- MaciotaTheLegend
- Mensagens : 1063
Reputação : 16
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 28
(S.J)aula 4 #começando um jogo de plataforma parte 1
Sáb 24 Set - 10:35:03
e ae galera eu demorei mas eu estou aqui com um novo tutorial . Nele iremos iniciar a cria um jogo de plataforma
eu não sei se conseguirei fazer tudo em um único tuto então acho que terá mais coisas além disto.
se quiserem me add no msn [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
agora para começar . Abra o seu game Maker (logo aviso que eu utilizo o game Maker 8 pro e não sei se todos os códigos funcionaram no game Maker 8 lite ou anterior)
apos abrir o game Maker . Crie um objeto chamado objJogador nele você vai colocar um sprite simples em forma de 1 quadrado. pois bem eu fiz o meu e ficou assim
(chame este sprite de sprJogador) e não se esqueça de marcar a opção center para não dar erros no end step . deixe marcado assim
Então ate aqui o seu objJogador deve estar assim
Agora vamos fazer o nosso objJogador andar e para isso você deve adicionar o evento step(em português : andar) apos adicionar o evento você deve criar um código(já explicado em aulas anteriores) neste código você colocará isso
Agora crie um objeto e chame o de objSolido. crie um sprite quadrado para ele e nomei este sprite de sprBloco. bem o meu sprite ficou assim
marque este objSolido como solid(dááá) desse jeito aqui
Depois de ter feito isso vá no objJogador e adicione o evento COLISÃO com o objSolido
no evento colisão você deve colocar este código
Bem pessoal esta aula vai ser so isso mesmo na outra eu explico como mudar a direção da imagem de acordo com o que a pessoa segurar(tecla do teclado logico)
flw ae
engine da aula aqui
eu não sei se conseguirei fazer tudo em um único tuto então acho que terá mais coisas além disto.
se quiserem me add no msn [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
agora para começar . Abra o seu game Maker (logo aviso que eu utilizo o game Maker 8 pro e não sei se todos os códigos funcionaram no game Maker 8 lite ou anterior)
apos abrir o game Maker . Crie um objeto chamado objJogador nele você vai colocar um sprite simples em forma de 1 quadrado. pois bem eu fiz o meu e ficou assim
(chame este sprite de sprJogador) e não se esqueça de marcar a opção center para não dar erros no end step . deixe marcado assim
Então ate aqui o seu objJogador deve estar assim
Agora vamos fazer o nosso objJogador andar e para isso você deve adicionar o evento step(em português : andar) apos adicionar o evento você deve criar um código(já explicado em aulas anteriores) neste código você colocará isso
- Código:
//---------------gravidade----------------//
if place_free(x,y+2)// se o espaço livre for (x,y+2) x= espaço horizontal e y=espaço vertical
{gravity=1} // gravidade=1 (quanto maior a gravidade . maior a velocidade em que o player desse(como em um pulo)
else // se não
{gravity=0}// gravidade=0 ( sem gravidade)
//---------------------andando para esquerda---------------//
if keyboard_check (vk_left)
{hspeed-=0.2}
//-----------------andando para direita---------------//
if keyboard_check (vk_right)
{hspeed+=0.2}
//------------------------parado-------------------//
if keyboard_check_released(vk_left)
{hspeed=0}
if keyboard_check_released(vk_right)
{hspeed=0}
//------------------------pulo-----------------//
if keyboard_check_pressed(vk_space)
{if !place_free(x,y+2)
{vspeed=-10}}
//--------------diminui a possibilidade de grudar nas paredes------------------//
if !place_free(x+hspeed,y)
{hspeed=0}
- explicação do código acima:
if keyboard_check (vk_left)
{hspeed-=0.2}
