Criando um Boost Empty Re: [Tutorial] Criando um Boost

Sex 21 Jul - 2:07:49
Mesmo isso sendo antigo pra caramba...
+10 RINGS pelo tutorial!
Vortex de sempre
Vortex de sempre
Mensagens : 168
Reputação : 1
Data de inscrição : 09/01/2015
Idade : 20
Masculino
Localização : Parana

[Tutorial] Criando um Boost Empty Re: [Tutorial] Criando um Boost

Sáb 29 Jul - 17:48:37
Klabbery escreveu:Mesmo isso sendo antigo pra caramba...
+10 RINGS pelo tutorial!
agora me fala noq q ele vai usar isso, sendo que nem tem um lugar pra ver quantas ring tem. (creio eu)
Klabbery
Klabbery
Mensagens : 58
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/06/2016
Idade : 17
Masculino
Localização : Universo, Via Láctea, Sistema Solar , Planeta Terra, América do Sul, Brasil, Minas Gerais, Montes Claros
https://www.discord.com/av6Pr7Y/

[Tutorial] Criando um Boost Empty Re: [Tutorial] Criando um Boost

Sáb 29 Jul - 23:36:43
Vortex de sempre escreveu:
Klabbery escreveu:Mesmo isso sendo antigo pra caramba...
+10 RINGS pelo tutorial!
agora me fala noq q ele vai usar isso, sendo que nem tem um lugar pra ver quantas ring tem. (creio eu)
Quando eu postei isso, o fórum ainda não havia sido atualizado.
Noan2102
Noan2102
Mensagens : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/08/2016
Idade : 21
Masculino

[Tutorial] Criando um Boost Empty Re: [Tutorial] Criando um Boost

Qui 3 Ago - 15:25:57
E eu estava procurando -"Onde vê os rings?, Onde vê os rings?" kkkk
CG
CG
Mensagens : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 23/10/2017
Idade : 19
Masculino

[Tutorial] Criando um Boost Empty Re: [Tutorial] Criando um Boost

Dom 12 Nov - 13:12:37
for object obj_Boost:

Error in code at line 2:
    x=Player.x
      ^
at position 5: Unknown variable Player

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_Boost:

Error in code at line 2:
   draw_sprite_ext(sprite_index,-1,Player.x,Player.y,image_xscale,1,image_angle,c_white,1)
                                   ^
at position 34: Unknown variable Player
Jotails
Jotails
Mensagens : 51
Reputação : 1
Data de inscrição : 23/01/2016
Idade : 19
Masculino
http://Quartodojota.blogspot.com.br

[Tutorial] Criando um Boost Empty Re: [Tutorial] Criando um Boost

Sáb 16 Dez - 19:14:09
Pra criar boost é muito fácil, cê cria uma variável chamada boost, do qual ela inicia em 0, e vai aumentando quando se colide com um certo objeto(sim, acho a maneira de conseguir o boost em Sonic Colors melhor do que no resto dos jogos, que até com peido aumenta a barra de boost). Aí, cê cria uma outra variável chamada, sei lá, BOOST com letras maiúsculas, aí tu mapeia o botão de boost num botão, sei lá, B, então tu põe o seguinte: if boost>=1{boost-=1;BOOST=true;if image_xscale=+1{(pôr máximo da variável do jogo de velocidade aqui)};if image_xscale=-1{(pôr mínimo da variável do jogo de velocidade aqui)}} ; aí cê põe um else, e logo após um "cancel event"(não lembro o nome do negócio que cancela o evento). Mas e quanto à variável BOOST? Para que serve? Muito simples, cê vai no parent do objeto do Sonic, e então, na colisão aos objetos dos inimigos(ou no meu caso, o parent para todos os inimigos comuns), cê põe: if BOOST=true{instance_destroy}. Eu não testei isso que falei, mas, pra fazer um boost, demoraria bem pouco tempo.

"Ah, mas e a parte visual?"

Se vira, nigga.
Noan2102
Noan2102
Mensagens : 9
Reputação : 0
Data de inscrição : 21/08/2016
Idade : 21
Masculino

[Tutorial] Criando um Boost Empty Re: [Tutorial] Criando um Boost

Qui 21 maio - 12:26:46
CG escreveu:for object obj_Boost:

Error in code at line 2:
    x=Player.x
      ^
at position 5: Unknown variable Player

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_Boost:

Error in code at line 2:
   draw_sprite_ext(sprite_index,-1,Player.x,Player.y,image_xscale,1,image_angle,c_white,1)
                                   ^
at position 34: Unknown variable Player

A variável 'Player' seria o nome do objeto sonic... o SEU player..

Desculpa demorar tanto tempo, não podia perder a oportunidade de falar isso rs '-'
Conteúdo patrocinado

[Tutorial] Criando um Boost Empty Re: [Tutorial] Criando um Boost

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos