- byteChaser
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Sistema de Fases Desbloqueáveis
Sex 11 Jul - 17:08:14
--------crie os seguintes objetos:
-"objController" //que vai controlar o sistema(também coloque "pesist" nesse objeto)
-"objPlayer" //Vai servir para "parent" no seu Jogador
-"objGoal" //Que vai ser o final das fases como no sonic 2
-"objButtonZone1" //o botão para entrar na fase 1
-"objButtonZone2" //o botão para entrar na fase 2
Obs.:nos objetos que servirão para de botão crie um sprite para ser o botão contendo duas imagens uma acesa e outra apagada
--------agora, crie as seguintes "rooms":
-"rm_Init" //essa room serve para inciar jogo sem dar erro, então coloque essa "room" em primeiro e coloque apenas o "objController" nesta room
-"rm_StageSelect" // para escolher a fase coloque os botões nessa room
-"rm_Zone1_Act1"
-"rm_Zone1_Act2"
-"rm_Zone2_Act1"
--------agora, voltando aos objetos:
-no objController:
-no create, coloque o código:
global.Zone=0
global.Act=0
global.Zone[1]=1
global.Zone [2]=0
global.Select=0
-no step, coloque o seguinte:
if room=rm_Zone1_Act1{global.Zone=1;global.Act=1}
if room=rm_Zone1_Act2{global.Zone=1;global.Act=2}
if room=rm_Zone2_Act1{global.Zone=2;global.Act=1}
//Será quase o mesmo sistema do sonic 2
//Também coloque as rooms em sequência
if global.Select<0{global.Select=0}
if global.Select>1{global.Select=1}//Aqui pode ser outro valor
if room=rm_StageSelect{
if keyboard_check_pressed(vk_left){global.Select-=1}
if keyboard_check_pressed(vk_right){global.Select+=1}
if keyboard_check_pressed(vk_enter){
if global.Select=0{room=rm_Zone1_act1}
if global.Select=1 and global.Zone[2]>0{room=Zone2_Act=1}
}
-no objPlayer:
-na colisão com o objGoal:
if global.Zone=1{
if global.Zone[1]=1 and global.Act=1{global.Zone[1]=2;room_next}
if global.Zone[1]=1 and global.Act=1{global.Zone[1]=3;room_next}
if global.Zone[2]=0 and global.Act=3{global.Zone[2]=1;room=rm_StageSelect}//Aqui mostra como será desbloqueada a fase 2
}
-objButtonZone1 coloque esse código no step:
image_speed=0
if global.Select=0{image_index=0} else image_index=1
-objButtonZone2 coloque esse código no step:
image_speed=0
if global.Select=1{image_index=0} else image_index=1
Obs.:nos sprites dos botões coloque os números das fases se quiser
-"objController" //que vai controlar o sistema(também coloque "pesist" nesse objeto)
-"objPlayer" //Vai servir para "parent" no seu Jogador
-"objGoal" //Que vai ser o final das fases como no sonic 2
-"objButtonZone1" //o botão para entrar na fase 1
-"objButtonZone2" //o botão para entrar na fase 2
Obs.:nos objetos que servirão para de botão crie um sprite para ser o botão contendo duas imagens uma acesa e outra apagada
--------agora, crie as seguintes "rooms":
-"rm_Init" //essa room serve para inciar jogo sem dar erro, então coloque essa "room" em primeiro e coloque apenas o "objController" nesta room
-"rm_StageSelect" // para escolher a fase coloque os botões nessa room
-"rm_Zone1_Act1"
-"rm_Zone1_Act2"
-"rm_Zone2_Act1"
--------agora, voltando aos objetos:
-no objController:
-no create, coloque o código:
global.Zone=0
global.Act=0
global.Zone[1]=1
global.Zone [2]=0
global.Select=0
-no step, coloque o seguinte:
if room=rm_Zone1_Act1{global.Zone=1;global.Act=1}
if room=rm_Zone1_Act2{global.Zone=1;global.Act=2}
if room=rm_Zone2_Act1{global.Zone=2;global.Act=1}
//Será quase o mesmo sistema do sonic 2
//Também coloque as rooms em sequência
if global.Select<0{global.Select=0}
if global.Select>1{global.Select=1}//Aqui pode ser outro valor
if room=rm_StageSelect{
if keyboard_check_pressed(vk_left){global.Select-=1}
if keyboard_check_pressed(vk_right){global.Select+=1}
if keyboard_check_pressed(vk_enter){
if global.Select=0{room=rm_Zone1_act1}
if global.Select=1 and global.Zone[2]>0{room=Zone2_Act=1}
}
-no objPlayer:
-na colisão com o objGoal:
if global.Zone=1{
if global.Zone[1]=1 and global.Act=1{global.Zone[1]=2;room_next}
if global.Zone[1]=1 and global.Act=1{global.Zone[1]=3;room_next}
if global.Zone[2]=0 and global.Act=3{global.Zone[2]=1;room=rm_StageSelect}//Aqui mostra como será desbloqueada a fase 2
}
-objButtonZone1 coloque esse código no step:
image_speed=0
if global.Select=0{image_index=0} else image_index=1
-objButtonZone2 coloque esse código no step:
image_speed=0
if global.Select=1{image_index=0} else image_index=1
Obs.:nos sprites dos botões coloque os números das fases se quiser
Re: Sistema de Fases Desbloqueáveis
Sáb 12 Jul - 14:05:18
legal o tutorial mais voce podia simplificar o tutorial para as pessoas entender melhor ne :v
- byteChaser
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Re: Sistema de Fases Desbloqueáveis
Dom 13 Jul - 19:17:10
divin sphere hiroshai escreveu:legal o tutorial mais voce podia simplificar o tutorial para as pessoas entender melhor ne :v
então, sobre isso ...eu vou tentar postar uma engine para ver se melhora ;)
- rafabahia
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Re: Sistema de Fases Desbloqueáveis
Sex 13 Fev - 22:40:32
legal me ajudou bastante
- Lago Roxo
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Re: Sistema de Fases Desbloqueáveis
Sáb 14 Fev - 12:41:44
É proibido reviver tópicos! Meu deus será que nenhum novato mais vão ler regras? Já disse à vários e vou repetir, não reviva tópicos, aliás isso seria inútil pois o cara nem entra!
- glaideoouriço
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Re: Sistema de Fases Desbloqueáveis
Sáb 14 Fev - 16:59:09
isso mesmo ex!
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