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Tutorial jogo de plataforma: Movimento,gravidade e colisão sólida

em Seg 30 Jan - 12:40:28
E ai galera beleza ?
Nesse primeiro tutorial vamos aprender a criar
um jogo de plataforma no Game Maker Lite ou Pro(Versão 8.0 ou
superior)passo a passo.

[center]Movimento,gravidade e colisão sólida

[/center]
Então vamos lá!!!
Crie as seguintes sprites:

Código:
spr_player              (sprite do seu player parado)
spr_player_andando    (sprite do seu player andando)
spr_player_pulando      (sprite do seu player pulando)
spr_bloco              (sprite do chão que tambem servira de parede)


Feito isso crie os seguintes objetos:

Código:
obj_player        (coloque a spr_player)
obj_bloco          (coloque a spr_bloco)


feito isso vamos criar os scripts:

Código:
scr_movimento_player
scr_animação_player


No scr_movimento_player colocaremos o seguinte código:

Código:
[/b][/color][color=black][b]////código para a gravidade//

if place_free(x,y+2)
{gravity=1}
else
{gravity=0}

///código para o movimento do objeto///


if keyboard_check_pressed(vk_left)
{hspeed-=7
sprite_index=spr_player_andando}

if keyboard_check_pressed(vk_right)
{hspeed+=7
sprite_index=spr_player_andando}

if keyboard_check_pressed(vk_up)
{if !place_free(x,y+2)
{vspeed=-10
sprite_index=spr_player_pulando}}

if keyboard_check_released(vk_left)
{hspeed=0
sprite_index=spr_player}

if keyboard_check_released(vk_right)
{hspeed=0
sprite_index=spr_player}[/b][/color][color=black][b]
no scr_animação_player colocaremos esse código:

Código:
///animação do player///

if place_free(x,y-2)
{if sprite_index=spr_player_pulando
{if hspeed=0
{sprite_index=spr_player}
else{sprite_index=spr_player_andando}}}


if place_free(x,y+2)
{sprite_index=spr_player_pulando}

if (xprevious > x) {
image_xscale=-1}
else if (xprevious < x){
image_xscale=1
}



agora vamos programar os objetos:
No obj_player colocaremos no create o seguinte código:

Código:
[/b][/color][color=black][b]image_speed=1[/b][/color][color=black][b]
no step>step colocaremos esse código:

Código:
[/b][/color][color=black][b]scr_movimento_player()
///código para não grudar nas paredes///

if not place_free(x+hspeed,y){ hspeed = 0 }[/b][/color][color=black][b]
e no step>end step colocaremos esse código:

Código:
scr_animação_player()


Agora é só colocar na colisão do obj_player com o obj_bloco o código:
Código:
Código:
///colição sem bug///

move_contact_solid(270,5)
vspeed=0



Lembrando que o obj_bloco precisa estar marcado como solid.
Agora é só montar sua room (espero que saiba).

No próximo tutorial vamos aprender a programar os inimigos.
Cool

By
Juliano Santos - GMBR
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Re: Tutorial jogo de plataforma: Movimento,gravidade e colisão sólida

em Seg 30 Jan - 13:07:51
Very Happy Ganha mais 5 rings
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