Sonic Game Maker
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MaciotaTheLegend
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(S.J)aula 4 #começando um jogo de plataforma parte 1 Empty (S.J)aula 4 #começando um jogo de plataforma parte 1

Sáb 24 Set - 10:35:03
e ae galera eu demorei mas eu estou aqui com um novo tutorial . Nele iremos iniciar a cria um jogo de plataforma
eu não sei se conseguirei fazer tudo em um único tuto então acho que terá mais coisas além disto.

se quiserem me add no msn [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


agora para começar . Abra o seu game Maker (logo aviso que eu utilizo o game Maker 8 pro e não sei se todos os códigos funcionaram no game Maker 8 lite ou anterior)

apos abrir o game Maker . Crie um objeto chamado objJogador nele você vai colocar um sprite simples em forma de 1 quadrado. pois bem eu fiz o meu e ficou assim (S.J)aula 4 #começando um jogo de plataforma parte 1 Sprjogador

(chame este sprite de sprJogador) e não se esqueça de marcar a opção center para não dar erros no end step . deixe marcado assim (S.J)aula 4 #começando um jogo de plataforma parte 1 Semttuloosh


Então ate aqui o seu objJogador deve estar assim (S.J)aula 4 #começando um jogo de plataforma parte 1 Semttulozdx



Agora vamos fazer o nosso objJogador andar e para isso você deve adicionar o evento step(em português : andar) apos adicionar o evento você deve criar um código(já explicado em aulas anteriores) neste código você colocará isso
Código:
//---------------gravidade----------------//
if place_free(x,y+2)// se o espaço livre for (x,y+2) x= espaço horizontal e y=espaço vertical
{gravity=1} // gravidade=1 (quanto maior a gravidade . maior a velocidade em que o player desse(como em um pulo)
else // se não
{gravity=0}// gravidade=0 ( sem gravidade)

//---------------------andando para esquerda---------------//
if keyboard_check (vk_left)
{hspeed-=0.2}

//-----------------andando para direita---------------//
if keyboard_check (vk_right)
{hspeed+=0.2}

//------------------------parado-------------------//
if keyboard_check_released(vk_left)
{hspeed=0}
if keyboard_check_released(vk_right)
{hspeed=0}

//------------------------pulo-----------------//
if keyboard_check_pressed(vk_space)
{if !place_free(x,y+2)
{vspeed=-10}}

//--------------diminui a possibilidade de grudar nas paredes------------------//
if !place_free(x+hspeed,y)
{hspeed=0}
explicação do código acima:

Agora crie um objeto e chame o de objSolido. crie um sprite quadrado para ele e nomei este sprite de sprBloco. bem o meu sprite ficou assim (S.J)aula 4 #começando um jogo de plataforma parte 1 Sprbloco


marque este objSolido como solid(dááá) desse jeito aqui (S.J)aula 4 #começando um jogo de plataforma parte 1 Semttulogv



Depois de ter feito isso vá no objJogador e adicione o evento COLISÃO com o objSolido

no evento colisão você deve colocar este código
Código:
 //Colisão

move_contact_solid(direction,16)
vspeed=0
explicação para o código acima:

Bem pessoal esta aula vai ser so isso mesmo na outra eu explico como mudar a direção da imagem de acordo com o que a pessoa segurar(tecla do teclado logico)

flw ae

engine da aula aqui
Comple Sonic
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Sáb 24 Set - 13:21:15
Muito legal Jefferson, acho que merece 5 rings ;)
Mas como você já tem o máximo...
MaciotaTheLegend
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Sáb 24 Set - 13:24:32
logo eu faço a parte 2 é que eu to com uma preguiça kkkk

ps : 200 é o maximo de rings que algum pode ter ?
Comple Sonic
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Sáb 24 Set - 13:26:20
Sim Jeff, pois 50 rings = 25% da barra de colaboração, calcule:
100 rings = 50%
150 rings = 75%
200 rings = 100%
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Sáb 24 Set - 16:40:19
muito bom vai ajudar muita gente que ainda nao sabe fazer jogos de plataforma direito tipo eu
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Ter 6 Mar - 13:35:12
Mto mto bom estou louco para fazer o meu jogo ^^
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