esse código funciona assim. if (em português : SE) keyboard_check(verifica se a pessoa esta segurando alguma tecla) (vk_left) (seria como se a pessoa apertasse,soltasse ou segurasse a tecla ESQUERDA das setas direcionais) {hspeed-=0.2} é a velocidade que o player vai andar se a pessoa segurar a tecla direcional da esquerda(dica -0.2 vai para a esquerda +0.2 vai para a direita (isso funciona para qualquer valor de números desde que tenha o sinal de + ou de - na frente do numero)
if keyboard_check (vk_right)
{hspeed+=0.2} este código é quase a mesma coisa do outro . a unica coisa que muda é (vk_right) que é a seta direcional da direita e {hspeed+=0.2} funciona igualmente como o outro a diferença é que o player anda para a direita na velocidade 0.2 sendo que o outro código fazia o player andar para a esquerda a 0.2 de velocidade(por isso a importância de colocar o sinal de + e de - )
if keyboard_check_released(vk_left)
{hspeed=0}
if keyboard_check_released(vk_right)
{hspeed=0}
if (vc ja de ve saber que é SE né ) keyboard_check_released . significa que se a pessoa soltar a tecla "tal" vai fazer a ação "tal"
(vk_left) é a tecla direcional da esquerda. (vk_right) é a tecla direcional da direita. {hspeed=0} é a velocidade horizontal que vai ficar igual a 0
if keyboard_check_pressed(vk_space)
{if !place_free(x,y+2)
{vspeed=-10}}
if vc ja deve saber o que é . keyboard_check_pressed. se apertar a tecla "tal" faz a função "tal". {vspeed=-10} velocidade vertical é igual a menos 10 ou seja um pulo
if !place_free(x+hspeed,y)
{hspeed=0} . se espaço_livre(x(todo o espaço horizontal)+ hspeed(+ velocidade horizontal)y(espaço vertical)
hspeed=0 velocidade horizontal=0
Agora crie um objeto e chame o de objSolido. crie um sprite quadrado para ele e nomei este sprite de sprBloco. bem o meu sprite ficou assim
marque este objSolido como solid(dááá) desse jeito aqui
Depois de ter feito isso vá no objJogador e adicione o evento COLISÃO com o objSolido
no evento colisão você deve colocar este código
- Código:
//Colisão
move_contact_solid(direction,16)
vspeed=0
- explicação para o código acima:
- //Colisão
move_contact_solid(direction,16)
vspeed=0
move_contact_solid . faz o player se mover no contato com algum objeto solido (direction,16). é a direção que no maximo é 16 .vspeed=0 . velocidade vertical é igual a 0
Bem pessoal esta aula vai ser so isso mesmo na outra eu explico como mudar a direção da imagem de acordo com o que a pessoa segurar(tecla do teclado logico)
flw ae
engine da aula aqui
- Comple Sonic
- Mensagens : 528
Reputação : 13
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 23
Localização : Death Egg, derrotando Eggman
Re: (S.J)aula 4 #começando um jogo de plataforma parte 1
Sáb 24 Set - 13:21:15
Muito legal Jefferson, acho que merece 5 rings ;)
Mas como você já tem o máximo...
Mas como você já tem o máximo...
- MaciotaTheLegend
- Mensagens : 1063
Reputação : 16
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 28
Re: (S.J)aula 4 #começando um jogo de plataforma parte 1
Sáb 24 Set - 13:24:32
logo eu faço a parte 2 é que eu to com uma preguiça kkkk
ps : 200 é o maximo de rings que algum pode ter ?
ps : 200 é o maximo de rings que algum pode ter ?
- Comple Sonic
- Mensagens : 528
Reputação : 13
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 23
Localização : Death Egg, derrotando Eggman
Re: (S.J)aula 4 #começando um jogo de plataforma parte 1
Sáb 24 Set - 13:26:20
Sim Jeff, pois 50 rings = 25% da barra de colaboração, calcule:
100 rings = 50%
150 rings = 75%
200 rings = 100%
100 rings = 50%
150 rings = 75%
200 rings = 100%
- ConvidadConvidado
Re: (S.J)aula 4 #começando um jogo de plataforma parte 1
Sáb 24 Set - 16:40:19
muito bom vai ajudar muita gente que ainda nao sabe fazer jogos de plataforma direito tipo eu
Re: (S.J)aula 4 #começando um jogo de plataforma parte 1
Ter 6 Mar - 13:35:12
Mto mto bom estou louco para fazer o meu jogo ^^
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos