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[Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Ter 8 Nov - 10:49:51
Olá fans de Sonic, tudo Ok? Razz
Aqui é o Comple Sonic o Ex-Admin... (não gosto muito ser Ex-Admin) trazendo um tutorial

-----------------Tutorial 1 - Começando a andar------------------

Como percebi que muitos estão com dificuldade nisso (Skay e Julio são os que mais tem) vou ajudar com esse pequeno tuto:

Primeiro sugiro criar uma Pasta no GM de sprites, para colocarmos as ações do Player.
Sugiro chamar de PlayerSprites

Nela crie um sprite e chame de Player_parado, coloque uma imagem do Player virado para a direita ---->
Depois disso crie a sprite Player_andando, sempre virado a direita ---->
Após fazer essas duas faça a Player_pulando
Agora crie uma mask, apenas pegue um sprite do Player e pinte de preto, chame de Player_mask, depois crie o sprite do bloco para que possamos continuar, chame de sprBloco após isso vamos criar os objetos

1° Crie o objeto Player, nele coloque a sprite do player parado
2° Crie o objeto Bloco, nele coloque a sprite do bloco e acione a opção Solid

Vamos aos códigos:

Crie no Player um evento Create e nele coloque o seguinte código:

Código:
image_speed=0.3;
parado=true;
andando=false;
noar=false;

No Step do Player coloque o seguinte código:

Código:
if (place_free(x,y+1)) //Checa se 1 pixel abaixo está vazio, ou seja, se não tem chão.
{gravity=0.5; noar=true;
//Coloca valor na gravidade e define a variável noar para true, ou seja, o personagem não está no chão.
} else
 //Se a expressão place_free for falsa, ou seja, tenha chão embaixo:
 {gravity=0; noar=false; //Gravidade se torna zero e a variável noar se torna false, ou seja, o personagem está no chão.
 }

//Definiões de pulo
if (keyboard_check_pressed(vk_up)) && ! (place_free(x,y+1)) //Checa se a tecla de direção cima foi pressionada e se NÃO tem um pixel livre abaixo.
{
vspeed=-9; noar=true; friction=0 //Se for verdade, velocidade vertical se torna 9 negativo e a variávell noar se torna true, ou seja, o personagem NÃO está no chão.
}

if (vspeed>12) //Checa se a velocidade vertical do personagem possui um valor maior que 12.
vspeed=12; //Se estiver maior do que 12, o valor se torna 12. Isso serve para que o personagem não ultrapasse grandes velocidades verticais, podendo causar bugs no jogo.

if (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) && (place_free(x-5,y)) //Checa se a tecla de direção esquerda está sendo pressionada, e se a tecla direita NÃO está sendo pressionada e se tem 5 pixels de espaço à esquerda.
{x-=5; andando=true; parado=false; image_xscale=-1//Caso a expressão acima seja verdadeira, o personagem se move 5 pixels a esquerda, virá para a esquerda de acordo com a variável lado, a variável andando se torna true para indicar que o personagem está andando e a variável parado se torna false, ou seja, o personagem NÃO está parado.
}

if (keyboard_check(vk_right)) && ! (keyboard_check(vk_left)) && (place_free(x+5,y)) //Mesmo de cima, só que dessa vez, checamos se a tecla de direção direita está sendo pressionada, se a tecla de direção esquerda NÃO está sendo pressionada e se tem 5 pixels à direita livre.
{x+=5; andando=true; parado=false; //A mesma coisa do evento anterior. A única coisa que muda é que aqui o personagem se move 5 pixels a direita e a variável lado se torna 1, ou seja, ele vira pra direita.
}

if ! (keyboard_check(vk_left)) && ! (keyboard_check(vk_right)) //Checa se a tecla direita e a tecla esquerda não estão sendo precionadas.
{andando=false; parado=true;//Caso seja verdade, a variável andando se torna false, ou seja, o personagem NÃO está andando. E a variável parado se torna true, ou seja, o personagem está parado.
}

//Sprites
if (noar==false) //Checa se o personagem está no ar.

{
if (andando=true) //Checa se o personagem está andando
{
sprite_index=Player_andando; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem andando
}
if (andando==false) && (parado==true) //Se o personagem não está andando, se o personagem está parado
{
sprite_index=Player_parado; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem parado
}

}
else //Caso o personagem NÃO esteja com os pés no chão:
{
if (vspeed>0) || (vspeed<0) //Se ele está pulando ou caindo
{
sprite_index=Player_pulando; //O sprite do personagem se torna o sprite dele pulando
}
}


Agora na colisão com o objeto Bloco coloque:
Código:
move_contact_solid(direction,12);
vspeed=0;

Foi isso pessoal, no próximo tuto ensinarei a fazer Badnicks e como melhorar a movimentação do player ;)
Té + Razz



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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Ter 8 Nov - 11:32:39
Very Happy legal muito bom;
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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Ter 8 Nov - 11:39:14
Obrigado Luan, amanhã colocarei o segundo que é como fazer a sprite virar de lado conforme o lado que anda, e como fazer badnicks ;)

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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Ter 8 Nov - 19:30:04
Deve ajudar quem está precisando (me ajudaria se eu não soubesse), só está faltando explicação na colisão com o bloco e no create do player.
Só corrigindo sobre a máscara: Ela não tem que ser o sprite do player pintado de preto, e sim um quadrado do tamanho do player, mas que esteja com a largura definida tanto para o sprite virado para a direita quanto o sprite virado para a esquerda. Se não for assim poderá haver bugs de colisão quando o player virar para a esquerda.

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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Ter 8 Nov - 20:19:18
Obrigado Knonick, eu estou melhorando, vou colocar mais um pouco de explicação nos próximos tutoriais ^^

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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Ter 8 Nov - 21:29:57
Maneiro vai ajudar muito os novatos vai poupar espaço no fórum pq ai ninguém via precisar ficar criando topicos xD

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Jeff : Finalmente intendo porque é tão raivoso Razz
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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Ter 8 Nov - 21:39:00
Tutorial bom,agora o pessoal não precisa ficar fazendo mais tópicos de Movimentação,Só poderiam postar se fossem Superiores,que acho dificil.

OFF: Quem postar tuto de movimentação que não supera esse,o tópico é movido a Lixeira?
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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Ter 8 Nov - 22:02:35
Boa Comple!!!
Tambem sou novato passei um bom tempo para fazer isso sozinho,que bom que você fez o tuto assim vai facilitar muito para que outros não tenhão o mesmo trabalho. ;)


Última edição por Espio GT em Ter 8 Nov - 22:07:01, editado 1 vez(es)
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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Ter 8 Nov - 22:05:06
É Comple, para o primeiro tutorial até que está explicado. Fazer tutoriais é igual a programar: com o tempo você pega o jeito.

@Woody:
Não. Cada um é livre para postar o tutorial que quiser, sendo melhor ou pior do que os que já existem.

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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Qui 10 Nov - 20:02:40
Adianta, faser um tutorial e não explicar 1 se quer código ?
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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Sex 30 Dez - 18:25:41
se isso e um tutorial ensinando os caras a criar jogo no game maker do sonic eu achei muito mal explicado olha que eu li tudo direitinho sendo que eu nunca usei esse programa, poderia ser melhor poderia dizer onde encontrar as sprites e etc..
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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Sex 30 Dez - 18:34:47
vou te ajudar de onde conseguir os sprites se vc não entender de jeito nenhum me pede um tuto baisco q eu faço pra vc por mp blz?

1 pegur os sprites aqui salve a imagen

no game maker no create sprite pressione file create from strip... e tals se não entender msm me avisa q eu te ajudo


pesquisa no goolge sonic sprites

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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Sex 30 Dez - 19:25:17
O tutorial está bom mas não para um Sonic Game, e sim para um joguinho simples de plataforma. Seria bem melhor ir adicionando uma xspeed e usar fricção.

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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Sex 30 Dez - 19:31:26
DarkSonic escreveu:se isso e um tutorial ensinando os caras a criar jogo no game maker do sonic eu achei muito mal explicado olha que eu li tudo direitinho sendo que eu nunca usei esse programa, poderia ser melhor poderia dizer onde encontrar as sprites e etc..
eu entendi tudo Laughing
é que o tutorial não é para iniciantes é para pessoas que já sabem mecher no programa... se quer aprender a fazer um jogo começe pelos tutoriais mais simples
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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Sex 30 Dez - 23:02:18
Sonic Luan escreveu:
DarkSonic escreveu:se isso e um tutorial ensinando os caras a criar jogo no game maker do sonic eu achei muito mal explicado olha que eu li tudo direitinho sendo que eu nunca usei esse programa, poderia ser melhor poderia dizer onde encontrar as sprites e etc..
eu entendi tudo Laughing
é que o tutorial não é para iniciantes é para pessoas que já sabem mecher no programa... se quer aprender a fazer um jogo começe pelos tutoriais mais simples
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vejo que fui eu que me confundi achei que ele estivesse ensinando a dar os primeiros passos mas foi so um mal entendido. =S
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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Qui 8 Mar - 22:24:43
comple por que no meu aparece esse erro eu fiz tudo certo mais... scratch

olha ERROR in
action number 1
of Step Event
for object sonic_parado:

Error in code at line 36:
sprite_index=Player_andando; //Se sim, a sprite dele se torna a sprite do personagem andando
^
at position 15: Unknown variable Player_andando
por que será pode me ajudar?
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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Qui 8 Mar - 23:08:16
O Nome do player é diferente... Em vez de Player_andando coloque o nome do Sprite do seu player
PS: EU sou o Comple

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''It's time to begin, isn't it?
I get a little bit bigger but then I'll admit
I'm just the same as I was
Now don't you understand
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(Imagine Dragons - Its Time)

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Mais é só uma sprite do player andando?

em Sab 23 Ago - 18:30:22
È só uma sprite do player andando?
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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

em Seg 1 Set - 0:16:06
Ele so anda para a direita?
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Re: [Sonic Game] Tutorial 1 - Começando a andar

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