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[Super Tópico] Tutoriais e Engines

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[Super Tópico] Tutoriais e Engines

Mensagem por Mennin em Qui 10 Nov - 17:46:53

Bom, aqui quem está falando é o Need_90 e, vou postar um super tópico aqui, espero estar ajudando.



Introdução :

  • Download do Game Maker 8 e 8.1;
  • Interface;
  • Vídeos;
  • Libs;
  • Engine;
  • Tutoriais.
Engines :

  • Super Engine Top Down
  • Super Engine Plataforma
Tutoriais :

  • Plano Cartesiano
  • Usando Alarms
  • Caixa de dialogo no estilo RPG
  • Variáveis que somam sozinhas
  • Usando corretamente as variáveis
  • Como usar o Choose
  • Mensagem Personalizada
  • Alguns "Codes" Importantes
  • Alguns comandos simples para rooms
  • Views
  • Salvar e Carregar
Libs :

  • Lib Mega Arts
Vídeos :

  • Criando Libs
Interface :

  • Alterando as informações, informações globais e cores do editor.

Começando, Downloads :
Spoiler:
Download Game Maker 8 :
Clique Aqui
Download Game Maker 8.1 :
Clique Aqui

Interface :
Spoiler:
Nome : Alterando as informações, informações globais e cores do editor;
Descrição :Um
simples tutorial que mostra como alterar o info, as informações globais
e as cores do editor de códigos, tudo será simplificado com imagens;

Dificuldade : Iniciante;
Plataforma : Game Maker Pro/Lite;

Info :

Informações Globais :

Editor de Códigos :


Vídeos :
Spoiler:
Nome : Criando LIBS
Descrição : Uma vídeo aula mostrando como é simples criar uma Lib
Dificuldade : Iniciante
Plataforma : LIB Maker

Download do Lib Maker : [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Libs :
Spoiler:

Nome : LIB Mega Arts
Descrição : Essa lib ira te ajudar a faser um jogo de plataforma,top down e uma pré-lista de musicas
Dificuldade : D&D (Pessoas que nem precisam conhecer o programa para mexer)
Tuto : Para instalar a LIB,va na pasta do seu game maker,procure a pasta LIBS
Exemplos : Eu fiz uns exemplos para ajudar aos que não conseguirem
Imagens : Não vou postar por que não vai mudar nada
Utilidades

  • Movimento de Plataforma Pulo Gravidade
  • Movimento Top Down
  • Lista de musicas que serão tocadas (6 Musicas)
Senha do arquivo : LIB Mega Arts (Caso pedir senha é essa senha escrita em verde)
Download : Clique Aqui
Créditos : Vinícius Dalle Molle



Engines :
Engine Top Down:
Nome : aula1 e 2
Plataforma : GM8 Pro/Lite(eu acho que na lite roda)
Género : Top down
Descrição : Para compensar os dois dias sem postar. Uma engine top down que possui :

  • IA inimiga;
  • Ensina usar paths;
  • Movimento aleatório;
  • Vidas player;
  • Vidas inimigo;
  • Atirar;
  • Som;
  • Draw;
  • Chuva;
  • Pontos;
  • Efeitos;
  • Pause;
  • Exemplo de menu;
  • Inimigo seguir player;
  • Chefões;
  • Views;
  • Como usar tiles;
  • Contar o tempo de jogo;
  • Criar inimigo aleatoriamente;
  • Códigos;
  • Quando os pontos chegar a 100 da mais um de vida e os pontos voltam a zero.
  • Controles : Setas direccionais movimentam,enter pausa o jogo,insert para digitar código,mouse atira

Mirror 1
Mirror 2
Engine Plataforma:

Nome : Super Engine
Descrição : Bom,essa engine era para ser um jogo que eu estava fazendo,mas desisti.
Ela contem :

  • Movimentos em Plataforma
  • Player Atira
  • IA inimiga
  • NVL(nível),XP(experiência),HP(vidas)
  • Checkpoints
  • Empurrar caixas
  • Plataforma Fantasma
  • Bloco que quebra
  • Escada (é tipo uma plataforma fantasma)
  • Efeito quando perde vida (levanta uma imagem escrito '-1')
  • Tem efeito de seguimento no player
  • Tem uma radio
  • Nível up (infinito,o player só vai para a próxima room se quiser)
  • Nível Chefão
  • Path
  • Backgrounds
  • Efeitos Sonoros
  • Fontes
  • Se pular encima do inimigo ele morre (tipo no super Mário)
  • Duplo pulo
Dificuldade : Avançado
Plataforma : GM8 PRO (não sei se roda no lite)
Género : Plataforma,shooter
Controles : Setas direcionais movimentam,esc sai do jogo e botão esquerdo do mouse atira

Download

Tutoriais :
Plano Cartesiano:
Nome : Plano cartesiano
Descrição : Ensina a usar 'x' e 'y'
Dificuldade : Fácil (mas se aprende la pela 8ª série)
Programas a serem usados : O seu cérebro e sua capacidade mental


O plano cartesiano é aquele que designa os eixos 'x' e 'y'


Plano Cartesiano Normal :
Plano Cartesiano Computacional :


Ei mas isso não está invertido?
Esta
mesmo,mas no computador o eixo 'y' se encontra invertido,mas em uma
prova não vai colocar invertido,por isso sempre lembre do plano
cartesiano comum e do plano cartesiano computacional

Como podem ver na imagem o y se encontra assim
...-5
-4
-3
-2
-1
0
1
2
3
4
5...

E o x se encontra assim ...-5 -4 -3 -2 -1 0 1 2 3 4 5...
os eixos x e y são muito importantes em seus jogos e estão sendo usados toda hora,mesmo você não sabendo,um exemplo onde se usa 'x' e 'y' é:


instance_create (x,y,obj_tutorial)


o 'x' designa uma posição horizontalmente
o 'y' designa uma posição verticalmente
o 'x' e o 'y' também podem faser uma movimentação top view



{
{if keyboard_check (vk_up)
y-=5}
{if keyboard_check (vk_down)
y+=5}
{if keyboard_check (vk_left)
x-=5}
{if keyboard_check (vk_right)
x+=5}
}


Esse é um exemplo disso
quando se aperta a tecla para cima o 'y' diminuiu (negativo)
quando se aperta a tecla para baixo o 'y' aumenta (positivo)
quando se aperta a tecla para o lado esquerdo o 'x' diminuiu (negativo)
quando se aperta a tecla para o lado direito o 'x' aumenta (positivo)




Resumindo,o 'x' e 'y' são a chave principal para seus jogos,eu por exemplo,uso toda hora é isso.


Usando Alarms:
Nome : Usando Alarms
Descrição :
A maioria dos iniciantes não sabem usar alarms,e alarms são
basicamente...Importantes em um jogo,os Alarms determinam um tempo para
cada coisa acontecer, ex : Criar um objeto depois de 1 segundo.

Crie 2 objetos
obj_cria e obj_teste
Coloque as sprites que desejar;
coloque no "Create" do obj_cria


alarm[0]=30 //30 steps equivalem a 1 segundo


Explicando :
30 Steps = 1 Segundo,
nesse codigo ele indica que o alarm 0 é de 1 segundo,e depois desse 1
segundo vai acontecer alguma. Resumindo, 1 segundo é a velocidade da
room (30);


Agora coloque no "Alarm 0" :



instance_create (x,y,obj_teste)


Explicando :
Com o instance create ele vai criar só um obj_teste e encerrar a ação,se você quer que ela crie infinitamente o obj_teste fassa assim :



instance_create (x,y,obj_teste)
alarm[0]=30



Explicando :
Ali
indicamos que depois que ele criar o obj_teste,ele volta pro
'Create',ou melhor ele volta no Alarm[0],ele espera 30 steps e cria o
obj_teste,dai espera mais 30 steps e cria o obj_teste denovo e assim
infinitamente

Para encerrar um alarm, é só usar o seguinte código :


alarm[0]=-1


Simples não?
Caixa de dialogo no estilo RPG:
Nome : Caixa de dialogo no estilo RPG;
Descrição : Sabe aquelas caixinhas de diálogos que aparecem em baixo da tela dando dicas?Hoje eu vou ensinar a fazer uma dessas;
Dificuldade : Iniciante;
Programas : GM 8 LITE,provavelmente funcione em outras versões;


Para começar crie uma sprite e de o nome de spr_message e coloque esta imagem :

Crie um objeto com o nome objMessage
Coloque no Create :
global.fala=0
A
variável global.fala é uma variável global como vocês com certeza
percebeu. Isso é para que ela possa ser alterada em qualquer objeto que
ela for usada.

Agora coloque um Press Enter :
global.fala+=1
Já diz tudo, quando Enter for pressionado, a variável global.fala ira aumentar 1 numero



Agora no Draw :
//draw sprite
draw_sprite (spr_message,spr_message,0,0)
//draw falas
if global.fala=0
{
draw_text (10,10,'Um pequeno exemplo de caixa de dialogo.##Aperte Enter.')
}
if global.fala=1
{
draw_text (10,10,'Como pode ver,se continuar passando o texto vai

mudar.#Pressione Enter')
}
if global.fala=2
{
draw_text (10,10,'Para isso não acontecer você precisa adicionar a variável

enter')
}

draw_sprite (spr_message,spr_message,0,0) - Indica que é para ser desenhado a sprite spr_message na posição 0 e 0
if global.fala= - Indica que se a variável tiver valor X,ele mostra a fala equivalente ao numero da variável
draw_text (0,0,'') - Indica que é para fazer o draw text em certo posição (0,0)

Bom,agora vou colocar com a variável 'enter'
Substitua por isso no Create
global.fala=0
enter=true


Substitua no Press Enter
if enter=true
{
global.fala+=1
}
else
enter=false


E no Draw
//draw sprite
draw_sprite (spr_message,spr_message,0,0)
//draw falas
if global.fala=0
{
draw_text (10,10,'Um pequeno exemplo de caixa de dialogo.##Aperte Enter.')
}
if global.fala=1
{
draw_text (10,10,'Como pode ver,se continuar passando a variável ira
aumentar.#Pressione Enter')
}
if global.fala=2
{
draw_text (10,10,'Para isso não acontecer você precisa adicionar a variável
enter')
enter=false
}

A variável Enter que foi adicionado em todos os códigos indica quando pode passar a fala e quando acabaram as falas.
Coloque o objeto em uma room e vá pressionando enter.



Variáveis que se somam sozinhas.:
Nome : Variáveis que se somam sozinhas;
Descrição : Um simples exemplo de que as variáveis podem se aumentar e diminuir;
Dificuldade : Iniciante;
Plataforma : Game Maker Lite.


Bom, primeiramente inicie um projeto;
Crie um objeto chamado de objControle;


Coloque no Create :
soma=5 //o valor será modificado
Agora coloque no Press Enter :
soma=5+6 //foi adicionado o + e o 6, o mais pode ser substituído por - (menos), * (vezes) e
/(divisão), mas lembre de alterar o resultado.

E por fim no Step :
if soma=11 instance_destroy() //no step é só colocar o resultado e uma acção


Coloque uma imagem no objeto, coloque em uma room e aperte enter;


Pode ver que o programa faz o calculo e realiza a acção checando o resultado, com isso se pode facilmente fazer uma calculadora como a do computador, mas com poucas opções.
Usando Corretamente as variáveis:
Nome : Usando corretamente as variáveis;
Descrição : Nesse tutorial vou mostrar como usar corretamente as variáveis;
Dificuldade : Iniciante
Plataforma : Game Maker Lite


Primeiramente crie um objeto e o chame de objVariavel e coloque uma sprite qualquer;

Agora coloque no Create :
Velocidade=5
Essa é a variável que define a velocidade do movimento;


E no Step :
if keyboard_check (vk_up) y-=Velocidade
if keyboard_check (vk_down) y+=Velocidade
if keyboard_check (vk_left) x-=Velocidade
if keyboard_check (vk_right) x+=Velocidade

if = se;
keyboard_check (vk_up) = for precionado a tecla cima (up);
y-=Velocidade = o y e/ou x, é somado ou subtraido o valor da variável Velocidade;


Agora crie uma room e coloque o objeto na room

Aperte F5 e teste;




Esse foi um simples exemplo de como usar uma variável, mas nas mesmas podem ser adicionadas varias opções, como o choose, para a velocidade ser sortiada.
Como usar o choose:
Nome : Usando uma variável com o choose
Descrição : Hoje vamos aprender a sortear um número usando o choose
Dificuldade : Iniciante
Plataforma : Game Maker Lite

Bom, para começar inicie um novo projeto, crie um objeto com a sprite que desejar, e coloque no Create :
global.Velocidade=choose(1,5,10)
Coloquei números com muita diferença para percebermos qual valor será atribuído, global.Velocidade é a variável que vai dar velocidade ao player, e o choose, vai sortear um dos três números dentre os parênteses. Ps : ela precisa ser global, pois será usada em outro objeto.

Agora coloque no Step :
if keyboard_check (vk_up) y-=global.Velocidade
if keyboard_check (vk_down) y+=global.Velocidade
if keyboard_check (vk_left) x-=global.Velocidade
if keyboard_check (vk_right) x+=global.Velocidade

if = se;
keyboard_check (vk_up) = for pressionado a tecla cima (up);
y-=global.Velocidade = o y e/ou x, é somado ou subtraído o valor da variável Velocidade;
Crie um objeto e o chame de objControle e coloque no Draw :
draw_text (0,0,'Velocidade : '+string (global.Velocidade))
draw_text - Desenha o texto na tela
(0,0, - x e y
'Velocidade :' - texto a ser desenhado
+string (global.Velocidade) - Para mostrar o valor em que a velocidade está, de mais fácil identificação.

Coloque os dois objeto em uma room e teste (aperte F5 para ir mais rápido), e pronto, terminamos o tutorial do choose.
Mensagem personalizada:
Nome : Mensagem personalizada;
Descrição : Nesse tutorial vou mostrar como mudar a fonte, background, sprite do botão...
Dificuldade : Iniciante/Intermediario;
Plataforma : Game Maker Pro, não sei se roda no lite;


Crie um script e o chame de scrMessage, nele coloque esse código :
message_background(BACKGROUND DA MENSAGEM)
message_button(SPRITE DA MENSAGEM)
message_button_font(FONTE,TAMANHO,COR,1)
message_text_font(FONTE2,TAMANHO2,COR2,1)
i = show_message_ext("PERGUNTA","RESP1","RESP2","RESP3");
switch i{
case(1):
O QUE ACONTECE NA PRIMEIRA OPÇÃO
break;
case(2):
O QUE ACONTECE NA SEGUNDA OPÇÃO
break;
case(3):
O QUE ACONTECE NA TERCEIRA OPÇÃO
game_end ()
break;
}


Explicação :



  • Onde tem BACKGROUND DA MENSAGEM, coloque o background desejado;
  • Onde tem SPRITE DA MENSAGEM, coloque a sprite dos botões;
  • Onde tem FONTE, TAMANHO, COR, coloque a fonte o tamanho e a cor da fonte do BOTÃO;
  • Onde temFONTE2, TAMANHO2, COR2, coloque a fonte o tamanho e a cor da fonte da pergunta;
  • Onde tem PERGUNTA, RESP1, RESP2, RESP3, coloque a pergunta e três respostas;
  • Onde tem O QUE ACONTECE NA PRIMEIRA OPÇÃO, coloque o que ira acontecer se clicar na resposta 1;
  • Onde tem O QUE ACONTECE NA SEGUNDA OPÇÃO, coloque o que ira acontecer se clicar na resposta 2;
  • Onde tem O QUE ACONTECE NA TERCEIRA OPÇÃO, coloque o que ira acontecer se clicar na resposta 3;
Depois de definir tudo isso, crie um objeto e, coloque quando for aparecer a mensagem (tipo quando clicar em um botão) :
script_execute (scrMessage)

E pronto, simples não? Ainda não conseguiu? Um exemplo de código(usei no bloco de notas) :
message_background(back_msg)
message_button(spr_botao_msg)

message_button_font(fonte,10,c_white,1)
message_text_font(fonte,10,c_white,1)
i = show_message_ext("Deseja Sair?","Sim","Não","Salvar antes");
switch i{
case(1):

game_end ()
break;
case(2):
//Nada,para voltar ao texto
break;
case(3):
save = get_string('Escolha um nome para salvar','Arquivo de Texto')
game_save (save)
game_end ()
break;
}




É isso, até o próximo tutorial Smile
Alguns "Codes" importantes:
Nome : Alguns "Codes" Importantes
Descrição : Alguns dos códigos mais usados
Dificuldade : Iniciante
Plataforma : Game Maker 8


  • hspeed
O hspeed serve para mudar a velocidade horizontal, exemplo :
hspeed=5




  • vspeed
O vspeed é igual ao hspeed, só que a velocidade é vertical, exemplo :
vspeed=5




  • if

O if (se), é muito usado, quase sempre para checar algo, exemplo :
if variavel=5 with (objAula) instance_destroy



  • instance_destroy ()
O instance_destroy () é usado para destruir instâncias, como o código próprio já diz, exemplo :
instance_destroy ()


Daqui a pouco para compensar que eu não postei ontem, posto mais alguns.

Alguns comandos simples para rooms.:

Nome : Alguns comandos simples para rooms; (só os mais usados)
Descrição : Simples códigos muito usados;
Dificuldade : Iniciante;
Plataforma : Game Maker 8 Lite


Avançar uma room
room_goto_next ()
Voltar uma room
room_goto_previous ()
Ir para uma room especifica
room_goto (NOME)
Substitua o NOME pelo nome da room
Reiniciar uma room
room_restart ()
Mudar velocidade da room
room_speed=?

Substituta o ? por um número.

Views:
Nome : Views;
Descrição : Muitas pessoas tem dúvidas a respeito das views, agora vejamos as explicações;
Dificuldade : Iniciante;
Plataforma : Game Maker Lite;

Primeiro crie uma room, va em Settings e deixe como na imagem :

Agora va em Views e deixe como na imagem abaixo :

Object following - Qual objeto a view vai seguir (no caso o player);
Hbor - Coloque a metade do valor horizontal;
Vbor - Coloque a metade do valor vertical.
Salvar e Carregar:
Nome : Salvar e Carregar;
Descrição : Um amigo pediu, então vou mostrar como faser;
Dificuldade : Iniciante;
Plataforma : Game Maker Lite;

Crie um objeto chamado objControle
coloque no Press S :
game_save (save.aula)
O save.aula pode ser alterado por qualquer nome;
Agora coloque no Press L :
game_load (save.aula)
Tem quem ser o mesmo nome do save no carregar, por que assim ele vai checar o arquivo para abrir.

Simples não? Agora é só adicionar no seu jogo e pimba.

É isso, quem saiba eu atualizo o tópico quando tiver mais x]


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Re: [Super Tópico] Tutoriais e Engines

Mensagem por Sonic Luan em Qui 10 Nov - 17:51:09

Mad Arts porque voutou? ama tanto esse fórum assim Very Happy

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