Sonic Game Maker
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar
Últimos assuntos
SONIC ADVENTURE 3Sáb 13 Jan - 13:50:03KellyaneFELIZ NATAL 2023Seg 25 Dez - 12:48:36Divin Sphere HiroshaiErro ao Abrir ProjetoTer 25 Jul - 8:44:49Ian LagesJá fazem 10 anos...Qua 3 maio - 12:21:59Divin Sphere HiroshaiFeliz Natal 2022Qua 11 Jan - 21:41:47Ian LagesTOUCH - AndroidSex 21 Out - 21:40:23Divin Sphere HiroshaiA volta de nat-frutoSex 12 Ago - 11:24:58Divin Sphere HiroshaiDiscord Game MakerDom 9 Jan - 23:16:01Nest_DJ.EXtremeHAPPY NEW YEAR 2022Sáb 1 Jan - 20:27:23Divin Sphere HiroshaiDoIt - Jogo AndroidSáb 1 Jan - 20:22:31Divin Sphere HiroshaiFELIZ NATAL 2021Sáb 25 Dez - 23:43:15Divin Sphere Hiroshaiefraim leonardo quadrinhos do sonicSeg 22 Nov - 8:48:52FizContaSóPraIsso[11/2021] Atualizações Importantes de SegurançaDom 7 Nov - 23:41:23Lago Roxoum post interessanteTer 27 Jul - 17:10:45Divin Sphere HiroshaiBring The Block - AndroidSáb 17 Abr - 15:31:53Divin Sphere Hiroshai

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

+11
CompleTH
shadow12
Mecha Sonic LZ 3.5
Sonic_Ray-ian
DarkSonic
Mennin
Espio GT
White Thunder
Knonick
Sonic Luan
Comple Sonic
15 participantes
Ir para baixo
Comple Sonic
Comple Sonic
Mensagens : 528
Reputação : 13
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 23
Masculino
Localização : Death Egg, derrotando Eggman

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Ter 8 Nov - 10:49:51
Olá fans de Sonic, tudo Ok? Razz
Aqui é o Comple Sonic o Ex-Admin... (não gosto muito ser Ex-Admin) trazendo um tutorial

-----------------Tutorial 1 - Começando a andar------------------

Como percebi que muitos estão com dificuldade nisso (Skay e Julio são os que mais tem) vou ajudar com esse pequeno tuto:

Primeiro sugiro criar uma Pasta no GM de sprites, para colocarmos as ações do Player.
Sugiro chamar de PlayerSprites

Nela crie um sprite e chame de Player_parado, coloque uma imagem do Player virado para a direita ---->
Depois disso crie a sprite Player_andando, sempre virado a direita ---->
Após fazer essas duas faça a Player_pulando
Agora crie uma mask, apenas pegue um sprite do Player e pinte de preto, chame de Player_mask, depois crie o sprite do bloco para que possamos continuar, chame de sprBloco após isso vamos criar os objetos

1° Crie o objeto Player, nele coloque a sprite do player parado
2° Crie o objeto Bloco, nele coloque a sprite do bloco e acione a opção Solid

Vamos aos códigos:

Crie no Player um evento Create e nele coloque o seguinte código:

Código:
image_speed=0.3;
parado=true;
andando=false;
noar=false;

No Step do Player coloque o seguinte código:

Código:
if (place_free(x,y+1)) //Checa se 1 pixel abaixo está vazio, ou seja, se não tem chão.
{gravity=0.5; noar=true;
//Coloca valor na gravidade e define a variável noar para true, ou seja, o personagem não está no chão.
} else
 //Se a expressão place_free for falsa, ou seja, tenha chão embaixo:
 {gravity=0; noar=false; //Gravidade se torna zero e a variável noar se torna false, ou seja, o personagem está no chão.
 }

//Definiões de pulo
if (keyboard_check_pressed(vk_up)) && ! (place_free(x,y+1)) //Checa se a tecla de direção cima foi pressionada e se NÃO tem um pixel livre abaixo.
{
vspeed=-9; noar=true; friction=0 //Se for verdade, velocidade vertical se torna 9 negativo e a variávell noar se torna true, ou seja, o personagem NÃO está no chão.
}

if (vspeed>12) //Checa se a velocidade vertical do personagem possui um valor maior que 12.
vspeed=12; //Se estiver maior do que 12, o valor se torna 12. Isso serve para que o personagem não ultrapasse grandes velocidades verticais, podendo causar bugs no jogo.

if (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x-5,y)) //Checa se a tecla de direção esquerda está sendo pressionada, e se a tecla direita NÃO está sendo pressionada e se tem 5 pixels de espaço à esquerda.
{x-=5; andando=true; parado=false; image_xscale=-1//Caso a expressão acima seja verdadeira, o personagem se move 5 pixels a esquerda, virá para a esquerda de acordo com a variável lado, a variável andando se torna true para indicar que o personagem está andando e a variável parado se torna false, ou seja, o personagem NÃO está parado.
}

if (keyboard_check(vk_right)) && ! (keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x+5,y)) //Mesmo de cima, só que dessa vez, checamos se a tecla de direção direita está sendo pressionada, se a tecla de direção esquerda NÃO está sendo pressionada e se tem 5 pixels à direita livre.
{x+=5; andando=true; parado=false; //A mesma coisa do evento anterior. A única coisa que muda é que aqui o personagem se move 5 pixels a direita e a variável lado se torna 1, ou seja, ele vira pra direita.
}

if ! (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) //Checa se a tecla direita e a tecla esquerda não estão sendo precionadas.
{andando=false; parado=true;//Caso seja verdade, a variável andando se torna false, ou seja, o personagem NÃO está andando. E a variável parado se torna true, ou seja, o personagem está parado.
}

//Sprites
if (noar==false) //Checa se o personagem está no ar.

{
if (andando=true) //Checa se o personagem está andando
{
sprite_index=Player_andando; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem andando
}
if (andando==false) && (parado==true) //Se o personagem não está andando, se o personagem está parado
{
sprite_index=Player_parado; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem parado
}

}
else //Caso o personagem NÃO esteja com os pés no chão:
{
if (vspeed>0) || (vspeed<0) //Se ele está pulando ou caindo
{
sprite_index=Player_pulando; //O sprite do personagem se torna o sprite dele pulando
}
}


Agora na colisão com o objeto Bloco coloque:
Código:
move_contact_solid(direction,12);
vspeed=0;

Foi isso pessoal, no próximo tuto ensinarei a fazer Badnicks e como melhorar a movimentação do player ;)
Té + Razz


Sonic Luan
Sonic Luan
Mensagens : 2678
Reputação : 19
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 24
Masculino
Localização : Casa
https://sonicmaker.forumeiros.com

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Ter 8 Nov - 11:32:39
Very Happy legal muito bom;
Comple Sonic
Comple Sonic
Mensagens : 528
Reputação : 13
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 23
Masculino
Localização : Death Egg, derrotando Eggman

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Ter 8 Nov - 11:39:14
Obrigado Luan, amanhã colocarei o segundo que é como fazer a sprite virar de lado conforme o lado que anda, e como fazer badnicks ;)
Knonick
Knonick
Mensagens : 884
Reputação : 9
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 25
Masculino
Localização : São Paulo, Brasil

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Ter 8 Nov - 19:30:04
Deve ajudar quem está precisando (me ajudaria se eu não soubesse), só está faltando explicação na colisão com o bloco e no create do player.
Só corrigindo sobre a máscara: Ela não tem que ser o sprite do player pintado de preto, e sim um quadrado do tamanho do player, mas que esteja com a largura definida tanto para o sprite virado para a direita quanto o sprite virado para a esquerda. Se não for assim poderá haver bugs de colisão quando o player virar para a esquerda.
Comple Sonic
Comple Sonic
Mensagens : 528
Reputação : 13
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 23
Masculino
Localização : Death Egg, derrotando Eggman

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Ter 8 Nov - 20:19:18
Obrigado Knonick, eu estou melhorando, vou colocar mais um pouco de explicação nos próximos tutoriais ^^
White Thunder
White Thunder
Mensagens : 569
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/06/2011
Idade : 26
Masculino

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Ter 8 Nov - 21:29:57
Maneiro vai ajudar muito os novatos vai poupar espaço no fórum pq ai ninguém via precisar ficar criando topicos xD
avatar
Invitado
Convidado

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Ter 8 Nov - 21:39:00
Tutorial bom,agora o pessoal não precisa ficar fazendo mais tópicos de Movimentação,Só poderiam postar se fossem Superiores,que acho dificil.

OFF: Quem postar tuto de movimentação que não supera esse,o tópico é movido a Lixeira?
Espio GT
Espio GT
Mensagens : 95
Reputação : 0
Data de inscrição : 03/09/2011
Idade : 28
Masculino
Localização : sandopolis

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Ter 8 Nov - 22:02:35
Boa Comple!!!
Tambem sou novato passei um bom tempo para fazer isso sozinho,que bom que você fez o tuto assim vai facilitar muito para que outros não tenhão o mesmo trabalho. ;)


Última edição por Espio GT em Ter 8 Nov - 22:07:01, editado 1 vez(es)
Knonick
Knonick
Mensagens : 884
Reputação : 9
Data de inscrição : 13/06/2011
Idade : 25
Masculino
Localização : São Paulo, Brasil

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Ter 8 Nov - 22:05:06
É Comple, para o primeiro tutorial até que está explicado. Fazer tutoriais é igual a programar: com o tempo você pega o jeito.

@Woody:
Não. Cada um é livre para postar o tutorial que quiser, sendo melhor ou pior do que os que já existem.
Mennin
Mennin
Mensagens : 2
Reputação : 0
Data de inscrição : 10/11/2011
Masculino

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Qui 10 Nov - 20:02:40
Adianta, faser um tutorial e não explicar 1 se quer código ?
DarkSonic
DarkSonic
Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/12/2011
Masculino

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Sex 30 Dez - 18:25:41
se isso e um tutorial ensinando os caras a criar jogo no game maker do sonic eu achei muito mal explicado olha que eu li tudo direitinho sendo que eu nunca usei esse programa, poderia ser melhor poderia dizer onde encontrar as sprites e etc..
Sonic_Ray-ian
Sonic_Ray-ian
Mensagens : 656
Reputação : 4
Data de inscrição : 11/10/2011
Idade : 24
Masculino
Localização : Shirei
http://sfpf.forumeiros.com/forum

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Sex 30 Dez - 18:34:47
vou te ajudar de onde conseguir os sprites se vc não entender de jeito nenhum me pede um tuto baisco q eu faço pra vc por mp blz?

1 pegur os sprites aqui salve a imagen

no game maker no create sprite pressione file create from strip... e tals se não entender msm me avisa q eu te ajudo


pesquisa no goolge sonic sprites
Mecha Sonic LZ 3.5
Mecha Sonic LZ 3.5
Mensagens : 209
Reputação : -1
Data de inscrição : 14/07/2011
Idade : 27
Masculino
Localização : SGM Island
http://gmfuture.forumeiros.com

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Sex 30 Dez - 19:25:17
O tutorial está bom mas não para um Sonic Game, e sim para um joguinho simples de plataforma. Seria bem melhor ir adicionando uma xspeed e usar fricção.
Sonic Luan
Sonic Luan
Mensagens : 2678
Reputação : 19
Data de inscrição : 06/06/2011
Idade : 24
Masculino
Localização : Casa
https://sonicmaker.forumeiros.com

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Sex 30 Dez - 19:31:26
DarkSonic escreveu:se isso e um tutorial ensinando os caras a criar jogo no game maker do sonic eu achei muito mal explicado olha que eu li tudo direitinho sendo que eu nunca usei esse programa, poderia ser melhor poderia dizer onde encontrar as sprites e etc..
eu entendi tudo Laughing
é que o tutorial não é para iniciantes é para pessoas que já sabem mecher no programa... se quer aprender a fazer um jogo começe pelos tutoriais mais simples
DarkSonic
DarkSonic
Mensagens : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 30/12/2011
Masculino

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Sex 30 Dez - 23:02:18
Sonic Luan escreveu:
DarkSonic escreveu:se isso e um tutorial ensinando os caras a criar jogo no game maker do sonic eu achei muito mal explicado olha que eu li tudo direitinho sendo que eu nunca usei esse programa, poderia ser melhor poderia dizer onde encontrar as sprites e etc..
eu entendi tudo Laughing
é que o tutorial não é para iniciantes é para pessoas que já sabem mecher no programa... se quer aprender a fazer um jogo começe pelos tutoriais mais simples
''Tutorial 1 Começando a Andar''
vejo que fui eu que me confundi achei que ele estivesse ensinando a dar os primeiros passos mas foi so um mal entendido. =S
shadow12
shadow12
Mensagens : 37
Reputação : 0
Data de inscrição : 15/02/2012
Idade : 24
Masculino
Localização : Onde você menos espera

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Qui 8 Mar - 22:24:43
comple por que no meu aparece esse erro eu fiz tudo certo mais... scratch

olha ERROR in
action number 1
of Step Event
for object sonic_parado:

Error in code at line 36:
sprite_index=Player_andando; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem andando
^
at position 15: Unknown variable Player_andando
por que será pode me ajudar?
CompleTH
CompleTH
Mensagens : 332
Reputação : 11
Data de inscrição : 17/12/2011
Masculino

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Qui 8 Mar - 23:08:16
O Nome do player é diferente... Em vez de Player_andando coloque o nome do Sprite do seu player
PS: EU sou o Comple
BlackDevilX
BlackDevilX
Mensagens : 178
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/07/2013
Idade : 22
Masculino
Localização : Na cidade Black Cuidando da Amyna :D
http://sonicrevolution.forumeiros.com/

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Qua 24 Jul - 14:41:41
Vlw merece 10 rings n vai gastar ein xD
Enrik
Enrik
Mensagens : 61
Reputação : 0
Data de inscrição : 26/03/2014
Idade : 24
Masculino

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Ter 3 Jun - 9:57:02
Gostei continue...
Brendocosta
Brendocosta
Mensagens : 7
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/07/2014
Idade : 21
Masculino
Localização : Rio de Janeiro

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Mais é só uma sprite do player andando?

Sáb 23 Ago - 18:30:22
È só uma sprite do player andando?
Kid Sonic The Hedgehog
Kid Sonic The Hedgehog
Mensagens : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/08/2014
Masculino

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Seg 1 Set - 0:16:06
Ele so anda para a direita?
Conteúdo patrocinado

[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar Empty Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos